Cada vez mais as organizações estão migrando totalmente para a nuvem para acessar informações em qualquer lugar e a qualquer hora
Por Filipe Bento
A transformação digital há muito deixou de ser diferencial. É necessidade para as organizações de todas as atividades e de todos os portes.
Por isso, e aproveitando que estamos em início de ano, quando os planos estão fresquinhos e a disposição de colocá-los em prática está a mil, vamos analisar quais as tendências nesse sentido para 2023.
Em alta para este ano estão as inovações que têm a ver com Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (ML, Machine Learning), nuvem e “Tudo como Serviço” (XaaS), trabalho híbrido, automação e Customer Data Platform (CDP).
Ufa! Mas tem mais uma, também fundamental: a cibersegurança.
Vamos abordar agora um pouco de cada uma delas.
1. Inteligência artificial e aprendizado da máquina no dia a dia
Isso mesmo. Essas tecnologias devem ser incorporadas ao cotidiano, à rotina da organização.
Um sistema de inteligência artificial brilha quando usado para tarefas repetitivas, tarefas manuais ou para obter informações relevantes a qualquer momento, liberando o tempo dos colaboradores para que eles direcionem o negócio para ter o maior impacto positivo possível. Além disso, a tecnologia pode trabalhar 24 x 7, sem nenhum limite de horários.
A IA deve ser complementada pelo aprendizado da máquina, isto é, com o uso de dados para que a tecnologia aprenda cada vez mais, melhorando sua performance continuamente.
2. De nuvem a “Tudo como Serviço” (XaaS)
O caminho está aberto para um salto, um próximo nível da tecnologia nuvem.
A tendência é de que surjam surpreendentes inovações nesse item. Cada vez mais as organizações estão migrando totalmente para a nuvem para acessar informações em qualquer lugar e a qualquer hora.
Abraçar a tecnologia torna a colaboração natural em toda a empresa e elimina os custos com hardware físico.
Esse aumento da demanda leva ao desenvolvimento de soluções com melhor escalabilidade e melhores resultados.
Refletindo esse desenvolvimento, muitas empresas também estão começando a mudar para o XaaS — o “Tudo como Serviço”.
Ou seja, todos os produtos e serviços disponíveis como serviços de assinatura baseados na nuvem. Em vez de uma oferta fragmentada, tudo — desde armazenamento, segurança, até comunicações — se torna digitalizado.
3. Trabalho híbrido veio para ficar
A fase mais crítica da pandemia intensificou o trabalho remoto, e, à medida que a situação foi melhorando, um híbrido entre remoto e presencial foi se construindo.
Isso tende a se consolidar, depois do período de adaptação experimentado por empresas e colaboradores.
4. Automação acelera-se
Para as empresas que ainda não aderiram a esse processo, ou se encontram em estágio incipiente, há maneiras acessíveis e econômicas de implementar a automação.
Entre elas, o uso de softwares robôs — RPA (Robotic Process Automation, ou Processos de Automação Robóticos) — para tarefas repetitivas, como entrada de dados, admissão ou processamento de folha de pagamento.
Ainda, o recurso de desenvolvimento de baixo código ou sem código (no-code/low-code), com interfaces intuitivas de arrastar e soltar.
5. Cibersegurança
São diárias as notícias sobre ciberataques (ou tentativas). A tendência é a de soluções e investimentos cada vez mais robustos, e acessíveis, em segurança de dados.
É uma necessidade não só de governos e megacorporações; todos os usuários devem incutir a cultura da segurança cibernética.
6. Customer Data Platform (CDP) com máquina e personalização
Do primeiro clique de um cliente em seus canais de mídia social até a verificação do pedido no site, cada interação é uma fonte valiosa de informação.
Então, organizar e traduzir milhares de pontos de dados ao longo do caminho do cliente em insights úteis é uma tarefa que demanda um CDP, porque este unifica todos os dados do cliente em uma única visão, conectando esses dados à pessoa real por meio de um perfil em tempo real.
Isso permite a tomadores de decisão facilmente analisar os insights e agir rapidamente para motivar conversões. É uma tendência que não pode ser ignorada.
Backup em nuvem: 5 motivos para apostar na ferramenta de cibersegurança
Automação: por que se tornou imprescindível em cibersegurança?
Inteligência Artificial leva a cibersegurança a um novo patamar
Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.