Últimas notícias

Fique informado

Da nuvem à inteligência artificial, passando por cibersegurança, as tendências da transformação digital em 2023

24 de março de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

VS ENEM, nova plataforma baseada em Inteligência Artificial e dados, chega ao mercado para preparar os estudantes ao Enem

O VS ENEM está sendo lançado por iniciativa do “Você Sabia?” – maior canal de educação do YouTube no mundo

24 de março de 2023

As 10 empresas de cibersegurança mais disruptivas de 2023

A cibersegurança está muito ativo nesse movimento, com novas técnicas e métodos de prevenção de ataques aparecendo quase diariamente

20 de março de 2023

Identidades e credenciais são um novo risco de segurança no ambiente de nuvem

Em 2022, o número de ciberataques contra as nuvens disparou 48%; e as identidades e credenciais digitais se tornaram um novo perímetro de segurança

2 de março de 2023

Cada vez mais as organizações estão migrando totalmente para a nuvem para acessar informações em qualquer lugar e a qualquer hora

Por Filipe Bento

nuvem
Filipe Bento, CEO da BR24

A transformação digital há muito deixou de ser diferencial. É necessidade para as organizações de todas as atividades e de todos os portes.

Por isso, e aproveitando que estamos em início de ano, quando os planos estão fresquinhos e a disposição de colocá-los em prática está a mil, vamos analisar quais as tendências nesse sentido para 2023.

Em alta para este ano estão as inovações que têm a ver com Inteligência Artificial (IA), Aprendizado de Máquina (ML, Machine Learning), nuvem e “Tudo como Serviço” (XaaS), trabalho híbrido, automação e Customer Data Platform (CDP).

Ufa! Mas tem mais uma, também fundamental: a cibersegurança.

Vamos abordar agora um pouco de cada uma delas.

1. Inteligência artificial e aprendizado da máquina no dia a dia

Isso mesmo. Essas tecnologias devem ser incorporadas ao cotidiano, à rotina da organização.

Um sistema de inteligência artificial brilha quando usado para tarefas repetitivas, tarefas manuais ou para obter informações relevantes a qualquer momento, liberando o tempo dos colaboradores para que eles direcionem o negócio para ter o maior impacto positivo possível. Além disso, a tecnologia pode trabalhar 24 x 7, sem nenhum limite de horários.

A IA deve ser complementada pelo aprendizado da máquina, isto é, com o uso de dados para que a tecnologia aprenda cada vez mais, melhorando sua performance continuamente.

2. De nuvem a “Tudo como Serviço” (XaaS)

O caminho está aberto para um salto, um próximo nível da tecnologia nuvem.

A tendência é de que surjam surpreendentes inovações nesse item. Cada vez mais as organizações estão migrando totalmente para a nuvem para acessar informações em qualquer lugar e a qualquer hora.

Abraçar a tecnologia torna a colaboração natural em toda a empresa e elimina os custos com hardware físico.

Esse aumento da demanda leva ao desenvolvimento de soluções com melhor escalabilidade e melhores resultados.

Refletindo esse desenvolvimento, muitas empresas também estão começando a mudar para o XaaS — o “Tudo como Serviço”.

Ou seja, todos os produtos e serviços disponíveis como serviços de assinatura baseados na nuvem. Em vez de uma oferta fragmentada, tudo — desde armazenamento, segurança, até comunicações — se torna digitalizado.

3. Trabalho híbrido veio para ficar

A fase mais crítica da pandemia intensificou o trabalho remoto, e, à medida que a situação foi melhorando, um híbrido entre remoto e presencial foi se construindo.

Isso tende a se consolidar, depois do período de adaptação experimentado por empresas e colaboradores.

4. Automação acelera-se

Para as empresas que ainda não aderiram a esse processo, ou se encontram em estágio incipiente, há maneiras acessíveis e econômicas de implementar a automação.

Entre elas, o uso de softwares robôs — RPA (Robotic Process Automation, ou Processos de Automação Robóticos) — para tarefas repetitivas, como entrada de dados, admissão ou processamento de folha de pagamento.

Ainda, o recurso de desenvolvimento de baixo código ou sem código (no-code/low-code), com interfaces intuitivas de arrastar e soltar.

5. Cibersegurança

São diárias as notícias sobre ciberataques (ou tentativas). A tendência é a de soluções e investimentos cada vez mais robustos, e acessíveis, em segurança de dados.

É uma necessidade não só de governos e megacorporações; todos os usuários devem incutir a cultura da segurança cibernética.

6. Customer Data Platform (CDP) com máquina e personalização

Do primeiro clique de um cliente em seus canais de mídia social até a verificação do pedido no site, cada interação é uma fonte valiosa de informação.

Então, organizar e traduzir milhares de pontos de dados ao longo do caminho do cliente em insights úteis é uma tarefa que demanda um CDP, porque este unifica todos os dados do cliente em uma única visão, conectando esses dados à pessoa real por meio de um perfil em tempo real.

Isso permite a tomadores de decisão facilmente analisar os insights e agir rapidamente para motivar conversões. É uma tendência que não pode ser ignorada.

Backup em nuvem: 5 motivos para apostar na ferramenta de cibersegurança

Automação: por que se tornou imprescindível em cibersegurança?

Inteligência Artificial leva a cibersegurança a um novo patamar

22mai09:0018:00The Tech Summit 20241ª edição no dia 22 de maio no Palácio Tangará, em São Paulo. 09:00 - 18:00 PALÁCIO TANGARÁ, R. Dep. Laércio Corte, 1501 - São Paulo, SP

28mai09:0012:00Webinar: O que você precisa conhecer da evolução da Criptografia Junte-se aos principais especialistas em cibersegurança do Brasil e explore soluções criptográficas inovadoras para os negócios.09:00 - 12:00

Acompanhe o melhor conteúdo sobre Inteligência Artificial publicado no Brasil.

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.