Últimas notícias

Fique informado

Saiba como funciona o eCAC, centro de atendimento virtual da Receita Federal. Ouça

31/03/2020

A Receita Federal do Brasil oferece uma série de benefícios ao contribuinte e o uso da Certificação Digital facilita acesso ao sistema, saiba como funciona o e-CAC

Artigo produzido pelo SERASA

Em primeiro lugar, o que é o e-CACEle é o centro de atendimento virtual da Receita Federal, é uma plataforma online, com ambiente seguro, que simplifica muitos processos fiscais e permite uma otimização maior da contabilidade.

Bem como é possível realizar diversas solicitações e solucionar problemas que demandariam um grande tempo em filas ou espera telefônica da Receita Federal. A plataforma que foi lançada em 2005, está em constante evolução e a cada dia novos serviços e funcionalidades são lançados, com o objetivo de chegar à digitalização completa.

Pessoas físicas e jurídicas que declaram o Imposto de Renda nos dois últimos anos possuem acesso à plataforma, que funciona como uma central de acesso para diversos serviços financeiros. Alguns dos serviços disponíveis, são:

  • Cadastro (como Cadastro de Atividade Econômica da Pessoa Física)
  • Certidões e situação fiscal
  • Cobrança e fiscalização (como Controle de Entrega de Declarações)
  • Declarações e demonstrativos (como Declaração de Imposto de Renda)
  • Dívida Ativa da União
  • Legislação e Processo (como Validação e Assinatura de Documentos Digitais)
  • Pagamentos e Parcelamentos
  • Regimes e Registros Especiais (como Programa Empresa Cidadã)
  • Restituição e Compensação (como compensação de ofício)
  • Senhas e procurações
  • Simples Nacional (como Restituição do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF)

Para quem é empregador doméstico, o eCAC permite conferir as guias emitidas e pagas no eSocial Doméstico, o que garante mais segurança e tranquilidade nesse processo. Veja mais detalhes das funcionalidades acessando aqui.

Como acessar?

Você pode realizar o processo de inscrição pelo site, o que pode ser um processo um pouco demorado. Ou acessar com um certificado digital (eCPF), que possuem uma série de benefícios e facilidades no e-CAC. Inclusive, muitas das funcionalidades é exclusiva para quem possui esta certificação.

Enfim, com o e-CPF você pode complementar dados do seu CPF, baixar declarações de Imposto de Renda de anos anteriores e acompanhar o andamento da declaração do IR depois de enviada. Saiba mais clicando aqui

Fonte: Blog Serasa

Dicas do Crypto ID: certificado digital para trabalho remoto com Fabiano Leite da Serasa Experian

Apesar da preocupação em reduzir o uso do papel, 63% das empresas ainda não assinam documentos no ambiente eletrônico, revela Serasa Experian Ouça

26% dos sites de operadoras de turismo não estão seguros para compras online, mostra estudo da Serasa Experian Ouça

Saiba das novidades no mercado de certificação digital pelo Crypto ID!

  Explore outros artigos!