Últimas notícias

Fique informado
ITI credencia a DOCCLOUD como Autoridade Certificadora de 1º nível da ICP-Brasil

ITI credencia a DOCCLOUD como Autoridade Certificadora de 1º nível da ICP-Brasil

15 de junho de 2021

A DOCCLOUD, autoridade certificadora brasileira com capital 100% nacional operando no País desde 2012, foi credenciada como AC de primeiro nível na Infraestrutura de Chaves Públicas brasileira – ICP-Brasil

A Autoridade Certificadora DOCCLOUD, a partir deste mês de junho de 2021, passa a operar como Autoridade Certificadora nível 1 junto ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, autarquia federal, vinculada a Casa Civil da Presidência da República, que tem por missão manter e executar as políticas da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

Na prática, a titulação credencia a DOCCLOUD a autenticar, emitir, revogar e gerenciar certificados digitais emitidos para Autoridades de Registro e Autoridades Certificadoras de nível 2 credenciadas a sua hierarquia.

A hierarquia de primeiro nível está imediatamente abaixo da primeira autoridade da cadeia de certificação digital brasileira que é a AC Raiz. A AC DOCCLOUD é equivalente a outras ACS de primeiro nível como a AC RFB da Receita Federal do Brasil, a AC CAIXA da Caixa Econômica Federal, AC JUS que é a Autoridade Certificadora da Justiça Brasileira, AC PR Autoridade Certificadora da Presidência da República, entre outras.

A oficialização do credenciamento foi publicada pelo Diário Oficial da União, na data de 10/06/2021.

Roni Moreira – CEO da DOCCLOUD

“O primeiro nível investido a nós pelo ITI chancela o trabalho ético e profissional que a DOCCLOUD exerce no mercado de certificação desde 2013, ano de homologação junto ao órgão, para atuar conforme sua orientação, e de acordo com as normas do ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira). Estamos muito honrados em ter o reconhecimento de que todo o processo de certificação que realizamos ocorre de forma legítima”, ressalta o CEO da DOCCLOUD, Roni Moreira.

A DOCCLOUD é uma das poucas autoridades certificadoras com capital 100% nacional operando no País, e pretende aproveitar a conquista para ampliar seu processo de expansão, com a abertura de novos mercados para universalizar o uso da certificação digital entre pessoas físicas e jurídicas.

Atualmente, a empresa possui uma rede de 140 autoridades de registro (ARs) credenciadas e mais de 1200 pontos de atendimento em todos os estados da federação.

Segundo Moreira, a pandemia evidenciou ainda mais a importância dos processos digitais para todos os tipos de transação. “Com a popularização da internet e dos smartphones, houve a transferência das operações antes físicas para o ambiente digital.”

Hoje, emissões de notas fiscais, declarações junto ao fisco, acesso a plataformas jurídicas, são processos remotos, menos burocráticos, que podem ser feitos a partir da certificação digital”, destaca o executivo da DOCCLOUD.

Como AC de primeiro nível e a partir de um time especializado vamos trabalhar para oferecer um plano de negócio para parceiros indicadores e autoridades de registro. Pretendemos alcançar também contabilistas, empresários, empresas de tecnologia, fortalecer produtos e serviços, e aumentar as emissões de novos certificados até o final de 2021“, finaliza o executivo Roni Moreira.

Na estrutura da certificação digital, além de entidades como ACs e ARs exercerem funções diferentes – a AR verifica a documentação do titular e a AC emite o certificado -, todo o processo é criptografado, de forma a assegurar a proteção das transações eletrônicas, os dados em repouso e a identidade digital, isto é, o titular do certificado que possui a chave privada corresponde à chave pública do certificado emitido.


Sobre a DOCCLOUD

A DOCCLOUD é uma empresa especializada em certificação digital, que atua como Autoridade Certificadora homologada pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e pela Receita Federal.

Fundada em 2012, a empresa encontra-se em pleno processo de expansão com oportunidades para parceiros empreendedores gerenciarem novos pontos em todo o País.

Com 140 autoridades de registro e 1200 pontos de atendimento em todo o Brasil, a DOCCLOUD garante celeridade, autenticidade e segurança nas transações eletrônicas pessoais e de empresas dos mais diversos ramos de atividade.

Doccloud alcança receita de R$ 5 milhões em apenas três anos de operação

Acompanhe os principais movimentos brasileiros e mundiais em torno de Privacidade e Proteção de Dados aqui no Crypto ID.