O IEEE, divulgou os resultados da pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2023 e Além: um Estudo Global IEEE”
Chief Information Officers (CIOs), Chief Technology Officers (CTOs) e líderes em tecnologia foram pesquisados globalmente sobre as principais tendências tecnológicas, prioridades e previsões para 2023
Principais Resultados do Estudo no Brasil:
— Telecomunicações (60%), Serviços Bancários e Financeiros (48%) e Mídia e Entretenimento (48%) foram os setores mais impactados pela tecnologia em 2022
— Em 2023, os setores mais impactados serão Automotivo e Transporte (44%), Telecomunicações (40%) e Assistência Médica (Healthcare) (40%)
— As áreas mais importantes da tecnologia no próximo ano serão 5G (66%), Metaverso (62%), Realidade aumentada (38%), Computação em nuvem (36%) e Internet Industrial das Coisas (IIoT) (34%)
— 97% dos entrevistados concordam que o 5G impactará a conectividade e a automação dos veículos em 2023
— Em 2023, os setores de Entretenimento, Esportes e Transmissão de Eventos Ao Vivo (70%), Aprendizagem e Educação Remota (50%) e Comunicação Pessoal e Profissional (44%) devem ser os segmentos mais beneficiados pelo 5G no Brasil
O Instituto dos Engenheiros Eletrônicos e Eletricistas (IEEE), maior organização técnico-profissional do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade, divulgou os resultados da pesquisa “O Impacto da Tecnologia em 2023 e Além: um Estudo Global IEEE”, com líderes globais de tecnologia dos EUA, Reino Unido, China, Índia e Brasil.
O estudo, que incluiu 350 Chief Information Officers (CIOs), Chief Technology Officers (CTOs) e diretores de TI, abrange as tecnologias mais importantes em 2023 e as tendências tecnológicas futuras.
Um mundo mais conectado, sustentável e virtual
Quais áreas da tecnologia serão as mais importantes em 2023? Os entrevistados disseram que computação em nuvem (40%), 5G (38%), metaverso (37%), veículos elétricos (EVs) (35%) e a Internet Industrial das Coisas (IIoT) (33%) serão as cinco áreas mais importantes da tecnologia no próximo ano.
Os principais setores da indústria que serão mais impactados pela tecnologia em 2023 são:
– (40%) telecomunicações;
– (39%) automotivo e transporte;
– (33%) energia;
– (33%) serviços bancários e financeiros.
Atualmente em seu estágio inicial, o metaverso pode ser descrito como uma rede digital imersiva em 3D com mundos interativos.
Os entrevistados apontaram que as seguintes inovações serão muito importantes para avançar no desenvolvimento do metaverso em 2023:
– (71%) 5G e conectividade onipresente;
– (58%) headsets de realidade virtual (VR);
– (58%) óculos de realidade aumentada (AR).
As tecnologias que promovem a sustentabilidade estão crescendo em importância.
A grande maioria (94%) dos entrevistados afirma ter priorizado metas de sustentabilidade para 2023 e para os próximos anos.
Além disso, afirmam que qualquer tecnologia implementada por suas empresas devem ser energicamente eficientes e ajudar a reduzir a pegada de carbono.
Espera-se também que as tecnologias relacionadas ao metaverso sejam implantadas de várias maneiras: 91% dos entrevistados afirmam que suas empresas estão adotando ativamente estratégias com tecnologias do metaverso para reunir funcionários para treinamentos corporativos entre escritórios, conferências e reuniões híbridas.
Além disso, mais de três quartos dos participantes (76%) declararam que entre 25% e 75% de suas interações com colegas, com clientes e com a administração de suas companhias serão conduzidas de forma virtual em 2023.
IA, robótica, IIoT e gêmeos digitais
A IA se tornou onipresente.
Portanto, não é surpresa que 98% dos entrevistados concordem que, em 2023 e além, softwares autônomos e colaborativos com inteligência artificial e robôs móveis automatizarão processos e tarefas, incluindo análise de dados, permitindo que os humanos sejam mais eficientes e eficazes.
Além disso, quando perguntados qual porcentagem de empregos em toda a economia global será impactada positivamente pela inteligência artificial, 24% dos entrevistados disseram 1-25%; 40% dos entrevistados disseram 26-50%; e 27% dos entrevistados disseram 51-75%.
Relacionado à IoT, que otimiza máquinas industriais inteligentes, sensores, processadores e os dados em tempo real que eles geram, 98% dos entrevistados dizem que usar a tecnologia de gêmeos digitais e simulações virtuais em 2023 para projetar, desenvolver e testar com segurança protótipos de produtos e processos de fabricação com mais eficiência será importante, incluindo 68% que dizem que será muito importante.
EVs, 5G e 6G
Devido ao seu rápido e alto rendimento de dados, o 5G impactará a conectividade e a automação veicular em 2023, de acordo com 97% dos entrevistados .
Os entrevistados também disseram que o 5G beneficiará mais as seguintes áreas no próximo ano:
- (56%) aprendizado e educação remotos;
- (54%) telemedicina, incluindo cirurgia remota e transmissões de dados médicos;
- (51%) entretenimento, esportes e transmissão de eventos ao vivo;
- (49%) comunicações pessoais e profissionais do dia a dia;
- (29%) transporte e controle de tráfego;
- (25%) fabricação/montagem;
- (23%) redução da pegada de carbono e eficiência energética.
Globalmente, a grande maioria (95%) dos entrevistados concorda que os satélites espaciais para conectividade móvel em áreas remotas serão um divisor de águas em 2023, porque permitem conexões de dispositivos 5G em qualquer lugar, 24 horas por dia, 7 dias por semana, superando a infraestrutura terrestre. Quase nove em cada 10 dos entrevistados (88%) concordam que o 6G será primariamente ainda um trabalho em andamento em 2023, mas que o 6G deve ser padronizado nos próximos cinco anos.
Aumentam as preocupações com a segurança cibernética
As preocupações com segurança cibernética provavelmente estarão entre as três principais para líderes de tecnologia em 2023.
Houve aumento em relação à pesquisa anterior, com previsões para 2022. Os principais tópicos são:
– (51%) vulnerabilidade na nuvem (acima de 35% em 2022)
– (46%) a força de trabalho móvel e híbrida, incluindo funcionários que usam seus próprios dispositivos (acima de 39% em 2022)
– (43%) vulnerabilidade do data center (acima de 27% em 2022)
Sobre a pesquisa
“The Impact of Technology in 2023 and Beyond: an IEEE Global Study” entrevistou 350 CIOs, CTOs, diretores de TI e outros líderes de tecnologia nos EUA, China, Reino Unido, Índia e Brasil em organizações com mais de 1.000 funcionários em vários setores da indústria, incluindo serviços bancários e financeiros, bens de consumo, educação, eletrônica, engenharia, energia, governo, saúde, seguros, varejo, tecnologia e telecomunicações.
As pesquisas foram realizadas de 14 a 16 de setembro de 2022.
Sobre o IEEE
O IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.
Seus membros inspiram uma comunidade global a inovar para um futuro melhor por meio de seus mais de 420.000 membros em mais de 160 países.
Suas publicações, conferências, padrões de tecnologia e atividades profissionais são recomendadas por diversos especialistas.
O IEEE é a fonte confiável para informações de engenharia, computação e tecnologia em todo o mundo.
Estudo de especialista do IEEE visa aumentar segurança em equipamentos
Estudo do Google Cloud aponta oportunidades tecnológicas para o varejo brasileiro
Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!
Junte-se a nós na construção de um futuro digital mais seguro e confiável!
Ao longo de dez anos, trilhamos um caminho de pioneirismo com foco em segurança digital, identificação e privacidade. Celebramos essa jornada com a certeza de que a confiança é a base para um futuro digital sólido e promissor.
Mas a nossa missão continua! Convidamos você, leitor, e sua empresa a se juntarem a nós nesta jornada em busca de um futuro digital ainda mais seguro e confiável. Acreditamos no poder da colaboração para construir um ecossistema digital onde empresas, máquinas e pessoas possam confiar muito mais uma nas outras.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!