Últimas notícias

Fique informado

Arcserve reforça a importância do Dia Mundial do Backup

29/03/2019

Data celebrada mundialmente lembra que muitos dados vitais são perdidos diariamente porque pessoas e empresas não adotam medidas simples e acessíveis para proteger suas informações

Daniela Costa, vice-presidente de vendas e canais da Arcserve – Foto do arquivo Crypto ID

Neste domingo, dia 31, será comemorado uma vez mais o Dia Mundial do Backup. Desde 2011, a data gera a oportunidade ideal para disseminar por todo o planeta um alerta sobre a importância de se proteger os dados pessoais e empresariais contra os mais variados tipos de acidentes.

“Os dados estão tão presentes em nossas rotinas que muitas vezes nem nos lembramos de como a perda de um simples celular pode impactar fortemente em nosso dia a dia. Muitos de nós nem mais sabe de cor o número do telefone do trabalho ou de casa. Todos os nossos contatos importantes estão no celular e à disposição em um simples toque. E, ainda assim, uma minoria dos usuários de telefonia celular realiza rotineiramente o backup de suas informações”, alerta Daniela Costa, vice-presidente de vendas e canais da Arcserve para a América Latina, marca com maior experiência em proteção de dados no mundo.

E é justamente esse acesso imediato e descomplicado a dados como fotos, documentos e e-mails que acaba por nos deixar desatentos e mal-acostumados.

Pesquisas apontam que um número expressivo de usuários de telefones celulares, em torno dos 30%, com pequenas variações de país para país, nunca realizam backups.

O fato é que o mesmo conselho que vale para os investidores – de jamais colocarem todos os seus recursos em uma única modalidade de aplicação – também vale para os dados, que não devem ser armazenados em um único lugar.

Hoje, programas que executam automaticamente uma cópia dos dados mais importantes em outro local, seja ele em um disco rígido externo, em outro servidor ou na nuvem, são extremamente eficientes e podem ser adquiridos a um preço muito mais acessível do que há alguns anos atrás.

Exemplo dessa facilidade de acesso a uma solução eficiente de backup é o fato de a Arcserve disponibilizar o seu Unified Data Protection (UDP) – workstation edition, sem nenhum custo, através de um simples download no site da empresa.

“Um motivo fundamental para se apoiar o Dia Mundial do Backup é o fato de que esse descuido com o armazenamento de dados que muitas pessoas praticam também é compartilhado por um significativo número de empresas que chegam a colocar a própria sobrevivência em risco ao não proteger adequadamente um de seus mais preciosos ativos, seus dados”, destaca Daniela.

Não faltam notícias sobre vazamentos criminosos de dados nas grandes corporações. Um efeito colateral dessa realidade é que as empresas de pequeno e médio porte parecem achar que esse tipo de problema não faz parte de suas realidades.

Isso até pode ser uma verdade, mas é uma ilusão perigosa pensar que os dados podem ser comprometidos apenas por ações de hackers mal-intencionados.

Variações no fornecimento de energia, acidentes naturais como inundações e desgaste do equipamento por uso são alguns exemplos de fatores que podem comprometer parcial ou totalmente os dados de uma empresa.

“E esse é um aspecto alarmante do problema. Além de ataques criminosos externos, que representam um perigo constante tanto para organizações como para pessoas, o comprometimento de dados por erro humano não é tão raro como se imagina. Daí a importância da reflexão, que uma data mundial como essa permite, sobre as medidas que podem e devem ser adotadas para prevenir a perda total de dados. Uma simples rotina de backup pode representar a diferença entre uma total tranquilidade e um imenso prejuízo tanto pessoal como para a organização que, muitas vezes, sem se dar conta, está colocando sua própria sobrevivência em jogo com uma atitude passiva diante da questão da proteção e armazenamento de informações”, resume Daniela Costa.