Últimas notícias

Fique informado

Backup em nuvem: 5 motivos para apostar na ferramenta de cibersegurança

17 de março de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

A importância da nuvem em um sistema de softwares de gestão

Mais segurança contra sinistros, proteção dos dados e informações, e mais agilidade são algumas das vantagens da nuvem

20 de dezembro de 2022

83% das empresas adotam nuvem híbrida para potencializar transformação digital

Percentual é superior à média global e de outros países como Japão e EUA; entretanto, gerenciamento do ambiente de nuvem no País ainda tem deficiências, criando pontos cegos e colocando dados em risco.

19 de dezembro de 2022

Serpro Cloud One: a primeira nuvem privada de governo do país

Com a nova solução, o Serpro se torna um provedor de serviços em nuvem e reforça sua posição estratégica em cloud na esfera estatal.

1 de dezembro de 2022

Empresas reduzem custos em até 70% e aumentam segurança com tecnologia de nuvem

Redução de 70% no custo anual com cargas de trabalho (workloads) e processamento em nuvem, sem perder a segurança

7 de novembro de 2022

Verificação de conexão estável à internet e o checkup da “saúde do backup” estão entre as atividades para assegurar a recuperação de dados

Especialista aponta as principais razões e benefícios para adoção da tecnologia para cópia segura de dados corporativos.

De acordo com estudos divulgados pela Norton Security, cerca de 71 milhões de brasileiros sofreram algum tipo de ataque cibernético em 2022 – um prejuízo avaliado em R$ 32 bilhões.

No Brasil, um dos crimes mais frequentes é o ransomware (sequestro de dados) que, como o nome diz, sequestra as informações e cobra um valor de resgate para a recuperação dos dados da empresa. Uma das formas de evitar ou contornar a situação de perda de dados é o fazer uso do backup em nuvem.

Sandro Zendron, CEO da Microservice, empresa de tecnologia que oferece serviços especializados em segurança da informação, afirma que a adesão a essa ferramenta é a chave para deixar os documentos seguros.

“A cópia tradicional de dados, realizada em dispositivos físicos, já é considerada ultrapassada, quando se leva em consideração a rapidez de recuperação de informações e facilidade de acesso remoto. Embora o backup físico ainda seja interessante para algumas empresas, a cópia de segurança feita na nuvem é a modalidade mais alinhada com as demandas atuais de segurança da informação”, diz o executivo.

O gestor lista alguns dos principais motivos para investir no backup em nuvem na empresa.

Potencialização da segurança: na nuvem não há o risco físico de perda de informações. Situações como incêndios, enchentes, panes elétricas, roubos, e outros episódios relacionados à infraestrutura física, não afetam o ambiente cloud. Além disso, a criptografia está inclusa em todo o processo.

Portanto, mesmo que consigam acessar os dados, os cibercriminosos, ou outras pessoas não autorizadas, não têm como se aproveitar do conteúdo.

Flexibilidade e escalabilidade: crescimento sustentável se traduz em escalabilidade e é o maior desejo de todas as empresas. Porém, junto com o progresso, vem maior quantidade de dados a serem armazenados.

A nuvem é flexível e elástica, portanto se adapta ao crescente volume de dados das empresas com facilidade. Se o negócio demanda maior espaço de armazenamento devido à grande adesão de novos clientes no início do ano, por exemplo,  ela cumpre esse papel”, diz Sandro.

– Automação e monitoramento: a automação do processo de backup garante que as cópias de segurança não fiquem suscetíveis a esquecimentos e falhas humanas. Isso possibilita programar backups recorrentes e periódicos, de acordo com o Recovery Point Objective (RPO) e o Recovery Time Objective (RTO) de cada negócio.

Testes de restore, verificação de conexão estável à internet e o checkup geral da “saúde do backup” estão entre as atividades fundamentais para assegurar o sucesso da recuperação de dados, sempre que ela for necessária no contexto do backup corporativo.

Redução de custos: ao utilizar servidores virtuais baseados em cloud, gastos com infraestrutura física – equipamentos, aluguel de espaço, manutenção e outros – são eliminados.

No modelo on demand, só é preciso assumir as despesas com o espaço e os recursos que efetivamente utilizam, tendo a liberdade de reduzir ou aumentar a demanda a qualquer momento”, diz o CEO da Microservice.

Acesso remoto: ao utilizar o backup em nuvem, as informações podem ser acessadas de forma rápida, em qualquer lugar e momento, pelos usuários autorizados.

“Além do home office, o modelo ‘anywhere office’ também se tornou comum ao redor do globo. Além de agilizar os processos e contribuir para a produtividade, isso também garante a continuidade do trabalho em diferentes contextos”, afirma Sandro. 

Cenário da segurança de dados

Hoje, 98% das organizações utilizam infraestrutura hospedada em nuvem como parte de sua estratégia de proteção de dados.

Porém, cerca de 34% das organizações ainda não fazem backup de seus compartilhamentos de arquivos hospedados na nuvem e 15% não fazem backup de seus bancos de dados hospedados na nuvem. Os dados foram obtidos do estudo Cloud Protection Trends Report 2023, da Veeam Software.

Sobre a Microservice

Com três décadas de atuação, mais de 950 clientes e presença em todo o país, a Microservice é uma empresa de tecnologia que oferece serviços e soluções para segurança da informação, backup em nuvem, além de soluções Microsoft.

Tem sede em Blumenau (SC) e conta com uma equipe de especialistas que analisam e propõem as melhores tecnologias para otimizar o modelo de negócio  de cada cliente.

Mais informações em www.microserviceit.com.br

Identidades e credenciais são um novo risco de segurança no ambiente de nuvem

O que é a nuvem híbrida? E multi cloud?

Especialista analisa crescimento de tecnologia em nuvem no Brasil e prevê nova alta em 2023

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Em novembro de 2024 completaremos uma Década De Sucesso!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência e nem a parceria incrível que temos com a Assessorias de Imprensa que nos fornecem informações atualizadas sobre as empresas que atendem.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação, segurança e gestão gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.

Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!