“A tecnologia 5G vai levar as operações bancárias para os dispositivos móveis e elas serão cada vez mais seguras” diz, Luiz Fernando Maluf
Luiz Fernando Maluf, especialista em tecnologia para serviços bancários, destaca tendências futuras de tecnologias para o sistema bancário, que incluem a nuvem computacional, apresentadas durante a Febraban Tech 2022
Essa é a constatação do especialista em tecnologia em nuvem para o mercado financeiro, Luiz Fernando Maluf, Financial Services Industry Lead da dataRain, empresa brasileira parceira da Amazon Web Services (AWS), que participa da Febraban Tech, maior evento de tecnologia e inovação do setor financeiro da América Latina.
Maluf explica as vantagens do 5G para o setor, como a largura da banda, que é 100 vezes maior que a atual, com uma latência muito baixa.
“Com essas características, é possível usar a nuvem para implementar IoT em 1 milhão de dispositivos móveis por quilômetro quadrado. Cenário até então considerado impossível com a tecnologia de 4G”, disse.
“Desta forma, os bancos podem ampliar suas ofertas de serviços, trazendo para o mobile aplicações, que, até então, rodavam apenas no desktop, homogeneizando os sistemas”.
Segundo o especialista, atualmente 70% das transações bancárias já são feitas por meio de dispositivos móveis.
“Há um esvaziamento das agências, gerando também economia para os bancos que deixam de ter custos com estrutura física e podem reduzir as taxas sobre operações, considerado um dos fatores determinantes para a escolha do cliente”, comentou.
Outro fator desta conectividade, conforme observou Maluf, é a segurança e a comodidade. “Ao deixar de se deslocar para uma agência, o consumidor está seguro e consegue realizar suas transações com mais agilidade”, disse.
Digital onboarding
Para o especialista, outro mercado que deve crescer no setor é o de digital onboarding, com aplicações usadas na confirmação de dados e identidade, usando recursos como reconhecimento facial e outras tecnologias.
“Com as operações cada vez mais voltadas para o mobile, os bancos terão que investir cada vez mais em segurança e os serviços de digital onboarding serão fundamentais. Estes também terão como base a nuvem computacional, altamente beneficiada pelo 5G”.
Ao participar da Febraban Tech, Maluf destaca a evolução da tecnologia nos últimos dois anos e celebra o retorno dos eventos presenciais.
“A pandemia acelerou muito a tecnologia, principalmente no setor bancário, que hoje se aprimora para dar andamento ao que começou em 2020. Em eventos como este, podemos constatar isso e ver o quanto as fintechs e open techs estão crescendo e de que forma os bancos tradicionais estão se modernizando para entrarem nesta concorrência”, finalizou.
Números do setor
Segundo estudo realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) o número de fintechs na América Latina chegou a 2.482 no final de 2021, o que representa um crescimento de 112% desde 2018, quando haviam 1.166. A alta foi puxada pelo Brasil, que detém 31% delas.
De acordo com estudo recente da ACI Worldwide, o Brasil é o quarto país do mundo em termos de pagamentos em tempo real, como o PIX, com 8,7 bilhões de transações em 2021, atrás apenas da Tailândia, China e da líder Índia.
A expectativa é que esse tipo de transação atinja 82,4 bilhões anuais em 2026, podendo gerar uma produção econômica adicional de US$ 37,6 bilhões (equivalente a 2,08% do PIB previsto para o país).
Entre todos os países analisados, o Brasil deverá ter o maior crescimento em transações em tempo real entre 2021 e 2026.
O número de operações realizadas via PIX superou pela primeira vez cartões de crédito e débito, no quarto trimestre de 2021. São mais de 400 milhões de chaves cadastradas no país.
Sobre a dataRain
A dataRain, membro premiado da AWS Partner Network (APN), é uma empresa 100% orientada à computação em nuvem com experiência real.
Presta serviços nas áreas de Saúde, Educação, Terceiro Setor, Governo, Utilities, Agronegócio e Setor Privado.
Soma mais de 160 certificações oficiais AWS entre os membros da equipe, com expertise de mais de 12 anos no segmento de computação em nuvem. Com confiabilidade, inovação, comprometimento, agilidade e maleabilidade, visa apoiar o crescimento dos clientes e proporcionar tranquilidade em relação à TI, armazenamento e segurança de dados
A América Latina precisa da tecnologia 5G para ser uma região competitiva
5G no Brasil: o impulso para a modernização do setor de engenharia
São Paulo é a quinta cidade do Brasil a receber tecnologia 5G
5G promete revolucionar a conexão móvel, facilitando a vida de empresas e usuários comuns