Últimas notícias

Fique informado
Cloud Computing: Esta na hora de rever os custos e potencializar o sucesso em projetos na nuvem

Cloud Computing: Esta na hora de rever os custos e potencializar o sucesso em projetos na nuvem

27 de agosto de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Controlar os custos e o uso otimizado da infraestrutura em cloud são estratégia adotadas para potencializar o sucesso em projetos na nuvem

Quando falamos em projetos de migração para a nuvem, agilidade, flexibilidade, disponibilidade e custos por demanda são alguns dos benefícios esperados nos projetos. Mas para se obter todas as vantagens que a tecnologia pode oferecer é necessário gerir melhor os recursos na área de TI e otimizar seu uso. 

Uma das principais estratégias para essa otimização de recursos está diretamente relacionada a gestão eficiente de custos, pois através desta governança é possível trazer visibilidade dos investimentos, evitar desperdício dos recursos e gerar uma economia expressiva para o cliente. 

Uma pesquisa realizada pela 451 Research, abrangendo 300 líderes financeiros e de TI em todo o mundo, mostrou que 80% deles acreditam que falhas na gestão financeira da nuvem trouxe prejuízos para os negócios. Mais 57% dos entrevistados se dizem preocupados com o gerenciamento de custos da nuvem.

Marcelo Franco, coordenador de SDM, TAM e FinOps da Dedalus

De acordo Marcelo Franco, coordenador de SDM, TAM e FinOps da Dedalus, o controle de custos ou governança de custos em nuvem ainda é um desafio para as empresas de modo geral, primeiramente por relacionarem apenas às questões financeiras e não ao custo do projeto como um todo. 

Muitas empresas acreditam que a tecnologia é a chave para impulsionar o sucesso na nuvem, porém, se não houver um rígido controle de custos, o projeto pode se tornar um grande vilão e inviabilizar o avanço da empresa.”

Por isso, é importante responder a algumas perguntas: Estamos avaliamos custos ao selecionar soluções? ​Dimensionamos os recursos corretamente? ​Selecionamos o modelo de precificação adequado? ​Garantimos que a performance corresponda, mas não exceda o que precisamos? Se alguma dessas respostas for “Não”, reveja o projeto“, diz Franco. Por isso, algumas questões chaves precisam ser feitas. 

Para o executivo, as empresas devem investir cada vez mais em gestão de custos em nuvem.

Otimizar para obter o máximo de aproveitamento sobre o investimento em nuvem e identificar possíveis desperdícios. Com o dimensionamento real dos insumos, principalmente financeiros, será possível traçar uma estratégia com êxito para uma jornada ascendente em nuvem“, comenta. 

É importante ressaltar que o objetivo geral da governança de custos é otimizar os recursos disponíveis para maximizar o investimento em nuvem por meio de 3 etapas. A primeira delas é a Visibilidade para identificação dos principais ofensores do projeto e o assessment com foco em redução de desperdícios. Com visões de diferentes perspectivas, avalie diversos cenários considerando o consumo de nuvem por clientes, produtos, projetos, proprietários, ambiente​s, áreas, funções​ e centros de custo. 

Segundo Franco, a segunda etapa é a Otimização que têm como objetivo controlar gastos, consumo de recursos operacionais, performance e realizar a gestão de ativos. Todas as ações são realizadas com apoio de ferramentas de integração e automação para controle de performance, auditoria e segurança. E por fim a Gestão.

Nesta fase, o ambiente é monitorado em formato 24×7 onde o cliente tem acesso à métricas de acompanhamento, processos e políticas para manter gestão contínua e proativa de custos. Para isso, é importante contar com empresas especialistas no setor que poderão dar o suporte necessário para qualquer momento de sua empresa“, finaliza o executivo. 

Sobre a Dedalus 

A Dedalus é uma empresa brasileira especializada em serviços de Cloud Computing e Dados. Ao longo dos últimos anos, sua atuação se destaca entre clientes e parceiros pela liderança e pelo caráter inovador.

Como propósito, a Dedalus conecta pessoas e tecnologias contribuindo para que explorem seu máximo potencial. Sua cultura é focada na colaboração, transparência e empatia, prezada pelo desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, abrindo espaço cada vez maior para um time capacitado e diverso.

Seu time de profissionais é composto por uma equipe altamente qualificada e pronta para entregar experiência de valor na jornada para nuvem. A atuação da Dedalus vai desde o planejamento e arquitetura, até a migração e gestão contínua de serviços para otimização de ambientes, alta performance e eficiência em custos. Suas certificações garantem a excelência no atendimento aos clientes, pois é reconhecida como Microsoft Partner Gold, Azure Expert MSP, Premier Consulting Partner MSP da AWS e Partner Snowflake, provedores que permitem a oferta para o mercado de diferentes nuvens e um portfólio completo de serviços. 

Cinco mitos sobre cloud computing

Oito motivos que fazem cloud computing combinar com órgãos públicos

Aspectos legais do Cloud Computing e da Mobilidade