Últimas notícias

Fique informado
83% das empresas adotam nuvem híbrida para potencializar transformação digital

83% das empresas adotam nuvem híbrida para potencializar transformação digital

19 de dezembro de 2022

Spotlight

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Serpro Cloud One: a primeira nuvem privada de governo do país

Com a nova solução, o Serpro se torna um provedor de serviços em nuvem e reforça sua posição estratégica em cloud na esfera estatal.

1 de dezembro de 2022

Check Point Software anuncia solução nativa da nuvem para segurança de ambiente AWS

A solução CloudGuard Network Security as a Service (NSaaS) aprimora a proteção da AWS e reduz a sobrecarga operacional; além de bloquear preventivamente o Log4j e ameaças similares

1 de dezembro de 2022

Fortinet disponibiliza serviço gerenciado de firewall nativo na nuvem AWS

O FortiGate CNF oferece segurança de nível empresarial gerenciada pela Fortinet e integrações nativas da nuvem AWS para simplificar, otimizar e modernizar operações de segurança

29 de novembro de 2022

Embora superior à média global, gerenciamento do ambiente de nuvem no país ainda tem deficiências, colocando dados em risco

Uma nova pesquisa global da IBM revelou que 83% dos líderes empresariais e de TI no Brasil adotaram uma abordagem de nuvem híbrida que pode ajudar a impulsionar a transformação digital.

De acordo com o levantamento, a adoção de nuvem híbrida do País é superior à média global (77%).

No entanto, a maioria das organizações no País está lutando com a complexidade de fazer com que todos os seus ambientes de cloud funcionem em conjunto: apenas 27% dos entrevistados gerenciam ambientes de nuvem híbrida de forma holística — o que pode criar pontos cegos e colocar os dados em risco. 

O estudo intitulado IBM Transformation Index: State of Cloud, encomendado pela IBM e conduzido pela empresa de pesquisa independente The Harris Poll, ouviu mais de 3 mil tomadores de decisões de negócios e tecnologia de 12 países e em 15 setores, entre serviços financeiros, manufatura, governo, telecomunicações e saúde, para entender onde as organizações estão avançando ou apenas emergindo em suas jornadas de transformação.

Investimento em nuvem reflete o potencial da transformação digital nos negócios

No Brasil, 76% dos entrevistados acham que é difícil realizar todo o potencial de uma transformação digital sem ter uma sólida estratégia de nuvem híbrida em vigor.

Mais do que isso: 89% da liderança das organizações nacionais entende claramente o valor de negócios que os investimentos na adoção de cloud (pública, privada, multi, híbrida) podem oferecer — número bem acima dos 79% da média global. 

Ameaças cibernéticas impedem total integração e a inovação do ecossistema

Embora as empresas tenham adotado uma variedade de técnicas de segurança para proteger as cargas de trabalho na nuvem, as preocupações com a segurança ainda permanecem.

No Brasil, 35% dos entrevistados apontaram que razões de segurança impedem de integrar totalmente suas cargas de trabalho/aplicativos entre ambientes.

Além disso, as ameaças cibernéticas no País são uma preocupação ainda maior para a inovação do ecossistema — 51% dizem que os riscos de segurança representam um grande desafio para as empresas que desejam integrar parceiros do ecossistema de negócios em ambientes de nuvem.

A falta de habilidades adequadas inibe desenvolvimento de nuvem de negócios

Este é um grande obstáculo para a inovação porque a escassez de habilidades e talentos está impedindo o avanço rumo aos objetivos de nuvem de negócios.

Os efeitos não param por aqui — essas limitações também estão impedindo as organizações de alavancar o poder das parcerias.

À medida que as organizações enfrentam a realidade da escassez de talentos, não conseguem implementar uma estratégia holística de nuvem híbrida — o que pode criar lacunas na segurança e conformidade, além de causar riscos em ambientes de cloud.

Quando se trata de gerenciar aplicativos em nuvem, 63% dos entrevistados no Brasil dizem que suas equipes não têm as habilidades necessárias para serem proficientes. 

Requisitos regulatórios e de conformidade permanecem no centro das atenções, fazendo com que os negócios atrelados a nuvem parem


Com os regulamentos em ascensão, também estão os desafios de conformidade.

38% dos entrevistados no Brasil acreditam que garantir a conformidade na nuvem atualmente é muito difícil e 23% citam problemas de conformidade regulatória como uma barreira importante para a integração de cargas de trabalho em ambientes de TI privados e públicos.

“Acompanhamos no Brasil um grande foco das empresas de diferentes setores na adoção de nuvem híbrida nos últimos anos. Por outro lado, sem dúvida, há caminho para a evolução em torno da gestão integrada desses ambientes que passa por um olhar crítico para a segurança e requisitos regulatórios. Acredito que as companhias do País estão no caminho certo e cada vez mais cocriando e se aliando a parceiros para evoluir seus ambientes e alcançar altos níveis de eficiência e inovação com o modelo híbrido”, salientaRodrigo Ganimi, líder de serviços de nuvem híbrida de IBM Consulting na América Latina.

Com base na pesquisa, a IBM lançará uma ferramenta interativa para servir como fonte contínua de feedback para as organizações medirem seu progresso de transformação.

Com a capacidade de ajudar as empresas a avaliar como elas se saem em relação a outras, a ferramenta permitirá que elas identifiquem áreas onde a transformação está paralisada e onde ela pode estar se destacando — desbloqueando a capacidade de diagnosticar e agir com eficiência mesmo em relação à complexidade do mundo real da transformação em nuvem.

A IBM disponibilizará a ferramenta IBM Transformation Index: State of Cloud nos próximos meses, com o objetivo de fornecer aos líderes de negócios insights valiosos de benchmarking que podem guiar suas estratégias de nuvem híbrida.

O IBM Institute for Business Value (IBV) também publicou um novo relatório, “A Comparative Look at Enterprise Cloud Strategy”, com um guia de ação sobre como os líderes podem usar o Índice para ajudar a promover a transformação digital de suas organizações.

Empresas reduzem custos em até 70% e aumentam segurança com tecnologia de nuvem

Certificado em nuvem: benefícios e sua funcionalidade

Certificado digital na nuvem: como funciona e quais as vantagens

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!

Somos o maior portal brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital.

Com uma década de existência, temos um público de cerca de 2 milhões de leitores por ano.

As empresas que nos apoiam e nossos colunistas ajudam a criar um mundo digital mais seguro, confiável e tranquilo.

Acompanhe o Crypto ID nas redes sociais!