A Salesforce propõe solução que já demonstra resultados, como 206% de aumento em aberturas de e-mail únicas
A Salesforce anunciou o lançamento do Marketing Cloud Next, uma evolução de sua plataforma de marketing digital, o Marketing Cloud. A nova versão da solução chega para aprimorar a interação das empresas com seus clientes utilizando avanços em inteligência artificial (IA), especificamente com os agentes de IA, capazes de criar experiências mais relevantes e personalizadas para os clientes.
O Marketing Cloud Next foi desenvolvido para auxiliar as empresas na construção e manutenção de relacionamentos duradouros com seus clientes – movimento importante em um cenário em que 81% dos clientes buscam conexões de longo prazo com as empresas, segundo um estudo da Salesforce -, indo além de transações individuais como compras de produtos ou serviços. A solução aborda desafios comuns no marketing digital, como a dificuldade de integrar dados de diferentes fontes e a necessidade de gerenciar um grande volume de interações de forma eficiente.
O Marketing Cloud Next opera centralizando informações sobre os clientes e utilizando inteligência artificial para automatizar e otimizar as ações de marketing. A plataforma unifica dados de diversas áreas da empresa, como vendas, serviço e e-commerce, criando um perfil consolidado de cada cliente. “Isso permite que as empresas compreendam as preferências e o histórico de interação de cada pessoa. Com base nesse entendimento, a plataforma auxilia na entrega de mensagens, ofertas e conteúdos que são mais relevantes para cada indivíduo, no momento e canal preferidos. A solução também apoia a criação, execução e ajuste de campanhas de marketing, podendo identificar anúncios com melhor desempenho ou sugerir ajustes para otimizar os objetivos da campanha”, explica Fernanda Belfort, Head de Soluções de Marketing na Salesforce.
O papel dos agentes de IA no Marketing Cloud Next
Um dos elementos centrais do Marketing Cloud Next é a integração dos agentes de IA do Agentforce. Eles funcionam como assistentes inteligentes que otimizam as tarefas de marketing, atuando em diversas etapas da solução e auxiliando na criação de conteúdo e campanhas ao gerar textos, sugerir ideias ou estruturar jornadas de comunicação com o cliente. “Isso pode acelerar o processo de criação e permitir que as equipes de marketing se concentrem em aspectos estratégicos”, complementa Fernanda. “Na personalização, os agentes analisam dados do cliente para determinar a oferta ou conteúdo mais relevante a ser apresentado, direcionando a comunicação. Na otimização de desempenho, os agentes monitoram campanhas e podem sugerir ajustes automáticos para melhorar resultados, como pausar anúncios com baixo retorno ou otimizar o investimento em diferentes canais”, finaliza. Essas afirmações se tornam ainda mais relevantes considerando que 82% das empresas planejam integrar agentes autônomos nos próximos 1 a 3 anos, segundo um levantamento recente da Capgemini, e o Marketing Cloud Next posiciona as organizações para essa evolução.
Integração com o ecossistema Salesforce
O Marketing Cloud Next já demonstra resultados, como 206% de aumento em aberturas de e-mail únicas e 50% menos tempo para criar audiências de campanha. Clientes que utilizam soluções Salesforce com IA têm reportado 34% de aumento no Customer Lifetime Value (CLTV).
A solução é construída sobre a Salesforce Platform, o que permite integração com outras soluções Salesforce, como:
- Sales Cloud (Vendas): Permitindo que equipes de vendas acessem informações de marketing para personalizar abordagens.
- Service Cloud (Atendimento ao Cliente): Agentes de atendimento visualizam o histórico de interações de marketing para um suporte contextualizado.
- Commerce Cloud (Comércio Eletrônico): A experiência de compra online é aprimorada com personalização baseada em dados de marketing.
- Data Cloud: Unifica todos os dados do cliente, tornando acessíveis. Essa integração permite uma visão completa do cliente e a coordenação de interações.
A solução já está disponível no mercado brasileiro.
“O Marketing Cloud Next representa um avanço para um marketing mais inteligente e centrado no cliente”, afirma Fernanda. “Nosso objetivo é fornecer às empresas ferramentas mais assertivas e estratégicas para construir relacionamentos a longo prazo e impulsionar o crescimento de forma sustentável“, finaliza.
Sobre a Salesforce
A Salesforce ajuda organizações de qualquer tamanho a reimaginar seus negócios para o mundo da IA. Com o Agentforce, a plataforma confiável da Salesforce, as organizações podem reunir humanos com agentes para impulsionar o sucesso do cliente – com tecnologia de IA, dados e ação.
Nexxt Cloud amplia atuação em cloud computing com novos serviços e cases como Petz e PepsiCo Brasil
Fortinet Implanta Cibersegurança no Oracle Innovation Center com Infraestrutura de Alta Performance
Google Cloud anuncia novas capacidades de IA em sua infraestrutura no Brasil
Entre inovação e risco: a corrida pela segurança na era multicloud
Acompanhe os principais conteúdos sobre Cloud!


Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!
Siga o Crypto ID no LinkedIn agora mesmo!






























