O novo padrão de certificação digital fortalece a segurança do eSocial, tornando a administração de informações mais prática
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) surgiu para facilitar a administração das informações dos trabalhadores. O governo federal desenvolveu a plataforma com esse propósito.
Agora, o eSocial passou a adotar um novo padrão de certificação digital. A equipe técnica escolheu a combinação do padrão de segurança SHA-384 com o algoritmo RSA. Essa mudança, portanto, torna a autenticação e a transmissão de dados mais robustas e seguras.
A atualização, no entanto, não altera a validade dos certificados digitais com padrão ICP-Brasil. Segundo a Soluti, maior certificadora digital do país, o novo padrão impacta apenas sistemas que se conectam ao eSocial. Entre eles estão navegadores, softwares, sistemas operacionais e soluções integradas, como ERP, DP e RH.
Para garantir o bom funcionamento da plataforma, as empresas devem usar programas compatíveis com o SHA-384. Caso contrário, sistemas, bibliotecas ou frameworks que não suportam essa tecnologia tendem a apresentar falhas na comunicação segura (handshake TLS).
A falta de compatibilidade, por sua vez, bloqueia o envio de informações e prejudica a transmissão das obrigações. Isso afeta folhas de pagamento, guias como a DCTFWeb e o FGTS Digital, além de eventos periódicos e não periódicos.
Por esse motivo, o governo federal recomenda que as empresas substituam sistemas com padrões antigos, como o OpenSSL. A orientação, nesse sentido, é priorizar programas atualizados e compatíveis com SHA-384 + RSA.
Além disso, o eSocial sugere que os profissionais de TI realizem testes nos ambientes de pré-produção. Dessa forma, é possível confirmar se os sistemas seguem as novas exigências de segurança.
Essa atualização está alinhada com as diretrizes da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil). O padrão SHA-384, aliás, oferece alta proteção contra ataques cibernéticos, como interceptações de dados e colisões de hash.
Fonte: Soluti
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui!
Soluti destaca a segurança digital como alicerce da inovação financeira no Febraban Tech 2025
Economia e eficiência: como a impressão digital redefine a gestão hospitalar
Como o Certificado Digital transforma a rotina do contador moderno

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica pessoas físicas ou jurídicas e coisas na internet. Leia mais e se aprofunde na coluna de Certificado Digital!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!