Últimas notícias

Fique informado

Mais de 70% das organizações são afetadas pela escassez de habilidades de Cloud, segundo relatório da Cloudreach

29 de março de 2022

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Pesquisa encontra as últimas tendências de tecnologia de cloud e seu impacto nas operações, no crescimento e na sustentabilidade dos negócios

A Cloudreach, uma empresa da Atos, provedora líder de serviços de Cloud, divulgou novos dados destacando as últimas tendências de tecnologia em nuvem, ressaltando o impacto que a lacuna de habilidades está causando nas empresas. Mais de 70% dos líderes de TI entrevistados ​​em todo o mundo viram a lacuna de habilidades como uma preocupação urgente, com mais da metade alegando que isso desacelerou (46%) ou representou uma crise existencial para a empresa (9%).

Os dados foram publicados em um infobriefing da IDC ‘‘How to be a Digital Leader in 2022” e encomendados pela Cloudreach e pela Amazon Web Services (AWS), apoiando a iniciativa estratégica Atos OneCloud. A pesquisa também investiga o papel atual e em expansão da tecnologia de nuvem no apoio ao crescimento dos negócios e aos esforços de sustentabilidade.

À medida que mais organizações correm para adotar a tecnologia em nuvem para melhorar a eficiência e a sustentabilidade, o relatório mostra como o setor precisa mais do que nunca de profissionais qualificados para manter as operações. Os líderes de negócios estão descobrindo que suas iniciativas de transformação na nuvem são cada vez mais prejudicadas pela falta de profissionais qualificados, com 34% dos entrevistados explicando que a escassez reduziu sua capacidade de operar e lançar serviços.

A baixa oferta de habilidades em nuvem também está afetando a inovação, causando alta rotatividade de funcionários e inflação de salários. Recursos multi nuvem, desenvolvimento de sistemas em nuvem e governança em nuvem foram as três principais áreas mais impactadas pela lacuna de habilidades, de acordo com os entrevistados.

Esta pesquisa confirma que há uma escassez de talentos em nuvem hoje, ameaçando projetos de transformação que são essenciais para a sobrevivência dos negócios”, afirma Brooks Borcherding, CEO da Cloudreach.

Arquitetos e engenheiros talentosos são vitais para cumprir a promessa da nuvem para as empresas, e as oportunidades são enormes para suas carreiras. Essa lacuna de habilidades representa um desafio para as organizações encontrarem novas maneiras de recrutar, contratar e aprimorar talentos; incluindo a remoção de barreiras de entrada que historicamente limitaram a diversidade dentro da indústria”.

As empresas reconhecem a importância da infraestrutura em nuvem para o crescimento e efetividade da operação, e este estudo confirma que a demanda por serviços de nuvem continuará crescendo”, afirma Vittorio Sanvito, Diretor de Desenvolvimento de Parceiros da região EMEA da AWS.

Por isso estamos trabalhando tão duro para ajudar a diminuir essa lacuna no mundo com nossos parceiros como a Cloudreach e a Atos. A AWS também se comprometeu a ajudar 29 milhões de pessoas em todo o mundo a desenvolver suas habilidades tecnológicas com treinamento gratuito em computação em nuvem até 2025. Estamos trazendo mais pessoas para carreiras profissionais na nuvem e aumentando a diversidade da força de trabalho”.

A escala de preocupação com a lacuna de habilidades permaneceu consistente nas organizações de Cloud na América do Norte e na Europa. O Fórum Econômico Mundial estima que, até 2025, metade da força de trabalho global precisará de requalificação e 97 milhões de novos cargos surgirão devido à digitalização. Com menos trabalhadores qualificados do que empregos abertos e uma demanda crescente no horizonte, as organizações em nuvem lutarão para manter suas equipes e operações.

O estudo revelou outras tendências na tecnologia de nuvem, incluindo o papel essencial que ela pode desempenhar nas operações, crescimento e esforços de sustentabilidade dos negócios.

– 48% dos entrevistados estão agora engajados na transformação dos negócios por meio da adoção da nuvem, impulsionando mudanças mais amplas no pensamento organizacional.

– 71% dos entrevistados veem a estratégia de nuvem como o maior impulsionador da sustentabilidade hoje, com esse percentual subindo para 85% em 2023.

Este estudo mostra que a nuvem é crucial para atingir as metas de emissões de carbono. Empreendimentos consomem menos energia e reduzem sua pegada ambiental ao migrar para um ambiente de nuvem“, afirma Carla Arend, Diretora Sênior de Programas e Analista Líder de Cloud na Europa no IDC.

Para serem impactantes, as práticas de sustentabilidade precisam ser incorporadas à empresa nos processos de negócios. Essas vão além do rastreamento de emissões de CO2 ou consumo de utilidades, mas através de práticas mais ecológicas em todo o ciclo do negócio.

A pesquisa coletou dados de 610 líderes de negócios de TI na América do Norte e na Europa emgrandes empresas em uma ampla gama de indústrias.

No Brasil vemos um cenário parecido com uma lacuna forte de profissionais de TI no geral”, afirma Fabio Beato, Head de Cloud da Atos na América do Sul. “Esta pesquisa demonstra que a tecnologia em nuvem não é útil apenas para a operação dos negócios, mas também pode ajudar as empresas a avançarem nos objetivos ESG, como a sustentabilidade.”

Sobre a Atos:

A Atos é líder global em transformação digital com 109 mil funcionários e receita anual de mais de € 11 bilhões. Número um europeu em cibersegurança, nuvem e computação de alto desempenho, o Grupo fornece soluções completas sob medida para todas as indústrias em 71 países. Pioneira em serviços e produtos descarbonização, a Atos está comprometida com um digital seguro e descarbonizado para seus clientes. A Atos é um SE (Societas Europaea), listado na Euronext Paris e incluído nos índices CAC 40 ESG e Next 20 Paris Stock.

O objetivo da Atos é ajudar a projetar o futuro do espaço da informação. Sua expertise e serviços apoiam o desenvolvimento do conhecimento, da educação e da pesquisa em uma abordagem multicultural e contribuem para o desenvolvimento da excelência científica e tecnológica. Em todo o mundo, o Grupo permite que seus clientes, funcionários e membros de sociedades em geral vivam, trabalhem e se desenvolvam de forma sustentável, em um espaço de informação seguro.

Sobre a Cloudreach:

A Cloudreach, uma empresa da Atos, é a principal provedora de serviços multi-nuvem do mundo. Nossa missão é cumprir a promessa da nuvem e gerar valor extraordinário para nossos clientes. A Cloudreach ajuda as empresas a obter vantagem competitiva por meio de uma transformação de nuvem bem-sucedida. Nós somos o parceiro estratégico para Amazon Web Services, Google Cloud e Microsoft Azure. Com mais de 10 anos de experiência nativa em nuvem, construímos uma profundidade e amplitude incomparáveis ​​de conhecimento em tecnologias de nuvem e sua aplicação aos negócios. Para mais informações sobre nosso trabalho, visite www.cloudreach.com O Atos OneCloud é uma iniciativa inovadora que combina consultoria em nuvem, experiência em transformação de aplicativos, aceleradores de nuvem pré-construídos e talentos inovadores em um conjunto de serviços de ponta a ponta para ajudar as organizações a navegar em sua jornada na nuvem com segurança e rapidez.

Pesquisa inédita da Sky.One revela crescimento de adesão à nuvem entre empresas brasileiras de pequeno porte

Só data centers de nuvem híbrida sobreviverão

Nuvem híbrida: por que sua empresa está atrasada caso não tenha aderido a ela 

Aqui no Crypto ID você encontra reunidos os melhores estudos e pesquisas sobre o universo da Segurança da Informação aplicada a diversas verticais de negócios. Acesse nossa coluna e conheça!