A multinacional tem como desafio acelerar processos e apoiar seus clientes na jornada de transformação digital na nuvem
O mercado de cloud está em franca expansão. De acordo com a International Data Corporation (IDC), em 2018 cerca de metade dos gastos com TI foi baseada em nuvem, com a previsão de atingir 60% de toda a infraestrutura de TI e 60-70% de todos os gastos com software, serviços e tecnologia até 2020.
O Gartner, afirma que o mercado mundial de serviços em nuvem pública deverá crescer 17,3% em 2019, totalizando US$ 206,2 bilhões, acima dos US$ 175,8 bilhões em 2018. Para 2019, a consultoria prevê que o mercado crescerá 21%, acima dos US$ 145,3 bilhões de 2017.
Pensando nesse mercado em expansão e na busca de novos desafios, a Stefanini, uma das mais importantes provedoras globais de soluções de negócios baseadas em tecnologia, passa a oferecer aos clientes ofertas de infraestrutura para cloud com o objetivo de apoiar os clientes em sua jornada de transformação digital na nuvem.
Segundo Daniel Quintão, diretor de Innovation & Solution, a Stefanini oferece serviços em consultoria, analisando a aderência de aplicações para este cenário, disponibilizando serviços em arquitetura, integração e desenvolvimento, implementação e customização dos aplicativos SaaS (Software as a Service).
“Queremos estimular que nossos clientes criem os processos dentro das companhias, de forma que a Stefanini seja vista como uma aceleradora, capaz de promover a transformação digital com um ecossistema totalmente inovador”, explica o executivo.
A proposta da multinacional brasileira e implementar a oferta de cloud, conforme o perfil e a demanda de cada cliente, garante que a aplicação seja 100% aderente à nuvem, confiável, escalável e multicloud.
As equipes trabalham em formato de squads, que permitem – por meio de ferramentas e métodos ágeis – atingir um objetivo específico para cada negócio.
As equipes são auto-organizadas e autogerenciadas, com o poder de manter suas decisões sempre voltadas ao negócio. Isto tudo com uma plataforma de gestão de Cloud – Stefanini Cloud Platform –, capaz de garantir todo controle e transparência no uso da nuvem e dos serviços em Cloud da Stefanini.
“O processo de transformação digital afetará todas as empresas, alterando radicalmente os modelos de negócio e revolucionando a forma como as marcas se comunicam com os clientes. Nesse cenário, o conceito de Cloud Computing vem justamente para facilitar a vida dos gestores de TI, fazendo com que o processo de transformação digital seja uma experiência mais inteligente, acessível e descomplicada para empresas de qualquer porte”, comenta Daniel Quintão.
A jornada para a adoção da nuvem é específico para cada empresa e está dividido em etapas. Primeiramente, desenvolve-se o projeto que será implementado para promover uma familiarização sobre os benefícios de cloud, seguido da criação de uma base para escalar a adoção de nuvem, que deve incluir um ambiente configurado para o modelo de operações.
Após esse processo, chega o período de migração para a nuvem. E, por último, é o momento de focar na reinvenção, aproveitando a flexibilidade dos serviços de infraestrutura de TI para transformar e acelerar os processos de inovação com a aplicação de novos serviços, tais como chatbots, leitura de documentos em PDF, entre outros.
O ecossistema em nuvem é desenvolvido para manter alta disponibilidade e, em muitos casos, suportar picos de acesso, possibilitando ganhos de escala para permitir um ambiente seguro.
“Conseguimos desenvolver infinitas possibilidades para criação de um ecossistema de inovação em cloud com uma abordagem moderna, que tem como objetivo suportar e acelerar os processos para transformação digital do nosso cliente”, finaliza o executivo.
Sobre a Stefanini
A Stefanini é uma multinacional brasileira com 32 anos de atuação no mercado, que investe em um completo ecossistema de inovação para atender as principais verticais e auxiliar os clientes no processo de transformação digital.
Com ofertas robustas e alinhadas às tendências de mercado como automação, cloud, Internet das Coisas (IoT) e User Experience (UX), a empresa vem sendo reconhecida com várias premiações na área de inovação.
Atualmente, a multinacional brasileira conta com um amplo portfólio, que mescla soluções inovadoras de consultoria e marketing, mobilidade, campanhas personalizadas e inteligência artificial a soluções tradicionais como Service Desk, Field Service e outsourcing (BPO).
Presente em 41 países, a Stefanini foi apontada, pelo quarto ano consecutivo, como a quinta empresa transnacional mais internacionalizada, segundo ranking da Fundação Dom Cabral de 2018.