Últimas notícias

Fique informado

Cinco mitos sobre cloud computing

1 de julho de 2021

Spotlight

Heather Vescent, pensadora e futurista do setor de identidade digital fala sobre ID no Metaverso

“Estamos começando a ver empresas de identidade digital aplicarem suas soluções para um mercado metaverso. Faz sentido resolver os casos de uso de hoje e planejar um mercado futuro”

9 de agosto de 2022

Telecomunicações, a raiz para os desafios de segurança cibernética

Alguns dos maiores golpes de inteligência artificial da história foram resultado do comprometimento dos sistemas de telecomunicações

8 de agosto de 2022

O que é criptografia assimétrica – ID Plus #10

No Id Plus dessa semana, a equipe de redação te explica o que é a criptografia assimétrica e como ela se aplica em nosso cotidiano

8 de agosto de 2022

FEBRABAN TECH traz renomados keynotes internacionais e nacionais para a edição 2022

Ban Ki-moon, Paul Krugman, Makaziwe Mandela, Ilan Goldfajn, Roberto Campos Neto e o ex-jogador Cafu estão entre os destaques do tradicional evento de tecnologia, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo

3 de agosto de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

CISO Forum Brazil 2022, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 de forma 100% online.

25 de julho de 2022

ITI credencia a DOCCLOUD como Autoridade Certificadora de 1º nível da ICP-Brasil

A DOCCLOUD é uma das autoridades certificadoras com capital 100% nacional operando no País, e pretende aproveitar a conquista para expandir

15 de junho de 2021

O que o mercado de cloud e inteligência artificial reserva para 2021?

Ao falarmos de inovação, cada dia mais, poderemos observar termos

27 de abril de 2021

Se você é governo, use uma multicloud do governo

Confira as vantagens de utilizar um broker de uma estatal especializada em atender órgãos e instituições do governo do Estado

24 de março de 2021

Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks, fala sobre as novidades do mercado e a nova plataforma Supercloud

Marco Zanini, CEO da DINAMO Networks – autoridade no mercado de segurança da informação – conversou com o time do Crypto ID sobre suas percepções do mercado atual

2 de março de 2021

Graças a cloud computing, a maioria das empresas pode manter a produtividade da equipe e a entrega dos serviços

Por Fabio Lucinari

Fabio Lucinari – CEO da Nublify

A pandemia gerou protagonismo para a cloud computing e permitiu à humanidade migrar a operação presencial de trabalho para o on-line.

Graças a cloud computing, a maioria das empresas pode manter a produtividade da equipe e a entrega dos serviços, transferindo os recursos para ambiente virtual sem a necessidade de servidores físicos e outros componentes de infraestrutura.

Entretanto, mesmo sendo um modelo de computação que está bem em alta, há muitas dúvidas e mitos sobre ele.

1.  É caro investir em cloud computing

Em conversa com alguns gestores, percebo que ainda há a crença que o investimento em computação na nuvem é alto.

Nesta hora, eu os convido para colocar na ponta do lápis quanto custa investir na infraestrutura física de computação e comparar com o custo que terá se puder pagar somente pelo que usa, e ainda ter flexibilidade para aumentar a demanda quando necessário (por exemplo, picos de vendas ou expansão dos negócios) ou diminuir a quantidade de serviços e soluções passar por alguma situação restrita.

Assim, investir na nuvem pode ser um ótimo negócio.

2. Falta segurança

Os ataques estão cada vez mais rápidos e sofisticados, todos os dias, os vírus encontram novas maneiras de invadir sistemas e roubar os dados. Mas os provedores na nuvem estão atentos à segurança, com diversas alternativas para proteger os dados.

Para manter a segurança, os provedores em nuvem contam com firewalls e recursos de segurança mais recentes, assim como mantêm as atualizações em dia, além dos serviços de monitoramento e criptografia etc., que estão ativos todos os dias, e em todos os horários – 24×7. Se perder os seus dados, o backup e os sistemas de recuperação de desastres atuam para que você os restaure o mais rápido possível.

3. Cloud Computing é complexo

Ao contrário. É possível fazer a migração e até mesmo gerenciar os recursos de maneira simples, por meio de alguns cliques. E, mesmo no caso de nuvem híbrida, em apenas um ambiente de TI.

4. A nuvem é apenas para grandes empresas

Uma das vantagens da nuvem é a sua flexibilidade, ou seja, se o negócio é pequeno ou médio, é possível adquirir software e aplicativos conforme a demanda, e ainda ter a possibilidade de aumentar os recursos conforme a necessidade, servindo assim para as grandes empresas também, que precisam de mais opções.

5. A adoção da nuvem não precisa de planejamento

Não se engane! Como qualquer outra tecnologia, a nuvem precisa de planejamento, pois deve estar alinhada aos objetivos da empresa. Neste momento, é fundamental considerar qual o tipo de nuvem a ser adotada.

É sempre importante ter em mente as questões relacionadas ao orçamento a ser empregado na adoção da nuvem, quais os benefícios ou redução de lacunas que a nuvem vai proporcionar ao seu negócio e, por fim, colocar em prática a sua migração para a computação em nuvem.

Se ainda restam dúvidas sobre a efetividade da cloud computing, sugiro conversar com um especialista para chegar ao modelo ideal para o seu negócio. 

Como escolher o melhor banco de dados na nuvem

Gartner anuncia que serviços de nuvem pública de Infraestrutura como Serviço cresceram 40,7% em 2020

5 itens de segurança em nuvem indispensáveis para 2021