Últimas notícias

Fique informado

Conheça as 6 vantagens de declarar o IR com Certificado Digital – Ouça

24/04/2019

Com o intuito de tornar o cumprimento das obrigações principais e acessórias mais simples, seguro e acessível aos contribuintes, a Receita Federal vem modernizando seus processos ao longo dos anos.

  Ouça no final da matéria!

O avanço da tecnologia, somado às mudanças nos padrões das comunicações, nesse contexto, contribuiu para a formulação de um modelo 100% online, o qual permite, por exemplo, declarar IR com Certificado Digital de maneira remota e totalmente válida.

Além de simplificar o cumprimento dessa obrigação, o Certificado Digital traz uma série de outras vantagens para o utilizador quando o assunto é a declaração de Imposto de Renda. A seguir, listamos 6 delas que comprovam que optar por essa tecnologia é uma decisão inteligente. Continue a leitura e confira!

1. Preenchimento online da declaração

Uma das grandes vantagens que pode ser aproveitada pelo portador de um Certificado Digital é a possibilidade de realizar o preenchimento da declaração de IR de maneira online, utilizando-se, inclusive, de uma declaração pré-preenchida, na qual é preciso apenas fazer a correção de eventuais dados.

Com isso, o contribuinte fica dispensando de baixar o programa específico para o preenchimento e envio da declaração, realizando todo o processo diretamente pelo portal da Receita, um ambiente seguro e acessível apenas mediante autenticação eletrônica por meio de um Certificado Digital válido, em padrão ICP-Brasil, expedido por uma Autoridade Certificadora (AC).

Nesse ponto, vale destacar, que a Soluti possui larga experiência no mercado de Certificação Digital, sendo a maior AC do Brasil em número de emissões de Certificados em 2019, além de trabalhar com diferentes tipos de soluções relacionadas a esse tipo de tecnologia.

2. Possibilidade de utilizar a mesma infraestrutura para outros tipos de documentos

Outro benefício que se destaca em relação ao uso do Certificado Digital para o preenchimento e envio da declaração de IR é a possibilidade de se utilizar o Certificado para outras finalidades. Ou seja, o contribuinte não tem que adquirir o Certificado com a finalidade única e exclusiva de envio da declaração.

Na prática, a declaração online é viabilizada mediante o uso de um Certificado Digital do tipo e-CPF, o qual também permite a realização de uma série de outros processos em plataformas digitais, como assinar contratos, de qualquer lugar e a qualquer hora, acessar sistemas de escrituração contábil e emissão de nota fiscal, além de ser possível fazer a renovação de sua CNH pela internet, nos estados em que o Detran forneça essa facilidade.

Assim sendo, ao adquirir o Certificado Digital, o titular passa a poder não só preencher a sua declaração de IR online, mas também a utilizar a mesma infraestrutura para outras tarefas, o que reforça a versatilidade dessa tecnologia.

3. Praticidade na hora de validar o acesso ao ambiente restrito da Receita Federal

Como se sabe, uma das principais funções do Certificado Digital é validar as informações do seu titular em ambientes online. Ou seja, é o recurso utilizado para comprovar a identidade do possuidor mediante o emprego de chaves criptográficas, garantindo a autenticidade das informações.

Nesse sentido, a tecnologia de Certificação torna o acesso ao ambiente restrito da Receita Federal muito mais prático e ágil, não necessitando de nenhuma informação ou processo adicional para conseguir efetuar o login no sistema.

Isso porque o Certificado já fornece um alto nível de segurança para o acesso e compartilhamento de dados, em razão dos diferentes protocolos utilizados.

4. Permite a escolha da maneira mais fácil e adequada para a elaboração declaração

Na prática, declarar IR com Certificado Digital também garante ao contribuinte maior liberdade e flexibilidade no cumprimento dessa obrigação.

A possibilidade de executar o processo de forma online, direto no ambiente da Receita, por exemplo, já é um diferencial que comprova essa afirmação.

Assim, o contribuinte que utiliza o Certificado Digital tem liberdade para escolher a maneira mais fácil e adequada para regularizar sua situação todos os anos junto ao Fisco, preenchendo e encaminhando a sua declaração da maneira que julgar mais adequada e prática.

5. Facilidade na execução de eventuais retificações

Como reflexo do tópico anterior, vale também mencionar que o Certificado Digital ainda viabiliza ao seu possuidor a execução simplificada de consultas e eventuais retificações no documento encaminhado à Receita Federal.

Assim, por meio do e-CAC (Centro Virtual de Atendimento) da Receita, o contribuinte pode verificar seus dados, consultar o status da sua declaração, checar fontes pagadoras e complementar a declaração de forma simples, o que garante um maior rigor no cumprimento da obrigação, evitando quaisquer restrições e sanções junto ao Fisco.

6. Acesso simplificado às últimas declarações encaminhadas

Manter a regularidade junto ao Fisco, seja para uma pessoa jurídica ou para uma pessoa física, muitas vezes depende de uma boa organização e armazenamento de documentos.

Nesse sentido, por exemplo, a guarda de declarações anteriores é uma ação necessária, já que pode servir de prova para comprovações futuras, evitando que o contribuinte incorra em sanções.

O Certificado Digital oferece mais uma vantagem para quem opta por utilizá-lo no preenchimento e envio da sua declaração de IR.

Isso porque, a partir dessa tecnologia, o contribuinte pode, além dos pontos já citados, acessar as declarações enviadas nos últimos anos.

De forma direta, essa possibilidade garante ainda mais transparência e rigor ao processo, além de dar mais segurança ao contribuinte, que passa a poder cruzar dados e reduzir a probabilidade de errar na hora do preenchimento e, consequentemente, de cair na temida “malha fina”.

Por fim, como foi possível perceber, declarar IR com Certificado Digital não traz benefícios apenas do ponto de vista operacional, mas também oferece vantagens em relação à segurança e transparência no cumprimento dessa que é uma das obrigações acessórias que mais gera dúvidas nos contribuintes.

Além disso, com o movimento de digitalização dos serviços da Receita Federal, a tendência é que o Certificado Digital passe a ser cada vez mais útil no cumprimento de obrigações.

Fonte: Soluti Responde

IRPF 2019: tudo o que você precisa saber! – Ouça

CNH digital: como funciona e por que emitir? – Ouça