Últimas notícias

Fique informado

Certificado digital para profissionais liberais: vantagens e critérios para escolher

18 de julho de 2023

Spotlight

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Na Mesma Página”: programa gratuito de qualificação da Certificaminas acelera crescimento de ARs

As ARs que participam do “Na Mesma Página” afirmam o quanto o programa contribui para o crescimento das empresas.

28 de março de 2023

Certificado digital por videoconferência ou on-line: quais são as regras?

O certificado pode ser emitido on-line para quem cumpre os pré-requisitos em qualquer autoridade certificadora credenciada à ICP-Brasil

28 de fevereiro de 2023

Certificaminas é a mais nova afiliada da ANCD

A Associação Nacional de Certificação Digital – ANCD iniciou o ano de 2023 com a afiliação da Certificaminas

11 de janeiro de 2023

Com tecnologia BRy, Certificaminas lança seu assinador digital: Certifica Signer!

Com tecnologia BRy, Certificaminas lança seu assinador digital: Certifica Signer.

1 de dezembro de 2022

E mesmo quando a ferramenta é opcional, o trâmite costuma ser realizado de forma mais rápida, sem contar na segurança

Profissionais liberais têm uma rotina diferente de quem é colaborador, gestor e até administrador. O dia a dia tem um pouco das características dessas três formas de trabalho, o que torna a atuação do profissional liberal única e desafiadora.

Por isso, usar ferramentas para impulsionar o negócio e facilitar as diversas tarefas é cada vez mais comum e estratégico. 

O certificado digital para profissionais liberais é um dos recursos que, mais que obrigatório para alguns segmentos, é bastante vantajoso. Quem usa, entende seu real potencial. 

Neste artigo, vamos mostrar quais os benefícios e como escolher o certificado ideal. 

Vantagens

Produtividade 

Realizar os trâmites possíveis com certificado digital, mesmo quando é opcional, é mais produtivo do que sem a ferramenta. Isso porque evita deslocamentos para colher assinaturas, procedimentos como reconhecimento de firma e muitos outros.

Normalmente, com o certificado digital, em poucos minutos você consegue resolver o que levaria horas ou até dias. 

Economia 

Como pincelamos no tópico anterior, diversos trâmites ficam mais simples quando o certificado digital é utilizado. Uma das vantagens é a validade de diversos contratos, por exemplo, sem o reconhecimento de firma em cartório.

Também evita-se gastos com deslocamentos, despachos, impressões, tinta, papel e espaço para arquivar documentos. 

Digitalização dos negócios

O certificado digital para profissionais autônomos é uma forma de digitalizar os negócios, já que a ferramenta possibilita validar diversos documentos sem imprimi-los. Mais que isso, viabilizam o exercício de várias profissões remotamente.

Um bom exemplo é a telemedicina, pois com o certificado é possível realizar consultas médicas, análise de exames, emissão de laudos digitais, prescrição de receitas e diagnósticos.

Cumprimento de obrigações acessórias

Profissionais liberais têm uma série de obrigações acessórias para cumprir. Dependendo do regime tributário e da obrigatoriedade, o certificado digital é pré-requisito.

E mesmo quando a ferramenta é opcional, o trâmite costuma ser realizado de forma mais rápida. Sem contar na segurança que o certificado digital confere a todos os procedimentos. 

Como escolher certificado digital para profissional liberal

Não há uma resposta pronta para qual o melhor certificado digital para profissional liberal. Mas, via de regra, o certificado sempre será um e-CNPJ.  Afinal, mesmo como figura principal diante do negócio, o profissional precisa formalizá-lo para atuar dentro da legalidade. 

Dentro do e-CNPJ, há algumas escolhas. 

Tempo de validade

Os certificados podem durar de um a cinco anos. O A1 se limita a 12 meses e o A3 pode chegar a cinco. No momento de fazer essa escolha, pense no quanto usa o certificado.

O valor maior de um dispositivo com validade de 5 anos pode compensar pela tranquilidade de não ter que lidar com renovações anuais. Afinal, ele é parte fundamental do funcionamento do negócio. 

Formas de armazenamento 

Um certificado pode ser armazenado no computador (apenas o A1), em dispositivos como token e smartcard (A3) ou na nuvem (A3). É preciso pensar no custo-benefício de cada um deles e como você prefere acessar o certificado. 

  • Token e smartcard: ambos têm a vantagem da mobilidade. Por outro lado, é preciso cuidado com os dispositivos para que não caiam nas mãos erradas. 
  • Certificado digital na nuvem: tem o mesmo benefício da mobilidade, acesso em qualquer lugar. Nesse caso, é preciso cuidado com a senha, além de verificar se os aplicativos de acesso estão ativos apenas durante o uso. 
  • Certificado digital no computador: é alinhado a quem quer usufruir das vantagens de poder realizar cópias do documento. Nesse caso, o ponto contra é o cuidado extra para garantir que só acessem o certificado responsáveis pelos trâmites com o dispositivo. 

Faça seu certificado digital com quem é referência 

Certificaminas atende a diversos profissionais liberais e facilita a rotina deles com os benefícios dos certificados digitais. Além da emissão, nossa equipe é treinada para assessorá-lo para realizar as melhores escolhas do tipo de certificado digital, dispositivo de armazenamento e outros detalhes. 

Entre em contato e comece a desfrutar das vantagens do certificado digital. 

Fonte: Certificaminas

Sobre Certifica

A Autoridade Certificadora Certifica foi fundada há 10 anos na cidade de Formiga – MG.

A Certifica começou com um Ponto de Atendimento, mas em pouco tempo tornou-se uma das maiores emissoras de certificados do Brasil, presente em todo o território nacional, transformando a vida de centenas de empreendedores como você.

Sua missão é simplificar e transformar vidas e negócios por meio da identificação digital.

Fortalecer a rede de parceiros e oferecer sempre mais do que o esperado são algumas das ações que colocam a Certifica entre os principais players do mercado de identificação digital no Brasil.

A AC Certifica é especializada em gestão de negócios e oferece às suas Autoridades de Registro credenciadas apoio contábil, jurídico e de comunicação e marketing, além de ministrar periodicamente treinamentos técnicos, de vendas e operacionais.

A rede da ARs conta ainda com o acompanhamento dos setores de business intelligence e compliance, que acompanham toda a rede, garantindo dessa forma a performance e a segurança operacional.

Leia aqui alguns artigos produzidos e sobre a Certifica Autoridade Certificadora!

Entrevista com Heitor Pires, Fundador das ACs Certifica e Syngular ID e CEO da BRy

Tendências de segurança cibernética: veja o que vai estar em alta para proteger dados pessoais e corporativos

Gerenciamento de senhas: maneiras seguras de não esquecê-las e guardá-las com segurança

Recorde: Certificaminas chega a 100 mil certificados em 1 mês; veja como a AC conquistou marco