Últimas notícias

Fique informado

Digital Path apresenta plataforma em nuvem de hiper automação SPED para o mercado contábil brasileiro

2 de fevereiro de 2021

Spotlight

Tecnologia referência em segurança chega ao ramo educacional através da CredDefense

Além de universidades e faculdades, a CredDefense quer oferecer seus serviços para escolas de ensino fundamental e médio e também para cursinho pré-vestibular

8 de junho de 2021

Philip Zimmermann: “Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0.”

PGP Marks 30th Anniversary – 6 June 2021 – Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0

8 de junho de 2021

O que é uma cifra de bloco e como ela funciona para proteger seus dados?

Uma cifra de bloco tem alta difusão (as informações de um símbolo de texto simples são distribuídas em vários símbolos de texto cifrado).

7 de junho de 2021

Comissão Europeia propõe uma identidade digital segura e de confiança para todos os europeus

As Orientações da Comissão para a digitalização até 2030 definem uma série de metas e marcos que a identidade digital europeia ajudará a alcançar.

7 de junho de 2021

O produto é pioneiro em robotização de atividades SPED e amplia a produtividade exponencialmente além de desonerar em até 80% o tempo da equipe

A Digital Path anuncia o lançamento do SPED Automation, plataforma em nuvem de automação e gestão das entregas da EFD ICMS-IPI e EFD Contribuições. Desenvolvida com tecnologia 4.0 e 100% no Brasil, o lançamento foi concebido para os mercados contábil e empresarial, visando eliminar as atividades repetitivas e elevar a governança tributária.

De acordo com os pilotos realizados em empresas contábeis, a novidade reduz em até 80% a dependência humana nos processos do SPED e permite que o capital intelectual seja melhor alocado em atividades de auditoria de obrigações, por exemplo.

O SPED Automation assume o gerenciamento das entregas do SPED a partir da geração dos arquivos digitais pelo sistema de gestão (ERP), acionando a equipe da empresa ou escritório contábil somente em situações que impeçam a entrega nos prazos oficiais. A plataforma possui um dashboard com informações em tempo real sobre o cumprimento dos prazos oficiais e o volume de retificações, eliminando planilhas e controles manuais e proporcionando mais segurança e conformidade fiscal.

Cristian Lourenço

Segundo o CGO da Digital Path, Cristian Lourenço, “O SPED Automation é a primeira plataforma de robotização autônoma do mercado brasileiro por atuar em toda a jornada do SPED, da validação no PVA – Programa de Validador da Receita, à entrega ao Fisco, sem intervenção humana. A solução gerencia os vencimentos dos certificados e procurações digitais e faz a guarda e o versionamento dos arquivos transmitidos ao Fisco, com os respectivos comprovantes de transmissão, pelo prazo legal de 5 anos”.

O mercado de automação vem crescendo exponencialmente nos últimos anos e, no período de pandemia,  se mostrou vital na jornada de transformação digital das empresas.

Para atender as demandas e desafios dos escritórios contábeis, a plataforma oferece infraestrutura em nuvem de alta performance e escalável para processar simultaneamente qualquer volume de arquivos SPED com rapidez e eficiência, em um tempo similar ao que seria processado um único arquivo no escritório contábil.

Elton Donato, CEO da Digital Path

O lançamento do SPED Automation ratifica o compromisso da Digital Path em levar tecnologia disruptiva para a classe contábil e fortalece a visão de verticalização de portfólio, ou seja, de desenvolvimento de soluções especializadas por indústria e que efetivamente promovam a transformação digital”, diz Elton Donato, CEO da Digital Path.

Primeiros resultados surpreendem

Um dos primeiros clientes a implantar a plataforma, Vancrei Azevedo, sócio-diretor da Vancrei Inteligência Contábil, explica: “Adotamos a solução há pouco mais de 12 meses. Passamos a rodar a validação, assinatura digital e transmissão ao Fisco pela plataforma e imediatamente percebemos os benefícios e o valor do SPED Automation. A hiper automação elevou drasticamente a eficiência da empresa”.

O executivo ressalta o ganho significativo de produtividade com uso do SPED Automation, que de imediato proporcionou agilidade do trabalho com redução de erros e minimização de riscos, além do aumento de eficiência operacional.

“Atingimos uma economia de 70% das horas dedicadas pelo nosso time, logo nos primeiros meses, o que nos impressionou muito. Esse tempo desonerado pelo processo automatizado, nos dá condições de alocar nosso capital humano em atividades de auditorias, com foco em governança e compliance”, conclui.

Já a experiência vivida pela Flaumar Assessoria Empresarial, de acordo com Pedro Fabri Filho, sócio-diretor da empresa, foi estratégica  na transformação digital dos processos do SPED.  A busca foi por soluções tecnológicas para automatizar e controlar, em tempo real, a entrega do SPED Fiscal e SPED Contribuições de seus clientes, possibilitando mensurar o retrabalho e retificações realizadas pelos times, gerenciar o vencimento dos certificados e procurações digitais, além de garantir a antecedência necessária para atender demandas específicas de seus clientes.

A empresa tem a missão de transformar dados contábeis em valiosas informações gerenciais e prestar serviços de qualidade, responsabilidade e credibilidade para auxiliar no crescimento sustentável dos clientes. “Os métodos tradicionais e não automatizados não contribuem para que possamos efetivar nossa oferta, então, decidimos agregar tecnologia ao processo. Precisávamos de uma solução com real automação fiscal com a confiabilidade que esse tipo de operação exige”, comenta Fabri.

O diretor revela que, após a implantação do SPED Automation, os resultados foram percebidos imediatamente, devido à redução drástica do retrabalho e de ações emergenciais por esquecimento ou perda dos prazos oficiais. Atualmente, a gestão e o controle das entregas dos SPEDs estão centralizados no dashboard do SPED Automation, que traz informações em tempo real, bem como a análise do cumprimento dos prazos oficiais, volume de retificações e recuperação dos arquivos digitais do SPED ou comprovantes das obrigações entregues. 

Outro aspecto destacado por Fabri é a facilidade de envio por e-mail para o cliente do arquivo SPED transmitido ao Fisco com o respectivo comprovante de entrega, mais uma atividade manual eliminada com a plataforma. Houve aumento na produtividade, antecipação das entregas e foi possível realocar a força de trabalho em outras funções. Esse movimento trouxe redução de custo importante para a Flaumar. 

Sobre o Vancrei Inteligência Contábil

Há 25 anos a empresa proporciona a melhor experiência e auxílio na tomada de decisões, buscando sempre por soluções assertivas e que superem as expectativas. O sucesso dos clientes é resultado do trabalho em conjunto de dedicação e competência de equipe e o padrão de excelência que se busca entregar. Focando na inovação, a Vancrei soma eficácia da tecnologia à inteligência e isso faz do escritório o mais conceituada na área contábil de Sorocaba e região.

Sobre a Flaumar

A Flaumar está há 56 anos atendendo as soluções em Terceirização Contábil no mercado. O propósito da empresa é transformar dados contábeis em valiosas informações gerenciais, prestando serviços de qualidade, responsabilidade e credibilidade. Além disso, a assessoria oferecida pela Flaumar envolve auxílio empresarial para crescimento sustentável e alerta para redução de riscos.

Sobre a Digital Path

Sediada em Alphaville, na cidade de Barueri, Estado de São Paulo, a Digital Path tem como missão acelerar nas empresas a adoção de tecnologias da indústria 4.0 com objetivo de aumentar a eficiência e a competitividade dos negócios, reduzir custos e falhas operacionais. Como a maioria das empresas não nasce preparada para a era da hiper automação, além de soluções disruptivas e baseadas em tecnologia intensiva, a Digital Path dispõe de uma metodologia baseada nos pilares Pessoas, Processos, Sistemas, Cultura e Tecnologia para auxiliar o mercado a entender e acelerar a transformação digital.

Apresente suas soluções e serviços no Crypto ID! 

Nosso propósito é atender aos interesses dos nossos leitores, por isso, selecionamos muito bem os artigos e as empresas anunciantes. Conteúdo e anúncios precisam ser relevantes para o mercado da segurança da informação, criptografia e identificação digital. Se sua empresa é parte desse universo, baixe nosso Mídia Kit, escreva pra gente e faça parte do Portal Crypto ID!

ACESSE O MÍDIA KIT DO CRYPTO ID

contato@cryptoid.com.br   +55 11 3881 0019