Últimas notícias

Fique informado

12 desafios que os gestores de nuvem enfrentarão em 2023

10 de janeiro de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O impacto ecológico do processo eletrônico

Estimativa revela que a cada 100 processos judiciais físicos tornados eletrônicos, o corte de uma árvore é evitado

9 de janeiro de 2023

5 tendências para produtos digitais em 2023

Setor de produtos digitais cresce exponencialmente desde 2020 e espera manter índices positivos no próximo ano a partir de novas estratégias

6 de janeiro de 2023

RH 5.0: uma tendência que une tecnologia à uma gestão humanizada

Um dos principais desafios para o avanço do RH 5.0 é conseguir unir as competências humanas às qualidades tecnológicas

6 de janeiro de 2023

Afinal, hard tech e deep tech são a mesma coisa?

Especialista explica as diferenças entre “hard tech” e “deep tech” e como cada uma impacta os negócios e a sociedade

5 de janeiro de 2023

Inteligência Artificial: quais os benefícios do uso no mercado financeiro?

Especialista de infraestrutura de inteligência artificial diz como a tecnologia tem acelerado processos e otimizado a experiência de clientes

5 de janeiro de 2023

Diversão e conexão: entenda como proteger as crianças nas férias 

90% das crianças e adolescentes brasileiros têm conexão à internet – aplicativo da Mercusys garante diversão segura com supervisão dos pais 

5 de janeiro de 2023

A importância de impulsionar a presença feminina no mercado de tecnologia

Segundo relatório do Instituto AnitaB.org, atualmente profissionais mulheres compõem cerca de 30% da força de trabalho na área de tecnologia

4 de janeiro de 2023

Apesar de todo o desenvolvimento e potencial dos serviços de computação em nuvem, existem vários desafios de serviços que as empresas enfrentam

Por Glauco Carvalho, Head do Cloud Center of Excellence da Triad Systems

nuvem
Glauco Carvalho, Head do Cloud Center of Excellence da Triad Systems

Pessoas e empresas em todo o mundo têm acesso a um conjunto de recursos, como aplicativos, serviços, dados e redes de computadores.

Cada vez mais essas ferramentas vem transformando a forma como se relacionam, fazem negócios, se tornam mais eficientes e eficazes, aumentam a produtividade, reduzem custos o que no final do dia abre um universo novo de oportunidades.

Isso é possível usando uma nuvem de propriedade privada ou contratando serviço de nuvem publica de terceiros. 

Olhando para o lado vantajoso da implementação de computação em nuvem, as empresas estão se movendo rapidamente para adotar essa tendência tecnológica.

Em 2022, a expectativa era que os gastos corporativos de TI alcançassem mais de US$ 1,3 trilhão, crescendo para quase US$ 1,8 trilhão em 2025, segundo o Gartner. 

Apesar de todo o desenvolvimento e potencial dos serviços de computação em nuvem, existem vários desafios de serviços que as empresas enfrentam. Aqui, compilei uma lista dos 12 principais que precisam ser atendidos para aproveitar ao máximo a capacidade da nuvem:

1 – Segurança

Os provedores de nuvem, entendendo a complexidade do tema cada vez mais têm se esforçado no sentido de melhorar os recursos de segurança que protejam seus recursos e serviços e disponibilizando novas funcionalidades que podem ser implementadas nas soluções desenvolvidas sobre a plataforma é importante ressaltar que a responsabilidade sobre o tema segurança em nuvem é divido entre o CSP e o usuário/cliente responsável pelo ambiente.

O nível de responsabilidade vai variar de acordo com o tipo de serviço que se está consumindo, onde por exemplo no IaaS o usuário/cliente tem maior responsabilidade e no SaaS é o CSP.

Em outras palavras você deve ser cauteloso configurando de forma criteriosa as políticas de identidade de usuário disponibilizadas pelos CSPs, garantindo que os usuários com acesso tenham o mínimo de permissão necessária para execução de suas atribuições na plataforma e ainda assim deve-se habilitar procedimentos de controle para todos os acessos.

Entre o que considero básico nesse tema, elenco os seguintes pontos: prever a utilização de criptografia para dados em repouso ou em movimento, utilização de protocolos de comunicação entre elementos de rede para garantir a comunicação lateral segura, redundância multiregião ou até mesmo multi cloud dependendo da criticidade do “workload”, critério na exposição de portas de serviços para internet e quando for necessário implementar uma segunda camada de segurança para tratar as ameaças e periodicamente submeter a testes os procedimentos de recuperação de ambientes e de segurança do ambiente e aplicações.

2 – Gestão de Custos

A computação em nuvem permite que você acesse softwares de aplicativos por meio da Internet e economize no investimento em hardware, software, gerenciamento e manutenção de da infraestrutura que muitas vezes são muito caros. Isso o torna acessível. Mas o que é desafiador e caro é ajustar as necessidades da organização na plataforma de terceiros.

Outro assunto caro e que costuma pegar as pessoas de surpresa é o custo de transferência de dados de saída da nuvem publica. Via de regra o “upload” de dados para o CSP não incorrem em custos, entretanto todo dado consumido, retirado da nuvem, “download” são taxados.

Especialmente para uma pequena empresa ou projeto é fundamental um estudo adequado de utilização para queos custos sejam provisionados de forma que se torne sustentável ao cenário.

3 – Falta de Experiência

Com a crescente carga de trabalho nas tecnologias de nuvem e a melhoria contínua das ferramentas de nuvem, o gerenciamento tornou-se difícil.

Tem havido uma demanda consistente por uma força de trabalho treinada quepossa lidar com ferramentas e serviços de computação em nuvem. Assim, as empresas precisam treinar sua equipe de TI para minimizar esse desafio.

4 – Conectividade

Os serviços em nuvem dependem de uma conexão de internet de alta velocidade. Portanto, as empresas que são relativamente pequenas e enfrentam problemas de conectividade devem, idealmente, investir primeiro em uma boa conexão com a Internet para que não haja tempo de inatividade.

5 – Governança

Outra questão ética na computação em nuvem é manter o controle adequado sobre o gerenciamento e a manutenção de ativos.

Deve haver uma equipe dedicada para garantir que os ativos usados para implementar os serviços em nuvem sejam usados de acordo com as políticas acordadas e procedimentos dedicados. Deve haver manutenção adequada e que os ativos sejam usados para atingir os objetivos da sua organização com sucesso.

6 – Conformidade

Outro grande risco da computação em nuvem é manter a conformidade. Por conformidade, queremos dizer um conjunto de regras sobre quais dadospodem ser movidos e o que deve ser mantido internamente para manter a conformidade.

As organizações devem seguir e respeitar as regras de compliance estabelecidas por diversos órgãos governamentais.

7 – Nuvem Híbrida

As empresas começaram a investir em várias nuvens públicas, várias nuvens privadas ou uma combinação de ambas, chamada de nuvem híbrida.

Isso tem crescido rapidamente nos últimos tempos. Por isso, tornou-se importante elencar os desafios enfrentados por essas organizações e encontrar soluções para crescer com a tendência.

8 – Nuvem Privada

A implementação de uma nuvem interna é vantajosa. Isso ocorre porque todosos dados permanecem seguros internamente. Mas o desafio aqui é que a equipe de TI precisa construir e consertar tudo sozinha.

Além disso, a equipe precisa garantir o bom funcionamento da nuvem. Eles precisam automatizar o máximo de tarefas manuais. A execução das tarefas deve estar na ordem correta.

Portanto, no momento, parece muito difícil configurar uma nuvem privada sozinho. Mas muitas organizações estão planejando fazer isso no futuro.

9 – Desempenho

Quando seus aplicativos de negócios são movidos para uma nuvem ou para um fornecedor terceirizado, o desempenho do seu negócio passa a depender também do seu provedor. Outro grande problema na computação em nuvem é investir no provedor de serviços de nuvem certo.

Antes de investir, você deve procurar fornecedores com tecnologias inovadoras. O desempenho dos BIs e outros sistemas baseados em nuvem também estão vinculados aos sistemas do provedor.

Seja cauteloso ao escolher o provedor e investigue se ele possui protocolos para mitigar osproblemas que surgem em tempo real.

10 – Migração

A migração nada mais é do que mover um novo aplicativo ou um aplicativo existente para uma nuvem. No caso de um novo aplicativo, o processo é bastante simples. Mas se for um aplicativo antigo da empresa, torna-se tedioso.

Alguns problemas notáveis enfrentados aqui são migrações de dados lentas, desafios de segurança na computação em nuvem, tempo de inatividade de aplicativos, agentes de migração e complexidade de transição.

11 – Portabilidade

Outro desafio da computação em nuvem é que os aplicativos precisam ser facilmente migrados entre provedores de nuvem sem serem bloqueados por um período definido.

Há uma falta de flexibilidade na mudança de um provedor de nuvem para outro devido à complexidade envolvida. A mudança nas invenções da nuvem traz uma série de novos desafios, como gerenciar a movimentação de dados e estabelecer uma rede segura do zero.

Outro desafio é que os clientes não podem acessá-lo de qualquer lugar, mas isso pode ser corrigido pelo provedor de nuvem para que o cliente possa acessar a nuvem com segurança de qualquer lugar.

12 – Disponibilidade

Alguns dos problemas mais urgentes na computação em nuvem são a necessidade de alta disponibilidade (HA) e confiabilidade.

A confiabilidade refere-se à probabilidade de um sistema estar funcionando em um determinado momento, enquanto a disponibilidade refere-se à probabilidade de o sistema estar funcionando em um determinado momento.

Como a maioria das empresas agora depende de serviços de terceiros, ossistemas em nuvem devem ser confiáveis e robustos. Os provedores de nuvem continuam sem serviço 24 horas por dia, resultando em interrupções frequentes.

É fundamental usar ferramentas internas ou de terceiros para monitorar o serviço que está sendo prestado. É fundamental ter planos para monitorar SLAs, uso, robustez, desempenho e dependência comercial desses serviços.

Apesar de tantos desafios da computação em nuvem, suas vantagens não podem ser subestimadas e negligenciadas. A adoção da computação em nuvem por empresas de todos os tamanhos continua a crescer drasticamente.

Se os desafios mencionados acima forem abordados e resolvidos corretamente, a computação em nuvem se tornará uma tendência de tecnologia amplamente aceita.

No final, diríamos que a computação em nuvem é uma boa plataforma para as empresas crescerem e se destacarem.

Mas, ao mesmo tempo, você deve permanecer vigilante ao adotar uma. Escolha cuidadosamente o seu provedor, procure as políticas de compliance que ele segue e que ele tenha um plano adequado para mitigar riscos e vulnerabilidades.

Sobre o Grupo Triad Systems 

A Triad Systems é uma Empresa de Soluções e Serviços de Tecnologia & Inteligência de Dados.  Empresa Brasileira com 30 anos de história, formada pelas seguintes Unidades de Negócios: Tradicional, Inovação Tecnológica e Infraestrutura

Nosso propósito é encantar clientes com o uso da tecnologia e inovação orientado por Dados (Data Driven) com foco na experiência do cliente, assim, potencializar receita e aumentar a eficiência operacional. 

5 tendências para produtos digitais em 2023

Como a inovação e a tecnologia podem acelerar os negócios em 2023?

Como garantir segurança em cloud na sua empresa?

USP vence Hackathon internacional promovido pela Huawei Cloud no México

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.