Últimas notícias

Fique informado
Alta demanda de gerenciamento remoto impulsionou mercado de nuvem híbrida, diz novo relatório ISG

Alta demanda de gerenciamento remoto impulsionou mercado de nuvem híbrida, diz novo relatório ISG

5 de julho de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Estudo divulgado pela TGT Consult aponta que flexibilidade do sistema de nuvem híbrida forneceu oportunidades de otimização de custos para empresas brasileiras na pandemia

O mercado de nuvem híbrida teve um impulso significativo em razão da alta demanda pelo serviço trazida pela pandemia da Covid-19. Segundo o relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen Private/Hybrid Cloud – Data Center Services & Solutions 2021, promovido e divulgado pela TGT Consult no Brasil, fornecedores de serviços completos de migração, gestão e infraestrutura têm se destacado acima de todos os outros.

Após mais de um ano em meio à uma crise sanitária global, os fornecedores que providenciam serviços de nuvem híbrida têm se destacado acima de todos os outros.

O relatório analisou as empresas que oferecem serviços de gerenciamento de infraestrutura, data centers e serviços provisionados em nuvem pública e configuração de redes privadas em todos os componentes analisados no relatório.

Outros pontos analisados no relatório são o de otimização de custos, principalmente para serviços de hospedagem de aplicações em infraestrutura dos fornecedores e o serviço de colocation – serviço de aluguel de infraestrutura e espaço físico para data centers. Adotar um sistema de nuvem híbrida é uma facilidade para a empresa, que não precisa adaptar aplicações locais para rodar em nuvem, como explica o autor do estudo, Pedro L. Bicudo Maschio:

“Recodificar o sistema dos aplicativos legados para utilização em nuvem é um processo caro e não é um investimento que pode ser facilmente justificado, já que o programa vai ter as mesmas funções que antes”, comenta. “A estratégia de migração tem que estar ligada com uma estratégia de transformação digital num plano mais amplo”.

O relatório evidencia que as empresas que mais tiveram agilidade na adaptação e investimento nas mudanças de mercado, demonstram melhores posições nos quadrantes deste ano, tendo conquistado mais clientes por meio do oferecimento de serviços mais completos. “Nós observamos muitas mudanças neste ano, em relação ao posicionamento de fornecedores”, explica Maschio.

“Algumas das empresas foram mais lentas em se adaptar às mudanças e podem eventualmente perder oportunidade de mercado, mesmo se mantendo do mesmo tamanho. Essas que não cresceram tão rapidamente tiveram uma posição menos favorável nos quadrantes deste ano”.

Além disso, a nova pesquisa indica que a gestão pode ser feita com diversos fornecedores, uma vez que a nuvem híbrida permite flexibilidade, como explica o autor.

“O ideal para a empresa é um fornecedor de serviços gerenciados que tenha ferramentas de integração de diversos ambientes em apenas uma plataforma. Não é viável administrar uma nuvem híbrida e ao mesmo tempo lidar com um data center interno, de hosting e de colocation além de soluções rodando em nuvem, com uma ferramenta diferente para cada um desses ambientes”, finaliza.

O relatório ISG Provider Lens™ Next-gen Private/Hybrid Cloud – Data Center Services & Solutions 2021 para o Brasil avalia as capacidades de 35 provedores de serviços em quatro quadrantes: Managed Services for Large Accounts, Managed Services for Midmarket, Managed Hosting, e Colocation Services.

O relatório nomeia a Compasso UOL, Equinix e T-Systems como líderes em três quadrantes e Ativy, IBM, Lumen e TIVIT como líderes em dois quadrantes. Identifica ainda Ascenty, Capgemini, Claranet, Dedalus, Nextios, ODATA, Scala, TCS, Unisys e Wipro como líderes em um quadrante cada.

Além disso, a HostDime, Matrix e Stefanini foram nomeadas Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e um “alto potencial futuro”, segundo as definições do ISG — em um quadrante cada.

Uma versão customizada do relatório foi disponibilizada pelas empresas TIVIT, Ativy, Scala Data Centers, Ascenty, Compasso UOL, T-Systems e Equinix.

Uma versão customizada do relatório foi disponibilizada pelas empresas TIVIT, Ativy, Scala Data Centers, Ascenty, Compasso UOL, T-Systems e Equinix.

Sobre a TGT Consult

A TGT Consult é uma empresa brasileira de pesquisa e consultoria de negócios e de tecnologia, que também atua como representante da Information Services Group (ISG) no Brasil.

ISG

Sobre o ISG O ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa e consultoria de tecnologia. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo 70 das 100 maiores empresas do mundo.

Pesquisas & Estudos

Aqui você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

Acompanhe nossas redes sociais 📲

Pinterest | Instagram | Twitter | Facebook | LinkedIn