Últimas notícias

Fique informado

IA, IoT e Machine Learning impulsionam investimentos em nuvem

16 de agosto de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Empresas encontram na migração de sua infraestrutura física para nuvem, ampla oportunidade de gestão de dados e diferencial estratégico

Após a aceleração digital impulsionada pela pandemia, cada vez mais empresas têm buscado na nuvem, uma mudança na maneira tradicional de pensar sobre gestão dos recursos em TI.

É o que reforça a última pesquisa realizada pela IDC Brasil, na qual mostra que 39% dos entrevistados afirmam que vão investir em computação em nuvem. Para 2022, 68% dos participantes querem aumentar a produtividade, 50% reduzir custos, 41% fidelizar clientes e 36% introduzir novos produtos/serviços. 

Maurício Fernandes, presidente da Dedalus

De acordo com Maurício Fernandes, presidente da Dedalus, empresa líder em gestão de dados e nuvem, em função da necessidade do trabalho remoto e o uso de tecnologias que agilizassem os processos para tomada de decisão, CIOs de empresas de diversos setores puderam superar qualquer relutância em mover cargas de trabalho de missão crítica de seus datacenters físicos para a nuvem. 

Isso teve um impacto importante para a manutenção de muitos negócios durante o período de adaptação ao novo momento do mercado.

Além dos benefícios conhecidos, a migração para a nuvem também permite ampliar capacidade de integrar recursos por meio de provisionamento dinâmico e sob demanda, proporcionando a agilidade que as inovações tecnológicas como IoT, Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning pedem”, comenta o executivo. 

Estar na nuvem também permite que as empresas tenham mais facilidade na modernização de seu ambiente tecnológico, no qual a alteração da infraestrutura para um modelo de nuvem pay-as-you-go proporciona uma economia de curto, médio e longo prazo.

Outro benefício percebido é a redução de custo com máquinas ociosas, servidores físicos gigantescos que demandam alto custo para resfriamento e manutenção e, a possibilidade de elasticidade para maior ou menor números de servidores disponíveis de acordo com a demanda da empresa. 

De acordo com o executivo, a decisão de migrar para a nuvem é um fator estratégico e que mostra uma certa maturidade tecnológica da empresa.

Porém, antes deste passo, é importante sempre avaliar alguns pontos para iniciar o processo de migração e de fazer alguns questionamentos para seu time: “O hardware da sua empresa chegou ao fim do seu ciclo de vida? Está na hora de adicionar capacidade ao data center? O contrato com o data center está para vencer? E por fim, está na hora de atualizar para a versão mais recente do software de operações críticas de negócios?”, diz. 

Após responder estes questionamentos, vale considerar a nuvem como parte da sua infraestrutura e conversar com uma empresa especialista para te ajudar neste processo.

Ainda que sua empresa não esteja em nenhum dos momentos mencionados, é possível começar a usar a nuvem implementando novos projetos, em vez de contratar novos recursos no data center atual e, assim, iniciar um processo de migração gradual”, finaliza. 

Sobre a Dedalus

A Dedalus é uma empresa brasileira especializada em serviços de Cloud Computing e Dados. Ao longo dos últimos anos, sua atuação se destaca entre clientes e parceiros pela liderança e pelo caráter inovador. Como propósito, a Dedalus conecta pessoas e tecnologias contribuindo para que explorem seu máximo potencial.

Sua cultura é focada na colaboração, transparência e empatia, prezada pelo desenvolvimento pessoal e profissional de seus colaboradores, abrindo espaço cada vez maior para um time capacitado e diverso. Seu time de profissionais é composto por uma equipe altamente qualificada e pronta para entregar experiência de valor na jornada para nuvem.

A atuação da Dedalus vai desde o planejamento e arquitetura, até a migração e gestão contínua de serviços para otimização de ambientes, alta performance e eficiência em custos. Suas certificações garantem a excelência no atendimento aos clientes, pois é reconhecida como Microsoft Partner Gold, Azure Expert MSP, Premier Consulting Partner MSP da AWS e Partner Snowflake, provedores que permitem a oferta para o mercado de diferentes nuvens e um portfólio completo de serviços. 

Gartner anuncia quatro tendências que estão moldando o futuro da Nuvem Pública

Arcserve e Nutanix mudam o jogo da proteção de dados e da segurança para infraestruturas híbridas na nuvem

ACI Worldwide fortalece aliança estratégica com a Microsoft para entregar plataforma de pagamentos na nuvem