Últimas notícias

Fique informado

API de certificado digital na nuvem: como funciona e quais as vantagens

17 de maio de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Na nuvem o usuário não precisa ter drivers específicos e pode acessar documentos de qualquer dispositivo, desde que tenha internet

O certificado digital é um como um CPF ou CNPJ para ser utilizado no ambiente virtual. Ele pode ser armazenado em um smart card,  um token (semelhante a um pendrive) ou na nuvem.  

Esta última opção proporciona mais agilidade ao realizar assinaturas digitais ou outras autenticações em sistemas. Mas como integrar essa funcionalidade aos seus softwares? 

Neste post, vamos ver como funciona e quais as vantagens da API de certificado digital na nuvem. Confira! 

O que é um certificado digital em nuvem 

O certificado digital é uma tecnologia que permite identificar pessoas físicas e jurídicas de forma inequívoca, sem a necessidade de um reconhecimento presencial. 

Ele é emitido por Autoridades Certificadoras vinculadas à ICP-Brasil, entidade que verifica todos os dados do portador e também assegura o alto nível de segurança da solução, garantida por criptografia complexa. 

Além disso, também há a opção de certificado digital corporativo, emitido por Autoridades Certificadoras Corporativas. Ele é tão seguro quanto os certificados digitais ICP-Brasil, e é recomendado para empresas que desejam ter mais segurança nos processos internos.

Quando começou a ser utilizado no Brasil, em 2001, o certificado digital era armazenado em dispositivos como smart cards e tokens. No entanto, com a massificação da computação em nuvem, este ambiente passou a ser uma terceira opção. Aí surgem os certificados digitais na nuvem. 

Os certificados digitais armazenados em smartcards e tokens, embora funcionais e seguros, sempre geraram dificuldades para os usuários:

– Problemas de instalação

– Negação de acesso 

– Falta de compatibilidade entre sistemas 

– Perda dos dispositivos

– Roubo dos dispositivos

Essas dificuldades levavam os usuários a acionar constantemente o suporte técnico. Além de tomar tempo, isso afetava de forma negativa a percepção de valor do certificado digital. 

Ao mesmo tempo que havia esses problemas, a migração dos sistemas para a nuvem vinha se consolidando. E essa foi a condição perfeita para levar os certificados para a nuvem também.

Sem depender de suportes físicos, o certificado digital na nuvem proporciona uma experiência muito melhor aos usuários. Ele é como qualquer outro certificado, o que muda é sua usabilidade. 

Na nuvem o usuário não precisa ter drivers específicos e pode acessar documentos de qualquer dispositivo, desde que tenha internet. Assim, o uso se torna muito mais prático e ágil. 

5 vantagens do certificado digital em nuvem 

As principais motivações das organizações para adotar o certificado digital em nuvem são:

Praticidade e agilidade para assinar: o usuário não precisa mais garantir um computador com porta USB ou leitor de cartão, nem instalar drivers para reconhecer a mídia;

– Segurança do certificado: você não precisará ter cuidados com o token ou cartão, seja para não danificá-lo (evitar exposição a calor extremo, contato com água etc.), ou para não perdê-lo;

Segurança no uso: é possível usar o PIN e um outro fator para identificar o certificado digital, assim como seu uso é rastreável;

Mobilidade para assinar de qualquer lugar: o certificado em nuvem pode ser utilizado em computadores, tablets e smartphones, 

– Compatibilidade com sistemas operacionais; e

– Flexibilidade: hospedagem em infraestrutura própria ou de prestador.

É seguro hospedar o certificado digital na nuvem?

Tokens e smartcards são blindados por uma camada criptográfica extremamente segura. Porém, ligados a suportes físicos, ficam mais sujeitos a riscos como perdas e furtos. Por isso, eles sempre precisam estar armazenados em segurança.

Na cloud, a segurança é garantida pelo armazenamento em um servidor HSM de alta segurança. Inclusive, é o servidor usado pelas próprias Autoridades Certificadoras.

Camadas adicionais de segurança são garantidas por meio do PIN de acesso individual, bem como de fatores de autenticação como OTP, tornando a blindagem consistente.

API de certificado digital na nuvem: por que integrar ao seu software

O armazenamento seguro de certificados, tanto corporativos quanto ICP-Brasil, pode ser feito no data center da organização ou de um parceiro, como a nuvem da BRy Tecnologia. 

Para hospedar os seus certificados digitais em nuvem, basta utilizar uma API para integrar a funcionalidade a qualquer sistema, independentemente da linguagem de programação em que estiver escrito.  

Entre as vantagens da API de certificado digital na nuvem estão 

– Garantia de agilidade na implementação

– Menor tempo de desenvolvimento 

– Menos esforço da equipe de TI para suporte

– Custos menores e mais previsíveis

– Maior segurança e estabilidade de seus sistemas

Por meio da API,  é possível utilizar o certificado digital em nuvem para a assinatura digital de documentos, a autenticação de operações ou para login em sistemas. 

Se for utilizada junto com as APIs de assinatura digital, de coleta de assinatura e de carimbo do tempo, seu sistema pode contar com uma solução completa e se tornar muito mais robusto. É a garantia de ter um software sempre atualizado e em conformidade com a legislação. 

Publicado originalmente em https://www.bry.com.br/blog/api-de-certificado-digital-na-nuvem/

Sobre a BRy Tecnologia

Fundada em 2001 por professores universitários apaixonados por tecnologia, a BRy Tecnologia é especialista em Identificação Digital, Formalização Digital e Registro Eletrônico de pessoas, processos e documentos.

O propósito da empresa é ajudar a desburocratizar processos por meio da transformação paperless, facilitando a vida das pessoas e das organizações.

O investimento em pesquisa e desenvolvimento está presente desde a concepção da BRy, com parcerias com universidades para a criação de alta tecnologia brasileira. Esse foco permitiu que a empresa tivesse a maior gama de soluções em segurança digital do país, desde Assinatura Digital, Assinatura Eletrônica, Biometria, Carimbo do Tempo e Certificação Digital até assinatura com publicação em rede Blockchain.

Seus produtos e serviços otimizam tempo e recursos e facilitam os processos, garantindo segurança e integridade das informações. Com soluções para mais de 20 mil clientes de todos os portes do setor público e privado, entre eles Caixa Econômica Federal, Crefisa, Prefeitura Municipal de Vitória e AMAGGI. Atualmente, já são mais de 2 bilhões de assinaturas digitais realizadas, mais de 3 bilhões de protocolos eletrônicos gerados e mais de 100 milhões de carimbos do tempo emitidos.  

Leia outros artigos da BRy Tecnologia que publicamos!

Rafael Godinho da BRy Tecnologia fala sobre o uso de assinatura digital em apólices de seguros

Como a assinatura híbrida facilita a gestão de documentos digitais

Criptografia: como é aplicada na assinatura digital

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.