Os certificados digitais permitem digitalizar todos os documentos físicos, o que elimina o uso de papéis, contribuindo para a sustentabilidade
No mês de agosto comemoramos o aniversário do certificado digital Serasa. Principalmente nos últimos anos, com o contexto da pandemia, trabalhamos muito para servir aos nossos consumidores a melhor experiência possível e conquistamos vários marcos importantes. Confira quais foram e os benefícios em usar um certificado digital.
Vantagens em usar um certificado digital
– Você contribui com a sustentabilidade –Os certificados digitais permitem digitalizar todos os documentos físicos, o que elimina o uso de papéis, contribuindo para a sustentabilidade.
Um exemplo são as notas fiscais eletrônicas (NF-e), que passaram a existir graças ao certificado digital. Entre os anos de 2006 e 2019, essas notas fiscais eletrônicas pouparam 88 bilhões de folhas de papel e 8,8 milhões de árvores. Além disso, o uso de certificados digitais permite reduzir os custos relacionados à compra, à impressão, ao manuseio e armazenamento de documentos.
– Você ganha eficiência e agilidade nos processos de trabalho –Com o processo totalmente eletrônico, os dados são armazenados em um local único, o que facilita a comunicação entre os setores da sua empresa e a consulta de informações.
As assinaturas à distância, realizadas com os certificados digitais, eliminam tempo de espera para autenticar documentos e reconhecer firma em cartório, por exemplo.
– Você garante a sua segurança nos ambientes virtuais – Os certificados digitais usam chaves criptografadas praticamente invioláveis para atestar a validade de informações.
Isso significa que suas assinaturas digitais não podem ser falsificadas e, ao entrar em ambientes virtuais, como sites de órgãos do governo, suas informações estão protegidas.
– Você tem vantagens na hora de declarar o IRPF –É possível fazer a declaração de Imposto de Renda com certificado digital diretamente no Portal e-CAC – que é o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal.
Além da garantia de segurança das informações, a pessoa física tem vários benefícios ao declarar o imposto com a certificação digital, como fazer o pré-preenchimento automático, retificar declarações de até cinco anos passados e acessar as declarações de anos anteriores. Em 2021, cerca de 60 mil declarações de IRPF foram feitas com certificado digital.
– Você pode emitir seu certificado digital sem sair de casa – Em março de 2021, o Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil aprovou a emissão primária de certificados digitais por videoconferência.
Essa medida garante praticidade e menos burocracia aos consumidores, que não precisam mais se deslocar a um posto de atendimento presencial para emitir o produto.
Importância dos certificados digitais durante o cenário de pandemia de Covid-19
Durante a pandemia de Covid-19, os certificados digitais apareceram em diversos contextos – econômicos e sociais – e contribuíram para que algumas adaptações ao “novo normal” acontecessem. Conheça algumas delas:
– Uso do certificado digital na telemedicina – A telemedicina foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Ministério da Saúde em março de 2020, em caráter emergencial, para ajudar nos atendimentos durante a pandemia de Covid-19 e evitar aglomerações em hospitais, clínicas e consultórios.
Apesar de se tratar de uma medida provisória, as teleconsultas continuam em 2021 e profissionais de saúde têm esperanças que o atendimento remoto seja regulamentado oficialmente, já que tem contribuído com o SUS e ampliado o acesso à saúde.
Com a autorização da telemedicina, médicos podem emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico, usando assinatura digital feita com certificado.
Isso permite ao paciente receber a receita prescrita pelo celular rapidamente e adquirir os medicamentos em qualquer farmácia ou posto de saúde.
– Certificados digitais apoiaram a abertura de novos negócios –O número de microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas jurídicas atingiu a maior marca de crescimento durante o ano de 2020 – situação impulsionada pelo aumento do desemprego, em que a população viu no pequeno negócio uma maneira de ganhar renda.
Foram 2,6 milhões novos MEIs, um crescimento de 6% em comparação com o ano anterior. Os certificados digitais apoiam os profissionais autônomos e pequenos empreendedores a economizar tempo e dinheiro, facilitando o processo de abertura de empresas, emissão de notas fiscais eletrônicas, assinatura de documentos e acesso a portais do governo – como e-Social e e-CAC.
– Emissão de certificado digital de forma segura –A emissão do certificado digital por videoconferência, já regulamentada atualmente, tinha sido implementada como medida de emergência, no início da pandemia, em 2020.
Isso possibilitou que as pessoas pudessem ter acesso aos serviços proporcionados pelo certificado digital, porém de forma segura e respeitando as normas de distanciamento social, sem precisar sair de casa.
No entanto, o processo era simplificado e não incluía as coletas e validações biométricas obrigatórias no procedimento regular. Dessa forma, em agosto de 2020, a emissão primária emergencial foi suspensa e só voltou de forma definitiva em março de 2021.
Open Banking: segunda fase no Brasil tem nova data de implementação
Serasa Experian lança novos modelos de certificado digital para operação no Open Banking
Quais os riscos de vender sem nota fiscal?
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!