Últimas notícias

Fique informado

Certificado Digital para rescisão: tire suas dúvidas a respeito

27 de maio de 2021

Spotlight

Tecnologia referência em segurança chega ao ramo educacional através da CredDefense

Além de universidades e faculdades, a CredDefense quer oferecer seus serviços para escolas de ensino fundamental e médio e também para cursinho pré-vestibular

8 de junho de 2021

Philip Zimmermann: “Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0.”

PGP Marks 30th Anniversary – 6 June 2021 – Today marks the 30th anniversary of the release of PGP 1.0

8 de junho de 2021

O que é uma cifra de bloco e como ela funciona para proteger seus dados?

Uma cifra de bloco tem alta difusão (as informações de um símbolo de texto simples são distribuídas em vários símbolos de texto cifrado).

7 de junho de 2021

Comissão Europeia propõe uma identidade digital segura e de confiança para todos os europeus

As Orientações da Comissão para a digitalização até 2030 definem uma série de metas e marcos que a identidade digital europeia ajudará a alcançar.

7 de junho de 2021

O uso do Certificado Digital para a rescisão garante uma camada maior de proteção às informações, garantindo a autenticidade dos processos ali realizados

Uma série de mudanças nas exigências de processos nas organizações tem ocorrido nos últimos anos, justamente para facilitar processos, trazer mais segurança para o dia a dia dos negócios e viabilizar os processos das instituições. Por isso, é importante que você esteja atento para todos esses pontos.

Uma das obrigações que sua empresa precisa observar é o uso do Certificado Digital para rescisão de contrato. Você já utiliza tal modelo em seu negócio? Sabe como ele deve ser aplicado? Continue lendo e tire suas dúvidas sobre o tema.

O Certificado Digital é obrigatório para rescisão de contrato de trabalho?

A resposta é: sim. Desde 2013, por meio de uma Portaria publicada pelo Ministério do Trabalho, tornou-se obrigatório que, para homologação dos processos de rescisão de trabalho, fosse preciso ser feito o registro mediante Certificado Digital.

O processo é realizado pelo sistema HomologNet, criado exatamente para a homologação de processos dessa natureza.

Além disso, toda demissão ou contratação precisa ser informada para os órgãos governamentais por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ― Caged. E, para que o acesso seja concedido, é necessário o uso do Certificado Digital.

Quais são as vantagens do Certificado Digital para a rescisão?

O próprio processo de homologação digital é, por si, mais vantajoso para os negócios. Isso porque, por ele, é possível garantir mais transparência e respaldo jurídico aos colaboradores.

Afinal, o registro e cálculos oficiais minimiza as chances de erros nesse tipo de situação e reduz, posteriormente, ações trabalhistas contra o negócio. Além disso, o uso do Certificado Digital traz vantagens, como veremos a seguir.

Mais segurança

A Certificação Digital para a rescisão garante uma camada maior de proteção às informações, garantindo a autenticidade dos processos ali realizados.

Assim, tanto colaborador quanto empresa estarão mais seguros de que nenhum dado dessa natureza será registrado, sem a anuência das partes envolvidas.

Redução no uso de papel

Outro ponto importante é que a adoção da homologação online, por meio do Certificado Digital, auxilia na redução do uso de papel nas organizações.

As relações contratuais continuam ocorrendo de modo seguro, contudo, sem a necessidade de arquivos físicos. Com isso, sua empresa não precisa gastar dinheiro com impressão e manutenção de arquivos físicos.

Diminuição de burocracias

Outro ponto importante é a minimização de burocracias. Anteriormente, o processo passava pela assinatura das partes e, depois, pelo reconhecimento de firma em cartório.

Hoje, a homologação digital permite que, com o uso do Certificado Digital, seja atestada a identidade digital da empresa, sem precisar realizar reconhecimentos externos.

Mais precisão nas ações trabalhistas

Como o sistema utiliza cálculo próprio, o valor do acerto é preciso, o que evita discordâncias entre você e o colaborador com quem está rescindindo o contrato.

Com isso, as chances de divergências que levam a uma ação judicial caem consideravelmente, e é possível evitar problemas que prejudiquem a saúde financeira da empresa.

Adequação para o cenário atual

Como é sabido, a pandemia do novo coronavírus trouxe uma série de transformações que aceleraram a adesão de novas tecnologias, métodos e técnicas no dia a dia.

Com isso, as organizações que já implementarem o Certificado Digital, devido à necessidade de homologação de processos, sairão à frente para outras questões no futuro.

Por exemplo, a adesão de uma cultura paperless em seu negócio pode ser potencializada, justamente pela adesão do Certificado Digital, passando a adotar documentação eletrônica no negócio.

É mais praticidade, impulsionada por questões obrigatórias para as organizações.

Como funciona a homologação digital na prática?

Para realizar o processo de homologação da rescisão de contrato, o contador deverá acessar o endereço do HomologNet, com os dados cadastrais da empresa (fornecidos por meio do Certificado Digital) e do colaborador que será desligado.

A partir disso, devem ser inseridas as informações necessárias para que se registre o processo.

Daí, o sistema fará o cálculo das verbas rescisórias, de forma automatizada, permitindo processos mais transparentes para o colaborador, que saberá o quanto tem direito no processo de rescisão.

Isso também traz mais segurança jurídica para a empresa.

Como adquirir um Certificado Digital?

Bom, diante de tudo que falamos, você pode perceber que, mais do que uma vantagem competitiva, o Certificado Digital é uma obrigatoriedade para as organizações realizarem uma série de procedimentos, por exemplo, na hora de usar o HomologNet, Caged, e-Social, entre diversas outras obrigações fiscais do negócio.

É fundamental que você faça a aquisição de um Certificado Digital com uma Autoridade Certificadora de confiança, como a Soluti.

Em seguida, será necessário fazer o envio de documentos para comprovar a identidade de quem está fazendo a aquisição e a validação. Por isso, lembre-se de deixar os documentos previamente separados.

Diante do contexto da pandemia, no qual o contato pessoal deve ser evitado (principalmente pelas limitações de deslocamento implementadas nas cidades), atualmente é possível fazer a verificação de identidade do Certificado Digital por videoconferência.

Com isso, garante-se mais praticidade no processo, já que não é preciso dispender tempo com deslocamento, além de proteger os colaboradores e clientes.

Após a validação ser aprovada, você terá acessa a emissão e uso do seu Certificado Digital:

– nos casos de Certificado A1, estará autorizado para baixar o arquivo e instalá-lo na máquina em que ele deverá ser utilizado.

– nos casos de Certificado A3 por meio de Token ou Smartcard, restará autorizado para baixar o arquivo e fazer a emissão direto na mídia criptográfica e utilizar em seguida. Caso não possua a mídia, será necessário adquirir em uma loja da Soluti ou em sua rede de parceiros.

– nos casos de Certificado Digital em nuvem, basta fazer o download do app Bird ID e fazer a emissão, simples e rápido.

O uso do Certificado Digital para rescisão é fundamental na homologação do processo, contudo, seu uso pode trazer outros benefícios diversos para seu dia a dia.

Por isso, é importante que você esteja atento para trazer a nova era dos processos das organizações, impulsionada pela Transformação Digital, para seu negócio.

Fonte: Soluti Responde

Sobre Soluti

A Soluti é uma Autoridade Certificadora de 1º nível ICP presente em todos os estados do Brasil.

Além de um Suporte completo à disposição com especialistas em Certificação Digital, disponibiliza benefícios diferenciados pelas parcerias fechadas com as maiores empresas de tecnologia do Mundo!

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Soluti inova e lança nova versão do app Bird Id

Soluti e BSSP realizam a 2ª edição do Congresso Nacional Online Pensar Contabilidade

Soluti cresce 43% em 2020 e prepara nova sede sustentável em Goiânia