Últimas notícias

Fique informado
Os bastidores da Black Friday, a maior temporada de descontos do País

Os bastidores da Black Friday, a maior temporada de descontos do País

06/11/2019

Para suportar os picos da Black Friday e garantir o fechamento das vendas é preciso preparar o ambiente do e-commerce

Empresas especializadas na gestão de ambientes na nuvem ajudam sites de compras a se prepararem para a Black Friday

O e-commerce brasileiro movimentou mais de R$ 3,5 bilhões nos quatro dias de Black Friday em 2018, segundo informações divulgadas pelo Ebit/Nielsen.

Se por um lado a data impacta positivamente as cifras do varejo, por outro é responsável por recordes de acessos nos sites de compras.
Para suportar esses picos e garantir que o ambiente esteja propício para o fechamento das vendas existem profissionais experientes em arquiteturas robustas que oferecem todo o apoio técnico e consultivo às empresas de comércio eletrônico.

Há 6 anos, a Mandic Cloud Solutions, especialista em gestão de cloud corporativo, observa um aumento na contratação de projetos com o foco na temporada de compras.

“No geral, os e-commerces precisam de um reforço na parte de infraestrutura e arquitetura de dados. Nem todos operam com um modelo escalável que possibilite provisionar os acessos e responder rapidamente a qualquer incidente ou situação crítica”, explica Bruno Almeida, diretor de Inovação da Mandic Cloud Solutions.

Segundo o executivo, o principal objetivo da empresa é garantir a disponibilidade do site para que clientes e varejistas possam fechar negócio.

Para isso, a Mandic Cloud desenha um plano tático diferente para cada cliente considerando ao menos dois meses de antecedência do evento.

É importante fazer uma análise completa do site para que possamos sugerir melhorias na infraestrutura. Além disso, fazemos testes que simulam o aumento do tráfego que, dependendo do tamanho do e-commerce, pode chegar a 120 mil usuários simultâneos”, esclarece Almeida.

A empresa conta com um time preparado, apelidado de “tropa de elite”, escolhido a dedo para garantir a estabilidade e performance dos sites de compras durante um período de 26 horas de monitoramento full time (sendo duas horas antes da Black Friday e nas 24 horas seguintes).

Essa força tarefa é realizada em três turnos e uma squad, equipe multidisciplinar com autonomia para tomada de decisões rápidas. Durante a operação, a empresa garante pizza e refrigerante à vontade para os colaboradores que ficam 100% dedicados no suporte aos clientes.

Entre as varejistas que já utilizaram o apoio da Mandic Cloud Solutions durante a Black Friday estão o e-commerce Giuliana Flores, o site Reclame Aqui, a plataforma de viagens MaxMilhas, o site de equipamentos eletrônicos Kabum, o portal de viagens Hotel Urbano e a gráfica online Printi.