Últimas notícias

Fique informado

Assembleia Digital: como melhorar os processos do backoffice e a experiência dos acionistas?

19 de maio de 2021

Spotlight

Zero Trust e viagens pós-COVID ocupam o centro das atenções no Identity Week 2021

Identity Week 2021 será realizado de 22 a 23 de setembro de 2021 em Londres e reúne as mentes mais brilhantes do setor de identidades.

27 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

A novidade é que, agora, é possível realizar Assembleia Digital, estruturando o processo de forma eficiente e segura

Faz parte da gestão de instituições como bancos, fundos de investimento e associações financeiras a realização periódica de Assembleias, reunindo acionistas, associados e sócios para deliberar sobre assuntos de interesse.

A novidade é que, agora, é possível realizar Assembleias Digitais, estruturando o processo de forma eficiente e segura. Em especial, em um contexto que pede o distanciamento social em atenção à saúde de todos os envolvidos.

Em linha com a crescente integração de tecnologias ao setor financeiro, plataformas para a realização virtual das assembleias se mostram estratégicas para as instituições.

Afinal, elas  melhoram os fluxos no backoffice, gerando uma redução nos custos, ganhos em produtividade e drástica redução do retrabalho.

Realizadas periodicamente, as Assembleias demandam do backoffice o tratamento de um grande volume de informações, produção de extensa documentação (como editais e atas) e maciça articulação com entidades de auditoria para validação dos balanços e relatórios contábeis.

Tudo isso, respeitando os prazos estipulados pela legislação nacional e prezando pelo sigilo e integridade dos dados.

De forma complementar, o backoffice precisa atentar-se também ao disposto na legislação brasileira (Medidas Provisórias e Leis), regulamentação do Banco Central e instruções de entidades como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Afinal, a Assembleia precisa ser conduzida de forma a ter validade jurídica, transparência e isonomia.

Integrando-se ao rol de desafios do backoffice financeiro, têm-se ainda a necessidade de engajar e possibilitar uma experiência de excelência aos acionistas para assegurar, inclusive, a validade legal da votação, observando o quorum necessário.

O acionista, por sua vez, precisa contar com uma plataforma intuitiva e transparente para registrar o seu voto e, assim, deliberar sobre o futuro da organização da qual faz parte. 

Para os desafios, soluções inteligentes. Quer saber como sua Assembleia pode ser mais assertiva e eficiente? Continue a leitura e confira.

Como funciona a Assembleia Digital?

Desenvolvida pela Soluti, a plataforma para a realização virtual das assembleias digitaliza os processos. Dessa forma, a solução possibilita ganho de tempo e eficiência, com foco na transparência e segurança.

Nativamente articulada e responsiva a outros sistemas, a plataforma de Assembleia Digital centraliza documentos como Editais de convocação, votos dos acionistas e Atas assembleares. Assim, o backoffice passa a dispor dos dados e históricos das Assembleias de forma sempre atualizada, segura e completa.

Vale destacar que a plataforma foi desenvolvida em atenção à regulamentação do Banco Central (Bacen) e o disposto pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), além de observar a legislação pertinente às instituições financeiras.

Assembleia Digital em 5 passos

Simplificando etapas para otimizar os resultados, a solução permite a realização dos eventos assembleares em 5 etapas.

1 – Cadastre a sua Assembleia.
2- Convoque os acionistas, integrando o evento à agenda e notificando-os via e-mail.
3 – Realize virtualmente a sua Assembleia.
4 – Registre e apure digitalmente os votos.
5 – Gere o mapa de votos e finalize o seu evento.

Vantagens da Assembleia Digital

Com a oportunidade de realização virtual, as Assembleias se tornam estrategicamente mais ágeis, fato esse que se alinha a um perfil de acionistas cada vez mais conectados e que prezam pela experiência virtual. 

Entre as principais vantagens da plataforma de Assembleia Digital da Soluti, destacam-se:

Flexibilidade: adaptável e em melhoria contínua, a solução consegue atender e adequar-se ao perfil de cada instituição.

Comunicação: propicia uma comunicação mais assertiva entre investidores e emissores.

Segurança: identificação segura dos acionistas, além de possibilitar um ambiente seguro para acesso às Assembleias e votações.

Confiabilidade: transparência em todas as fases do processo.

Equidade: igualdade no tratamento de todos os participantes da assembleia.

Fonte: Soluti Responde

Soluti cresce 43% em 2020 e prepara nova sede sustentável em Goiânia

As vantagens do sistema de Emissão Online da Soluti para a contabilidade

Soluti patrocina Jornada do Contador 100k

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech, que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas. 

Seu portifólio de produtos propicia segurança e confiabilidade nas transações nos meios eletrônicos, com a aplicação de identificação digital e criptografia. Em 2020, a empresa emitiu mais de dois milhões de Certificados Digitais, mantendo-se líder nacional nesse mercado.

Toda a sua linha de soluções gera mobilidade, conectividade e praticidade ao dia a dia de profissionais liberais, pessoas físicas e companhias de todos os portes e setores, como bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e telecoms.

A Soluti iniciou suas atividades em 2007 e hoje está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, expandido sua atuação no país por meio de aquisição de empresas, aportes e parcerias estratégicas com companhias que são referências mundiais em segurança da informação e tecnologia.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!