A segurança de dados no ambiente digital, era algo fundamental apenas para grandes corporações, agora é essencial também para empreendimento online
Por Rafael Abdo, Diretor de Segurança de TI da LWSA
Segundo balanço do Sebrae, os pequenos negócios representaram 96% das novas empresas abertas no Brasil em 2024. Com o avanço da tecnologia, os empreendedores têm explorado cada vez mais o ambiente online, seja por meio de vendas realizadas em redes sociais, lojas virtuais próprias ou marketplaces.
Não é à toa que as PMEs (Pequenas e Médias Empresas) respondem por cerca de 30% do PIB brasileiro e empregam aproximadamente 50% da força de trabalho do país. Toda essa movimentação traz desafios para os empreendedores. À medida que as tecnologias avançam, cresce também a necessidade de adotar medidas de segurança online, especialmente no que diz respeito à proteção de dados.
Com o crescimento das compras e transações online, os casos de vazamento de dados pessoais e bancários aumentam de forma significativa, não apenas no Brasil. Isso faz com que a segurança no ambiente digital, antes vista como algo fundamental apenas para grandes corporações, seja agora essencial também para quem empreende online.
Quem vende em marketplaces, utiliza sistemas de gestão ERP, de e-commerce ou de pagamentos já conta, de certa forma, com proteções – sejam contratadas diretamente com os fornecedores ou próprias dessas plataformas.
No entanto, isso não elimina os riscos. Quem atua no e-commerce lida diariamente com dados sensíveis de consumidores, o que torna necessário adotar medidas adicionais para proteger tanto os ambientes digitais quanto os dados dos clientes.
Os desafios das PMEs em relação à segurança digital
Empreendedores costumam ter recursos limitados para investir em tecnologia e infraestrutura de segurança, o que os tornam os principais alvos de ataques cibernéticos. Segundo pesquisa da IBM Security, 62% dos ataques cibernéticos em 2023 foram direcionados a PMEs. A Kaspersky aponta que, no Brasil, elas enfrentam uma média de 365 tentativas de invasão por minuto.
Os prejuízos de um ataque cibernético podem ser grandes: segundo a Sophos, o custo médio chega a US$ 4,2 milhões (cerca de R$ 20,8 milhões), além de danos à reputação e problemas legais que podem ameaçar a sobrevivência do negócio.
Embora o cenário seja desafiador, existem soluções acessíveis que podem ser adotadas pelos pequenos negócios. Muitos fornecedores oferecem planos modulares que incluem proteção de endpoints, verificação de vulnerabilidades e monitoramento básico de redes.
Essas opções permitem que os empreendedores invistam gradualmente em segurança, conforme suas necessidades e orçamentos. Ferramentas de código aberto também oferecem alternativas valiosas, abrangendo desde firewalls até sistemas de gestão de eventos de segurança (SIEM).
Entre as medidas que podem ser adotadas pelo empreendedor, soluções de Data Mapping ou Data Discovery, por exemplo, permitem identificar e classificar dados pessoais armazenados em bancos de dados e sistemas em nuvem, facilitando o cumprimento de regulamentos como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e aumentando o controle sobre informações sensíveis.
Plataformas confiáveis de ERP e gestão, como o Bling –o maior sistema desse tipo voltado para pequenos empreendedores –, também desempenham um papel crucial ao integrar a gestão do negócio com práticas de segurança, o que permite monitoramento e a transmissão segura de dados.
Além disso, a adoção de backups criptografados é fundamental para proteger informações, mesmo em casos de acessos não autorizados.
Outro ponto para o empreendedor estar atento é a conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que, além de proteger os usuários, fortalece a confiança do cliente e a reputação quando o negócio atende às regras da lei federal.
A segurança é uma preocupação para os consumidores – 58% dos clientes afirmaram já ter desistido de uma compra por não achar a empresa confiável, segundo a pesquisa CX Trends 2025, realizada pela Octadesk.
Por mais desafiador que seja o cenário, investir em segurança de dados vai muito além de uma necessidade operacional; trata-se de uma estratégia de longo prazo, fundamental para a sustentabilidade de qualquer negócio.
Empreendedores que se preocupam e adotam essas práticas mitigam os riscos de invasões e vazamento de dados de clientes e ao mesmo tempo fortalecem suas operações. É um diferencial que, apesar do investimento, muitas vezes oneroso, reduz o risco de perdas e/ou prejuízos maiores, ao passo que aumenta a competitividade de sua empresa.
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