No dia 15/03, a Receita Federal liberou a abertura para as declarações do Imposto de Renda referente ao ano de 2022
Neste artigo você irá entender as novidades e demais informações sobre como declarar e quem precisa realizar o processo.
Se você está pensando em realizar a declaração por si mesmo, sem contratar um profissional da área contábil, vamos te ajudar a entender melhor como proceder. Vamos lá?
Quem precisa declarar?
Para começar, o básico precisa ser dito. Afinal, quem precisa fazer a Declaração do Imposto de Renda?
De acordo com o site da Receita Federal:
“Deve declarar o Imposto de Renda em 2023 o cidadão residente no Brasil que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ R$ 28.559,70 no ano, ou cerca de R$ 2.380 por mês, incluindo salários, aposentadorias, pensões e aluguéis; que recebeu rendimento isento, não tributável ou tributado exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil; e que obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do imposto.
Em relação àqueles que efetuaram operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas, ficam obrigados apenas quem, no ano-calendário, realizou somatório de vendas, inclusive isentas, superior a R$ 40 mil; e operações sujeitas à incidência do imposto.”
Atenção aos prazos, as declarações devem acontecer de 15 de março a 31 de maio. Se atente às datas para não deixar para o último momento e assim evitar possíveis congestionamentos e transtornos na hora de realizar a sua declaração.
Como é feita a declaração do Imposto de Renda
A Declaração de Imposto de Renda é feita em um programa chamado DIRPF. Ele pode ser baixado para computador ou celular, pelo aplicativo “Receita Federal”.
Dentro dele, você encontra uma espécie de formulário, com vários itens que devem ser preenchidos de acordo com a sua situação trabalhista.
Declaração pré-preenchida
Uma das maiores apostas para este ano é a modalidade Declaração pré-preenchida, pois isso agiliza o processo uma vez que vários campos são preenchidos automaticamente e permite a prioridade na restituição. Mas, para isso é necessário que o declarante possua um Certificado Digital e que tenha conta Ouro ou Prata no portal GOV.BR.
Mesmo com a facilidade do autopreenchimento, especialistas recomendam que todos os campos sejam verificados para que não aconteça algum tipo de imprevisto ou erro em algum dado que possa trazer algum tipo de irregularidade no ato da declaração.
Passo a passo para a Declaração pré-preenchida com o Certificado Digital
Antes de começar é importante ter em mãos os seus documentos, e lembre-se de conferir os campos com os dados que o sistema irá preencher automaticamente. Com isso em mente, veja o passo a passo de como proceder:
– Acesse o eCAC
– Escolha a opção “entrar com gov.br” e seleconar “Seu Certificado Digital”
– Clique em “Declarações e Demonstrativos”
– Selecione “Serviços em Destaque”, e vá em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)”
– vá na opção “Preencher Declaração Online” e selecione “2022”
– Clique em “Preencher Declaração Online”
– Selecionar “Iniciar com a Declaração Pré-preenchida”
– Após criar sua senha, você será direcionado para a página com o resumo de sua declaração já pré-preenchida
– Com a revisão dos dados realizada, clique em “entregar”
– Confira ou preencha se for o caso os dados de sua conta bancária
– Clique em “Aceito os termos e condições da declaração” e, finalize, em “Entregar declaração”.
Restituição por PIX
Outra novidade para este ano é a restituição por pagamento via PIX. Para quem escolher esta modalidade o pagamento entra como prioridade.
O calendário para restituição é separado por lotes de pagamento, confira as datas:
– 1º: 31 de maio
– 2º: 30 de junho
– 3º: 31 de julho
– 4º: 31 de agosto
– 5º: 29 de setembro
Agora que você já sabe as novidades e como o Certificado Digital pode ser seu aliado na Declaração chegou a hora de partir para a ação seguindo os passos você conseguirá realizar sua declaração de maneira simples e descomplicada.
O uso do Certificado Digital vai muito além do que apenas assinar documentos de forma eletrônica com validação jurídica. A tendência é que o uso da tecnologia venha para trazer mais agilidade e benefícios em sua rotina.
Se você ainda não possui um Certificado Digital, conte com a Soluti, a líder no mercado no Brasil com mais de 3 milhões de Certificados emitidos em 2022, adquirindo o seu agora.
Fonte: Soluti
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!
Somos líderes no mercado de Certificação Digital, com 38% de market share. Acesse o vídeo e conheça mais um pouco sobre o Grupo Soluti. Sobre Soluti em vídeo.
Você quer acompanhar nosso conteúdo? Então siga nossa página no LinkedIn!