A Alfa Sense, uma empresa 100% nacional e classificada como deep tech, tem se destacado no mercado nacional e norteamericano por sua tecnologia de base científica e especialização em fotônica
A Alfa Sense, deep tech líder nacional no desenvolvimento e fabricação de soluções avançadas em sensoriamento óptico para segurança perimetral, participa da 17ª edição da ISC Brasil, a edição brasileira da ISC Security Events – International Security Conference & Expo BRASIL.
A empresa lançou duas soluções nesta área, que usa a mesma tecnologia da NASA para medir ondas gravitacionais. O evento acontece de 3 a 5 de setembro no Parque Anhembi, em São Paulo.
O CEO da Alfa Sense, Hamilton Luiz destaca que a participação na feira reforça o compromisso da empresa com a inovação tecnológica para alta segurança perimetral.
As soluções da Alfa Sense desenvolvidas no Brasil se destacam pela facilidade de integração com sistemas de segurança existentes. A nova versão desenvolvida do Fence Smart® é capaz de monitorar com precisão perímetros de até 10 quilômetros, oferecendo uma detecção proativa de intrusão através de um sistema avançado de geolocalização e zonas virtuais. Ele apresenta alto desempenho em cenários complexos, protegendo simultaneamente diferentes tipos de perímetros por meio de algoritmos especiais e também será oferecido no modelo de serviços com garantia permanente, entre outras vantagens.
Já o Fence Lite MAX®, foi desenvolvido para atender exclusivamente o setor de governo. Um equipamento oferece proteção de até 4,8 quilômetros de fibra sensível em 4 zonas diferentes de até 1,2km cada e poderá ficar até 10km de distância do local a ser protegido. Cada zona pode ser configurada de forma precisa e independente, elevando a proteção do perímetro a um nível de segurança militar. Foi projetado para atender as demandas mais exigentes do setor público no Brasil. Por isso, o Fence Lite MAX®, é destinado também para unidades prisionais.
“Temos uma ótima notícia para o setor público, para facilitar o acesso a inovação e otimizar recursos e o erário público. Esta solução contará com um grande diferencial comercial para as empresas parceiras que atuam no segmento de governo, uma carta de fabricação exclusiva no Brasil da ABINEE – Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica, que segundo a lei nº14.133 Art.74 de 01/04/21 dispensa a compra do Fence Lite MAX® por inexigibilidade de licitação”, comentou o CEO.
Atendendo a diversos segmentos de mercado, a Alfa Sense já conquistou reconhecimento internacional, inclusive de agências como a NASA, o que levou à abertura de seu primeiro escritório no exterior, em Nova York. Com um compromisso contínuo com a inovação, a Alfa Sense se consolida como uma referência em soluções avançadas de sensoriamento óptico, tanto no Brasil quanto no exterior.
Além dos lançamentos, a Alfa Sense apresenta outras novidades interativas no seu estande para os visitantes terem um entendimento das suas tecnologias na prática. A empresa disponibilizará a todos um ‘test drive tecnológico’ num totem interativo com os diferentes tipos de perímetro.
Desafio Alfa Sense
A deep tech realizou o ‘Desafio Alfa Sense’ em seu estande, onde o visitante que conseguisse burlar a tecnologia e tocar um cheque dentro de um perímetro sem ser detectado, ganharia um prêmio de R$10 mil imediatamente. “A experiência permitiu aos participantes interagir diretamente com a solução e verificar sua eficácia de detecção”, declarou Hamilton Luiz..
No Desafio, os participantes tinham um tempo definido pela Alfa Sense e ferramentas como martelos, alicates de corte e serras para tentar invadir o perímetro sem serem detectados e capturar um cheque de R$ 10 mil.
A experiência revelou a eficácia da tecnologia Fence Lite, que funciona de maneira versátil, precisa e proativa na prevenção de invasões perimetrais. Aproximadamente 30 pessoas participaram, e a detecção de invasões ocorreu em menos de cinco segundos em média.
Uma técnica eficiente e inovadora de proteção perimetral foi demonstrada: a “barreira virtual”. Utilizando uma fibra óptica comum sensibilizada pelo Fence Lite® e instalada no solo, integrada ao perímetro do desafio, qualquer aproximação era imediatamente detectada. O software, com algoritmos especiais, analisava em tempo real e disparava o alarme com precisão pela vibração dos passos no solo, identificando o tipo de invasão antes que ocorresse. Essa informação era então enviada para a central de monitoramento, resultando em um alarme imediato.
“A tecnologia permite integração simples e rápida com câmeras, alarmes sonoros, holofotes, sistemas de CFTV (DVR, NVR, VMS) e até drones, por exemplo – monitorando de forma precisa, alambrado, gradil, muro e instalações enterradas (barreira virtual) simultaneamente em uma mesma zona do sistema, permitindo proteger até 4km de perímetro por equipamento (até 1km/zona), oferecendo assim, um ótimo custo benefício”, afirma Hamilton Luiz, CEO da Alfa Sense.
Sobre a ALFA SENSE
A Alfa Sense é uma deep tech, líder e referência, 100% nacional, no desenvolvimento e fabricação de soluções avançadas em Sensoriamento Óptico & IoT. Ela acumulou importantes conquistas e prêmios nacionais de inovação e de repercussão internacional, que atestam sua competência no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor de segurança eletrônica.
Possui escritórios em São Paulo e Belo Horizonte, e inaugurou recentemente a Alfa Sense Research Labs – em Campinas /SP no Pólis, uma estrutura dedicada ao desenvolvimento de alta tecnologia, localizada no maior polo de desenvolvimento tecnológico do Brasil. Ampliou também sua linha de produção com uma nova planta fabril na cidade de Paulínia/SP e estabeleceu um escritório avançado em Nova York, para dar apoio nas negociações estratégicas e definição de parcerias comerciais nos Estados Unidos, Europa, Oriente Médio e África.
A empresa tem o objetivo de posicionar o Brasil como referência mundial no desenvolvimento e fabricação de alta tecnologia por meio de sensores ópticos, sem uso de componentes elétricos ou eletrônicos em campo. A Alfa Sense fornece soluções avançadas para os mercados de Segurança Eletrônica, Defesa, Energia, Mineração e Óleo & Gás.