Últimas notícias

Fique informado

Como evitar golpes e garantir segurança dos dados em APPs corporativos

12 de julho de 2021

Spotlight

Zero Trust e viagens pós-COVID ocupam o centro das atenções no Identity Week 2021

Identity Week 2021 será realizado de 22 a 23 de setembro de 2021 em Londres e reúne as mentes mais brilhantes do setor de identidades.

27 de setembro de 2021

NSA publica atualização sobre criptografia resistente a quantum

A NSA publicou o FAQ “Quantum Computing and Post-Quantum Cryptography. Confira nesse artigo!

3 de setembro de 2021

CertForum 21: evento on-line para quem quer saber tudo sobre identificação digital e documentos eletrônicos

O CertForum é realizado pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e organizado pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia em Identificação Digital (ABRID).

31 de agosto de 2021

Soluti e BSSP realizam a 2ª edição do Congresso Nacional Online Pensar Contabilidade

Congresso 100% gratuito e online destinado a profissionais e estudantes

21 de maio de 2021

Soluti cresce 43% em 2020 e prepara nova sede sustentável em Goiânia

Com inauguração prevista para o segundo semestre do ano, instalação terá certificação LEED e abrigará Data Center em Goiânia

29 de abril de 2021

As vantagens do sistema de Emissão Online da Soluti para a contabilidade

A Soluti é pioneira nesse sistema que simplifica como nunca a aquisição de Certificados e traz mais satisfação aos clientes de sua contabilidade.

5 de abril de 2021

O desenvolvimento e uso de APPs corporativos mostra uma evolução para diversos setores e traz muitas facilidades para as organizações e clientes

Com a pandemia, tem havido uma proliferação nunca vista antes de desenvolvimento de aplicações móveis em praticamente todas as organizações, que criaram seus APPs para disponibilizar nas lojas de aplicativos.

Ter um app próprio virou questão de sobrevivência para muitos negócios. A prova disso, é que segundo dados da Think Tank Pew Research Center, de fevereiro deste ano, o Brasil é o segundo país onde o mercado de apps mais cresce. E a expectativa é de que até 2021 o setor seja responsável por movimentar US$ 6,3 trilhões no mundo.

No entanto, o processo de criação dessas aplicações tem sido na maior parte realizado por equipes descentralizadas que utilizam sets de ferramentas de desenvolvimento diferentes.

Há, portanto, um crescente uso da integração entre diferentes aplicações, de diferentes empresas usuárias, por meio de APIs. Sem contar que, em geral, essas implementações estão acontecendo em ambientes de nuvem privada, pública ou híbrida.

Isso aponta para uma grande preocupação com segurança desses apps privados desenvolvidos em grande escala.

Cada aplicação tem sua própria especificação, não existe uma regra geral, já que a aplicação foi construída para suportar diferentes processos de negócios em diferentes empresas e verticais. 

O desenvolvimento e uso de apps corporativos mostra uma evolução para diversos setores e traz muitas facilidades para as organizações e clientes. No entanto, aumentam as preocupações com a segurança dos dados e informações sigilosas que são um prato cheio para os cibercriminosos.

Lucas Vieira, Gerente de Produto da Soluti

Segundo, Lucas Vieira, Gerente de Produto da Soluti, especializada em segurança e certificação digital, o desenvolvimento de aplicativos requer alguns cuidados para garantir a proteção dos dados da empresa e do usuário.

Entre os principais pontos está seguir termos de desempenho, segurança e tecnologia de fabricantes de dispositivos móveis e plataformas de desenvolvimento.

Outro fator importante é fazer com que a comunicação entre o app e o servidor seja realizada de forma segura. “Aqui destaca-se o uso de certificados como SSL/TLS que são protocolos de criptografia projetados para internet que possibilitam uma interação segura entre as duas pontas na inserção de dados sensíveis, impedindo a interceptação por terceiros”, explica.

Confira abaixo algumas dicas do especialista para evitar golpes e garantir a  segurança ao criar um aplicativo:

Exija senha segura

É importante exigir aos usuários um mínimo de segurança no cadastro da senha, com um determinado número de caracteres. Impedir que os usuários reutilizem senhas antigas e um sistema de bloqueio após tentativas erradas.

Bloqueio por inatividade

O dispositivo deve possuir mecanismo de bloqueio automático após um período de inatividade, evitando acesso de terceiros e pessoas não autorizadas em caso de perda ou se o usuário esqueceu o seu celular em outro lugar, por exemplo.

Fazer backups

Realizar cópias de segurança dos dados mais importantes armazenados no dispositivo, permitindo fazer sua restauração em caso de perda e a manter suas informações protegidas.

Implementar autenticação segura

Construir páginas de inscrição e login seguras para uso e que permitam aos usuários ampliar o nível de segurança com senhas de dois fatores de autenticação. Ou seja, uma camada extra de segurança é adicionada à sua conta além da senha para evitar que seja roubada.

Manter a segurança com o back-end

O desenvolvimento do back-end, ou seja, tudo o que fica por trás das ações do aplicativo é extremamente importante para assegurar a funcionalidade das aplicações com códigos de programação. Se o back-end não for feito corretamente pode ocasionar vazamentos de dados, roubos e invasões no sistema.

Ter um bom Front-end

Um aplicativo seguro deve ter uma boa interface que valorize a marca e passe profissionalismo ao usuário. Um bom Front-end transmite confiança para efetuar transações e realizar a integração de forma segura.

Solicite permissões

Limite o número de permissões solicitadas pelo app, assim é possível reduzir o risco do uso indevido acidental dessas permissões, além de melhorar a usabilidade e tornar o app menos vulnerável a invasores.

Fonte: Soluti Responde

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech, que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas. 

Seu portifólio de produtos propicia segurança e confiabilidade nas transações nos meios eletrônicos, com a aplicação de identificação digital e criptografia. Em 2020, a empresa emitiu mais de dois milhões de Certificados Digitais, mantendo-se líder nacional nesse mercado.

Toda a sua linha de soluções gera mobilidade, conectividade e praticidade ao dia a dia de profissionais liberais, pessoas físicas e companhias de todos os portes e setores, como bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e telecoms.

A Soluti iniciou suas atividades em 2007 e hoje está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, expandido sua atuação no país por meio de aquisição de empresas, aportes e parcerias estratégicas com companhias que são referências mundiais em segurança da informação e tecnologia.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Soluti inova e lança nova versão do app Bird Id

Como o Certificado Digital te ajuda a evitar multas e sanções da LGPD

Cuidados que precisamos adotar com as novas rotinas virtuais. Entrevista com Lucas Vieira

Acompanhe os principais movimentos brasileiros e mundiais em torno de Privacidade e Proteção de Dados aqui no Crypto ID.