O Gartner, Inc. anuncia as principais tendências que moldarão o futuro da adoção de Nuvem nos próximos quatro anos
Elas incluem insatisfação com a Nuvem, Inteligência Artificial (IA) / Machine Learning (aprendizado de máquina), multicloud, sustentabilidade, soberania digital e soluções específicas para setores.
“Essas tendências estão acelerando a mudança na forma como a Nuvem está se transformando de uma habilitadora de tecnologias para uma disruptora de negócios e uma necessidade para a maioria das empresas”, diz Joe Rogus, Diretor de Consultoria do Gartner.
“Nos próximos anos, a Nuvem continuará a desbloquear novos modelos de negócios, vantagens competitivas e maneiras de alcançar missões empresariais.”
De acordo com o Gartner, as seis tendências a seguir moldarão o futuro da Nuvem, resultando em novas formas de trabalho que são digitais por natureza e transformadoras em termos de impacto:
Tendências que moldarão o futuro da Nuvem

Tendência 1: Insatisfação com a Nuvem
A adoção da Nuvem continua a crescer, mas nem todas as implementações são bem-sucedidas. O Gartner prevê que 25% das empresas terão experimentado uma insatisfação significativa com a sua adoção de Nuvem até 2028, devido a expectativas irrealistas, implementação abaixo do ideal e/ou custos fora de controle.
Para permanecerem competitivas, as empresas precisam de uma estratégia de Nuvem clara e de uma execução eficaz. A pesquisa do Gartner indica que as companhias que tiverem endereçado com sucesso o foco estratégico inicial até 2029 perceberão que sua insatisfação com a Nuvem diminuirá.
Tendência 2: Aumento da demanda por IA / Machine Learning
A demanda por IA / Machine Learning deve aumentar, com os hiperescaladores posicionados no centro desse crescimento. Eles promoverão uma mudança na forma como os recursos computacionais são alocados, incorporando funcionalidades fundamentais em sua infraestrutura de TI, facilitando parcerias com fornecedores e usuários, e aproveitando dados reais e sintéticos para treinar modelos de IA.
O Gartner prevê que, até 2029, 50% dos recursos de computação em Nuvem serão dedicados a cargas de trabalho de Inteligência Artificial, em comparação com menos de 10% atualmente.
“Tudo isso aponta para um aumento de cinco vezes nas cargas de trabalho em Nuvem relacionadas à IA até 2029”, diz Rogus.
“Agora é o momento de as empresas avaliarem se seus Data Centers e estratégias de Nuvem estão prontos para lidar com esse aumento na demanda de Inteligência Artificial e Machine Learning. Em muitos casos, elas podem precisar levar a IA para onde os dados estão para dar suporte a esse crescimento.”
Tendência 3: Multicloud e Cross Cloud
Muitas empresas que adotaram a arquitetura multicloud consideram a conexão com e entre fornecedores um desafio. Essa falta de interoperabilidade entre sistemas pode retardar a adoção de Nuvem. O Gartner prevê que mais de 50% das companhias ainda não terão obtido os resultados esperados de suas implementações multicloud até 2029.
O Gartner recomenda a identificação de casos de uso específicos e o planejamento de aplicativos e dados distribuídos nas empresas que poderiam se beneficiar de um modelo de implementação Cross Cloud. Isso permite que as cargas de trabalho operem de forma colaborativa em diferentes plataformas de Nuvem, bem como em diferentes instalações on-premises e de colocation.
Tendência 4: Soluções específica para setores
Há uma tendência crescente de plataformas de Nuvem específicas para setores, com mais fornecedores oferecendo soluções que abordam resultados de negócios verticais e ajudam a escalar iniciativas digitais. O Gartner estima que mais de 50% das empresas usarão plataformas de Nuvem específicas para seu setor para acelerar suas iniciativas de negócios até 2029.
O Gartner recomenda que as companhias abordem as plataformas de Nuvem setoriais como uma forma estratégica de adicionar novos recursos ao seu portfólio de TI mais amplo, em vez de uma substituição total. Isso permite que as empresas evitem dívidas técnicas, impulsionem a inovação e gerem valor para os negócios.
Tendência 5: Soberania digital
A adoção de IA, regulamentações de privacidade mais rígidas e as tensões geopolíticas estão impulsionando a demanda por serviços de Nuvem soberana. As empresas serão cada vez mais obrigadas a proteger os dados, a infraestrutura e as cargas de trabalho críticas do controle de jurisdições externas e do acesso de governos estrangeiros.
O Gartner prevê que mais de 50% das companhias multinacionais terão estratégias digitais soberanas até 2029, em comparação com menos de 10% atualmente.
“À medida que as empresas alinham proativamente suas estratégias de Nuvem para atender aos requisitos de soberania digital, já existe uma ampla gama de ofertas que as apoiarão”, diz Rogus.
“No entanto, é importante que elas entendam exatamente quais são seus requisitos, para que possam selecionar a combinação certa de soluções para proteger seus dados e a integridade operacional.”
Tendência 6: Sustentabilidade
Os fornecedores e usuários de Nuvem estão cada vez mais compartilhando a responsabilidade por uma infraestrutura de TI sustentável. Isso está sendo impulsionado por reguladores, investidores e pela demanda pública por um maior alinhamento entre os investimentos em tecnologia e as metas ambientais.
Como as cargas de trabalho de Inteligência Artificial exigem mais energia, as companhias também estão sob pressão para entender, medir e gerenciar melhor as implicações de sustentabilidade das tecnologias de Nuvem emergentes.
A pesquisa do Gartner mostra que a porcentagem de empresas globais que priorizam a sustentabilidade como parte da contratação aumentará para mais de 50% até 2029. Para agregar mais valor aos investimentos em Nuvem, as companhias devem ir além do impacto ambiental e alinhar suas estratégias de sustentabilidade aos principais resultados de negócios.
Sobre o Gartner for Infrastructure & IT Operations Leaders
O Gartner for Infrastructure & IT Operations Leaders ajuda líderes de I&O a reinventar a forma como entregam valor para os negócios.
Sobre o Gartner
O Gartner, Inc. fornece insights objetivos e acionáveis que impulsionam decisões mais inteligentes e um melhor desempenho para as prioridades de missão crítica das empresas.
Índia fortalece sua soberania digital com três iniciativas estratégicas de inovação tecnológica
DevSecOps Cloud Native e SASE: Uma Nova Fronteira para Segurança Integrada
Private AI e Private Cloud: segurança e autonomia empresarial na era digital
Amazon vai investir mais de US$4 bilhões em infraestrutura no Chile
Acompanhe os principais conteúdos sobre Cloud!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!