Últimas notícias

Fique informado

Serasa comemora aniversário de sua unidade de Certificado Digital

2 de agosto de 2021

Spotlight

Philip R. Zimmermann apresenta o 3º episódio AET Security Topics: Quantum Key Distribution

Philip R. Zimmermann, um dos maiores criptógrafos, apresenta uma nova webserie. Não perca o 1º episódio! Com legenda em português!

15 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

A condição paradoxal do hacktivismo

O início dos anos 2000 foi marcado pela formação do movimento Anonymous e por ataques relevantes, classificados como hacktivistas.

1 de setembro de 2021

CertForum 2021: Fórum Mundial de Assinatura Digital

Como parte integrante do CertForum, será realizado o Fórum Mundial de Assinatura Digital, com o objetivo de ampliar o debate do uso da assinatura digital.

1 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

73,4% dos empreendedores estão vendendo online durante a pandemia, revela pesquisa da Serasa Experian

Redes sociais lideram a lista de canais mais usados pelas micro, pequenas e médias empresas para comercializar produtos e serviços, revela pesquisa da Serasa Experian

12 de maio de 2021

Serasa Experian e Incognia firmam parceria para reforçar plataforma de prevenção a fraudes

Solução de identidade mobile por localização da Incognia foi integrada à plataforma CrossCore, da Serasa Experian trazendo mais agilidade para processos de onboarding, logins e transações

12 de maio de 2021

Serasa Experian dá início à emissão primária de certificado digital por videoconferência com a CNH. Ouça!

A Serasa Experian inicia o processo de emissão primária do certificado digital por videoconferência através da consulta da CNH

24 de março de 2021

Veja o que diz a Serasa sobre as mudanças na declaração IRPJ 2021. Ouça

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas.

3 de fevereiro de 2021

Serasa esclarece: Quem tem MEI precisa de certificado digital? Ouça

O certificado digital ajuda a facilitar a rotina do MEI, pois agiliza o fluxo de tramitações com a Receita Federal, permite assinar com validade jurídica documentos digitais e acessar serviços online

16 de dezembro de 2020

Os certificados digitais permitem digitalizar todos os documentos físicos, o que elimina o uso de papéis, contribuindo para a sustentabilidade

No mês de agosto comemoramos o aniversário do certificado digital Serasa. Principalmente nos últimos anos, com o contexto da pandemia, trabalhamos muito para servir aos nossos consumidores a melhor experiência possível e conquistamos vários marcos importantes. Confira quais foram e os benefícios em usar um certificado digital.

Vantagens em usar um certificado digital

Você contribui com a sustentabilidade –Os certificados digitais permitem digitalizar todos os documentos físicos, o que elimina o uso de papéis, contribuindo para a sustentabilidade.

Um exemplo são as notas fiscais eletrônicas (NF-e), que passaram a existir graças ao certificado digital. Entre os anos de 2006 e 2019, essas notas fiscais eletrônicas pouparam 88 bilhões de folhas de papel e 8,8 milhões de árvores. Além disso, o uso de certificados digitais permite reduzir os custos relacionados à compra, à impressão, ao manuseio e armazenamento de documentos.

Você ganha eficiência e agilidade nos processos de trabalho –Com o processo totalmente eletrônico, os dados são armazenados em um local único, o que facilita a comunicação entre os setores da sua empresa e a consulta de informações. 

As assinaturas à distância, realizadas com os certificados digitais, eliminam tempo de espera para autenticar documentos e reconhecer firma em cartório, por exemplo.

Você garante a sua segurança nos ambientes virtuais – Os certificados digitais usam chaves criptografadas praticamente invioláveis para atestar a validade de informações.

Isso significa que suas assinaturas digitais não podem ser falsificadas e, ao entrar em ambientes virtuais, como sites de órgãos do governo, suas informações estão protegidas.

Você tem vantagens na hora de declarar o IRPF –É possível fazer a declaração de Imposto de Renda com certificado digital diretamente no Portal e-CAC – que é o Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal.

Além da garantia de segurança das informações, a pessoa física tem vários benefícios ao declarar o imposto com a certificação digital, como fazer o pré-preenchimento automático, retificar declarações de até cinco anos passados e acessar as declarações de anos anteriores. Em 2021, cerca de 60 mil declarações de IRPF foram feitas com certificado digital.

Você pode emitir seu certificado digital sem sair de casa – Em março de 2021, o Comitê Gestor da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – CG ICP-Brasil aprovou a emissão primária de certificados digitais por videoconferência.

Essa medida garante praticidade e menos burocracia aos consumidores, que não precisam mais se deslocar a um posto de atendimento presencial para emitir o produto.

Importância dos certificados digitais durante o cenário de pandemia de Covid-19

Durante a pandemia de Covid-19, os certificados digitais apareceram em diversos contextos – econômicos e sociais – e contribuíram para que algumas adaptações ao “novo normal” acontecessem. Conheça algumas delas:

Uso do certificado digital na telemedicina – A telemedicina foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Ministério da Saúde em março de 2020, em caráter emergencial, para ajudar nos atendimentos durante a pandemia de Covid-19 e evitar aglomerações em hospitais, clínicas e consultórios.

Apesar de se tratar de uma medida provisória, as teleconsultas continuam em 2021 e profissionais de saúde têm esperanças que o atendimento remoto seja regulamentado oficialmente, já que tem contribuído com o SUS e ampliado o acesso à saúde.

Com a autorização da telemedicina, médicos podem emitir atestados ou receitas médicas em meio eletrônico, usando assinatura digital feita com certificado. 

Isso permite ao paciente receber a receita prescrita pelo celular rapidamente e adquirir os medicamentos em qualquer farmácia ou posto de saúde.

Certificados digitais apoiaram a abertura de novos negócios –O número de microempreendedores individuais (MEIs) e pessoas jurídicas atingiu a maior marca de crescimento durante o ano de 2020 – situação impulsionada pelo aumento do desemprego, em que a população viu no pequeno negócio uma maneira de ganhar renda.

Foram 2,6 milhões novos MEIs, um crescimento de 6% em comparação com o ano anterior. Os certificados digitais apoiam os profissionais autônomos e pequenos empreendedores a economizar tempo e dinheiro, facilitando o processo de abertura de empresas, emissão de notas fiscais eletrônicas, assinatura de documentos e acesso a portais do governo – como e-Social e e-CAC.

Emissão de certificado digital de forma segura –A emissão do certificado digital por videoconferência, já regulamentada atualmente, tinha sido implementada como medida de emergência, no início da pandemia, em 2020.

Isso possibilitou que as pessoas pudessem ter acesso aos serviços proporcionados pelo certificado digital, porém de forma segura e respeitando as normas de distanciamento social, sem precisar sair de casa. 

No entanto, o processo era simplificado e não incluía as coletas e validações biométricas obrigatórias no procedimento regular. Dessa forma, em agosto de 2020, a emissão primária emergencial foi suspensa e só voltou de forma definitiva em março de 2021.

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo.

Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Acesse o site da Serasa Experian Certificado Digital e acompanhe o conteúdo publicado pelo CRYPTO ID aqui!

Open Banking: segunda fase no Brasil tem nova data de implementação

Serasa Experian lança novos modelos de certificado digital para operação no Open Banking

Quais os riscos de vender sem nota fiscal?

Acompanhe os principais movimentos brasileiros e mundiais em torno de Privacidade e Proteção de Dados aqui no Crypto ID.