A Autoridade de Registro é vinculada a uma Autoridade Certificadora, que, principalmente, identifica os titulares dos Certificados Digitais
A transformação digital também se refletiu na prestação de serviços e investir na digitalização das mais variadas tarefas tem se tornado uma tendência cada vez mais promissora. Nesse cenário, cresce o número de pessoas interessadas em saber como montar uma Autoridade de Registro.
É impossível falar em Autoridade Certificadora (AC) e não fazer a conexão com o Certificado Digital, exemplo de tecnologia que vem se tornando comum em transações comerciais no meio eletrônico por conta das suas facilidades e diferenciais.
E os números só mostram o quanto o mercado de Certificação Digital tem se expandido: acima de 20% a cada ano, reforçando ainda mais a necessidade de haver uma AC para a emissão desse documento.
Se você é uma das pessoas que está pensando em empreender nesse mercado continue lendo este artigo para saber mais sobre como montar uma Autoridade de Registro e benefícios. Confira!
O que é uma Autoridade de Registro?
A Autoridade de Registro (AR) faz parte da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira, a ICP-Brasil, um sistema unificado e nacional para identificação digital de pessoas físicas e jurídicas, além de equipamentos e aplicações.
Dentre as atividades realizadas pela ICP-Brasil destacamos a Certificação Digital, que funciona como uma assinatura eletrônica com todos os dados do seu titular – que pode ser pessoa física ou jurídica. Essa tecnologia utiliza chaves criptográficas para gerar uma identidade digital exclusiva e segura.
Como funciona uma Autoridade de Registro?
A Autoridade de Registro é vinculada a uma Autoridade Certificadora, que tem como principal funcionalidade identificar os titulares dos Certificados Digitais ICP-Brasil. Portanto, ela é a responsável pelo recebimento, validação e encaminhamento de solicitações de emissão ou revogação de Certificados Digitais.
É importante ressaltar que, para que a emissão de um Certificado Digital seja um processo confiável e sem qualquer possibilidade de fraudes, existe uma hierarquia, prevista pela ICP-Brasil, entre as entidades e empresas.
A mais importante delas é a Autoridade Certificadora Raiz (AC-Raiz), seguida pelas Autoridades Certificadoras de primeiro e segundo nível, as Autoridades de Registros e o usuário final.
A AC-Raiz é autoridade máxima no Brasil e sua função é elaborar e publicar as normas e regras sobre a Certificação Digital para que as demais entidades atuem de forma ética e responsável.
Também é de responsabilidade da Autoridade Certificadora Raiz emitir, expedir, distribuir, revogar e gerenciar os Certificados das Autoridades Certificadoras de nível imediatamente subsequente ao seu.
A Autoridade Certificadora de primeiro nível, como a Soluti, autentica, emite, revoga e faz a gestão dos Certificados Digitais das Autoridades Certificadoras de segundo nível, que, por sua vez, são responsáveis pela autenticação, emissão, revogação e gestão dos Certificados Digitais solicitados pela Autoridade de Registro.
Já a Autoridade de Registro realiza o atendimento ao usuário final. Essa entidade recebe a demanda, colhe e valida a documentação e, estando tudo correto, ela encaminha o pedido de Certificação à Autoridade Certificadora.
Vale destacar que ainda existe a Autoridade Certificadora Privada que não faz parte da hierarquia da ICP-Brasil. Essa entidade tem suas próprias regras relacionadas ao uso do documento emitido, utilizado apenas dentro da empresa.
4 dúvidas respondidas sobre como montar uma Autoridade de Registro
1. Quem pode ser uma Autoridade de Registro?
Para ser uma AR parceira da Soluti, por exemplo, só é preciso ter uma empresa constituída em formato LTDA ou EIRELI, passar pelo processo de credenciamento junto ao ITI e fazer um investimento inicial.
2. Como montar uma Autoridade de Registro?
Você, que está lendo este conteúdo, como o intuito de ter dicas de como montar uma Autoridade de Registro precisa ter vínculo operacional junto a uma Autoridade Certificadora (AC), ter uma sede administrativa, atender às Políticas de Certificados Digitais, possuir um espaço físico para atendimento ao público e recursos de lógica e segurança física adequados a essa atividade.
3. Quanto fatura uma Autoridade de Registro?
O rendimento varia de acordo com o volume de negócios e o tipo de remuneração, já que a Autoridade de Registro é comissionada conforme a validação de dados dos Certificados Digitais e também pela venda direta desses Certificados.
4. Quais são os mercados atendidos por uma Autoridade de Registro?
São muitas as áreas que podem ser atendidas por uma Autoridade de Registro. Destacamos quatro delas: advocacia, contabilidade, mercado financeiro e saúde.
Quais as vantagens de montar uma Autoridade de Registro Soluti?
Rentabilidade e lucro atraentes
Por se tratar de um mercado em franco crescimento, é possível obter uma boa rentabilidade e lucro. Comprovadamente existe uma demanda por Autoridades de Registro, principalmente se atuarem em conjunto com uma Autoridade Certificadora já validada no mercado.
Baixo investimento
Uma das vantagens mais atrativas desse modelo de negócio é o baixo investimento inicial. Ou seja, ele é perfeito para os empreendedores que não dispõem de um grande capital para investimento.
Expansão do Certificado Digital
Sem dúvida, o Certificado Digital é, atualmente, uma das formas mais seguras que a pessoa física ou jurídica tem para realizar transações financeiras e trocar informações sensíveis em ambientes online.
A Certificação, além de garantir a validade jurídica de atos, também serve para operações privadas.
Suporte comercial
Depois de registrada no ITI, a nova AR passa a receber suporte de um gerente-executivo de contas da Soluti, que irá responder todas as dúvidas, além de promover reuniões periódicas.
Treinamentos
A Soluti oferece treinamentos a todo novo parceiro, um diferencial valioso porque ao promover o aumento da receita e ampliar novas oportunidades de mercado, os resultados são alcançados mais rapidamente.
Participação em eventos exclusivos
Anualmente, a Soluti promove a Convenção de Parceiros para integrar, promover conteúdo de qualidade e apresentar as novidades do mercado. Uma oportunidade excelente para os parceiros se inteirarem melhor do mercado, trocando experiências entre si.
Pesquisa de satisfação
Outro evento realizado anualmente é a pesquisa de satisfação. Eficaz, este levantamento identifica novas oportunidades de negócios, além de melhorar o relacionamento e desenvolvimento da rede de parceiros.
Agora que você já sabe melhor como funciona uma AR, e todas as vantagens em ter a Soluti ao seu lado, chegou a hora de dar os próximos passos.
Fonte: Soluti Responde
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
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