Últimas notícias

Fique informado

Entrevista: Fabiano Barros discute a migração do setor financeiro para a nuvem

8 de junho de 2022

Spotlight

Heather Vescent, pensadora e futurista do setor de identidade digital fala sobre ID no Metaverso

“Estamos começando a ver empresas de identidade digital aplicarem suas soluções para um mercado metaverso. Faz sentido resolver os casos de uso de hoje e planejar um mercado futuro”

9 de agosto de 2022

Telecomunicações, a raiz para os desafios de segurança cibernética

Alguns dos maiores golpes de inteligência artificial da história foram resultado do comprometimento dos sistemas de telecomunicações

8 de agosto de 2022

O que é criptografia assimétrica – ID Plus #10

No Id Plus dessa semana, a equipe de redação te explica o que é a criptografia assimétrica e como ela se aplica em nosso cotidiano

8 de agosto de 2022

FEBRABAN TECH traz renomados keynotes internacionais e nacionais para a edição 2022

Ban Ki-moon, Paul Krugman, Makaziwe Mandela, Ilan Goldfajn, Roberto Campos Neto e o ex-jogador Cafu estão entre os destaques do tradicional evento de tecnologia, que ocorre de 9 a 11 de agosto, na Bienal de São Paulo

3 de agosto de 2022

CISO Forum Brazil 2022 acontece 100% on line com o apoio do CRYPTO ID

CISO Forum Brazil 2022, a ser realizado nos dias 18, 19 e 20 de outubro de 2022 de forma 100% online.

25 de julho de 2022

Fabiano Barros, CTO de cloud da BRQ Digital Solution, conversa com o Crypto ID sobre a migração acelerada do setor financeiro para a nuvem

O setor financeiro está buscando cada vez mais agilidade e competitividade, principalmente os bancos. Reflexo do boom de fintechs que invadiu o mercado? Talvez. A verdade é que para galgar mais espaço e conseguir mais clientes, os bancos agora querem migrar para a nuvem com o objetivo de lançar novos produtos e agregar mais valor aos clientes. 

Isso é o que mostra o estudo global da Accenture, que ouviu 150 executivos de bancos que estão planejando ou já começaram a migração para nuvem.  82% dos entrevistados planejam migrar mais da metade de suas cargas de trabalho de mainframe para a nuvem — incluindo 22% que têm como meta migrar mais de três quartos. A maior parte deve alcançar seus objetivos nos próximos dois a cinco anos. 

Fabiano Barros, CTO de cloud da BRQ Digital Solution

Crypto ID: As instituições migram todas as aplicações de uma vez ou fazem a migração gradativamente e porquê? 

Fabiano Barros: No geral as migrações para cloud acontecem de maneira gradativa, baseadas em um planejamento que aborda a prioridade das aplicações de acordo com os objetivos de negócio e a melhor estratégia para cada aplicação a ser migrada. Como se trata de uma mudança não somente no aspecto tecnológico, mas também de um novo modelo de operação que passa por uma adaptação das pessoas e da organização, é sempre importante entender o processo de migração como uma jornada. 

Crypto ID: Sobre a segurança da informação, quais são os principais pontos de atenção nessa migração? 

Fabiano Barros: É importante entender que a segurança em nuvem é baseada em um modelo de responsabilidade compartilhada. Entender os aspectos que cabem ao provedor e ao cliente é fundamental para qualquer processo de migração. Todos os controles e técnicas que funcionam no modelo tradicional, também se aplicam à nuvem em sua essência. O que muda é a forma como esses controles são implementados. Em nuvem é essencial pensar em segurança como pilar nativo no desenho de qualquer aplicação. 

Crypto ID: As empresas clientes conseguem migrar para outras soluções de segurança contratadas? Por exemplo: ferramentas de controle de vulnerabilidades e ciberataques?

Fabiano Barros: Todos os grandes fabricantes de soluções de segurança adaptaram suas soluções nos últimos anos para trabalhar em nuvem. Essas soluções podem ser integradas às soluções nativas dos provedores de nuvem para complementar aspectos de segurança ou mesmo para manter padrões de ferramentas durante o período de convivência com a infraestrutura atual. 

Crypto ID: Como são feitos os controles de acessos aos dados, vocês mesmo dão esse suporte? 

Fabiano Barros: Toda operação em um ambiente em cloud pode ser controlada. Adotar uma estratégia de Zero Trust, ou seja, baseada em um modelo de verificação contínua de cada requisição de acesso a dados e recursos é o que sempre recomendamos e aplicamos em nossos clientes. 

Crypto ID: Quanto tempo ocorre entre o planejamento, testes e migração para a cloud? 

Fabiano Barros: Geralmente uma migração típica acontece entre 3 e 6 meses. Quando falamos de uma jornada Cloud, pensando na transformação das aplicações e modelo de negócios, estas levam entre 2 e 3 anos.

Crypto ID: No caso do Bureau de Crédito que precisa de latência no serviço que entrega a operação em nuvem impacta ou otimiza os prazos de retorno?  Porque? 

Fabiano Barros: Atualmente todos os grandes provedores globais de nuvem como AWS, Microsoft e Google possuem datacenters no Brasil e uma série de soluções de conectividade para atender de pequenas empresas a grandes corporações. Com isso, a questão da latência hoje não é um problema frequente para operar em nuvem. O PIX, por exemplo, é uma solução de sucesso absoluto e roda em nuvem.  

Crypto ID: Quais os segmentos de atuação do mercado brasileiro que mantém mais operações em nuvem?

Fabiano Barros: Hoje os segmentos líderes no uso são Segmento Financeiro (Bancos, Seguradoras e outros serviços financeiros), Telecom e Varejo. 

Crypto ID: E os setores de agronegócios e industrias em geral, você poderia nos falar sobre a adoção para a cloud? 

Fabiano Barros: Ambos estão na jornada para cloud e se beneficiam principalmente de serviços em nuvem voltados para IoT ou Internet das Coisas. A capacidade de conectar sensores, analisar dados em grande escala e criar modelos baseados em inteligência artificial tem atraído muito esses dois setores na busca por inovação. O desafio aqui é a questão da conectividade que é um problema em algumas regiões do país. 

Crypto ID: Nesse momento vocês têm alguma aplicação voltada para o mercado devido ao 5G? 

Fabiano Barros: Existe uma grande expectativa de que o 5G melhore a conectividade e possibilite um grande avanço principalmente em IoT, uma vez que possibilita alta velocidade e baixa latência. Acompanhamos de perto a evolução da tecnologia no Brasil. Atualmente, não temos projetos em andamento na companhia para o 5G, mas temos capacity e expertise para suportar nossos clientes nesse desafio. 

Sobre BRQ

Há 29 anos no mercado, a BRQ Digital Solutions se consolidou como uma das maiores empresas de transformação digital do país. Com uma plataforma de serviços end-to-end, oferecemos as mais eficientes e inovadoras soluções, tecnologias e metodologias, promovendo uma jornada de transformação para grandes marcas, de diferentes segmentos, no Brasil e no exterior.

Nossos 3 mil funcionários atuam no modelo de trabalho Anywhere Office e a empresa é destaque como um dos melhores lugares para trabalhar pelo GPTW e Glassdoor.

Telefónica Tech e Netskope anunciam parceria para segurança na nuvem 

Gartner anuncia que mercado mundial de Infraestrutura como Serviço em Nuvem Pública cresceu 41,4% em 2021 

Guerra entre Rússia e Ucrânia comprova como o serviço de nuvem é imprescindível na cibersegurança

CEO da BRQ Digital Solutions é um dos palestrantes confirmados no Lean Digital Summit

Mercado Financeiro

Temos excelente conteúdo sobre o Mercado Financeiro relacionado à segurança da informação, soluções antifraude, autenticação forte, recomendações FIDO e muitos outros artigos sobre os meios de pagamentos no Brasil e no Mundo. Conheça e acompanhe nossa coluna aqui!

09ago(ago 9)09:0011(ago 11)20:00FEBRABAN TECH 2022, O NOVO CIABFEBRABAN TECH 2022, maior evento de inovação do setor financeiro na América Latina, mais uma vez abre as portas para as fintechs.09:00 - 20:00 (11) BRT Fundação Bienal de São Paulo, Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - Moema, São Paulo - SP, 04094-050

Acompanhe também artigos sobre Criptoativos aqui no Crypto ID.

Crypto ID no TikTok? Conheça essa novidade, você vai adorar!!

Ótimo pra você assistir e compartilhar com a família e amigos.

Dá uma olhadinha aqui! e se inscreva no canal.

Sobre o Crypto ID | O maior Portal Brasileiro sobre Criptografia e Identificação Digital

Desde 2014 levando as melhores e mais atualizadas informações sobre o mercado brasileiro e internacional de segurança digital

O perfil de leitores do Crypto ID retrata o atual eixo decisório das organizações onde diferentes áreas definem, em conjunto, a estratégia da segurança digital. Mais de um milhão e oitocentas mil usuários únicos acessam o CRYPTO ID por ano para conhecer novas tecnologias e soluções.

Acesse o Mídia kit aqui e se quiser falar com a gente escreva para contato@cryptoid.com.br