Últimas notícias

Fique informado

Economia Verde x Certificado Digital: qual a relação?

27 de outubro de 2021

Spotlight

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

A Transformação Digital do Mercado Imobiliário: Blockchain, Moedas digitais, Cartórios e o Futuro

A tecnologia blockchain tem despertado interesse devido ao seu potencial disruptivo em vários setores, incluindo o setor imobiliário.

8 de abril de 2024

Empresa de Israel traz tecnologia de ponta em cibersegurança para o mercado brasileiro

Com o potencial de crescimento do mercado brasileiro e sua consequente inserção no ambiente digital, os fundadores da Cysfera decidiram trazer as inovações de ponta israelenses ao cenário nacional.

3 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Soluti e BSSP realizam a 2ª edição do Congresso Nacional Online Pensar Contabilidade

Congresso 100% gratuito e online destinado a profissionais e estudantes

21 de maio de 2021

Soluti cresce 43% em 2020 e prepara nova sede sustentável em Goiânia

Com inauguração prevista para o segundo semestre do ano, instalação terá certificação LEED e abrigará Data Center em Goiânia

29 de abril de 2021

As vantagens do sistema de Emissão Online da Soluti para a contabilidade

A Soluti é pioneira nesse sistema que simplifica como nunca a aquisição de Certificados e traz mais satisfação aos clientes de sua contabilidade.

5 de abril de 2021

Soluti dá 7 dicas de como manter seus e-mails seguros de verdade!

A empresa Soluti separou algumas dicas e pontos de destaque para a cibersegurança do e-mail, confira!

22 de fevereiro de 2021

Tudo o que os comerciantes precisam saber sobre o PIX pela Soluti. Ouça

A Soluti, especialista em tecnologia da informação, explica em detalhes o funcionamento do PIX para os comerciantes

14 de dezembro de 2020

Soluti fala sobre como os pagamentos digitais já estão mudando o mercado. Ouça

Em todas as partes do mundo, os pagamentos digitais estão se tornando uma realidade cada dia mais presente no cotidiano de pessoas físicas e jurídicas

3 de novembro de 2020

Diante de situações recentes que colocam em evidência a fragilidade do meio ambiente, a economia verde é mais importante do que nunca

Entenda como o Certificado Digital pode ajudar a transição para um modelo de economia verde.

A discussão sobre sustentabilidade está cada vez mais aquecida. Situações concretas como a crise hídrica de 2021 evidenciam a necessidade de repensar práticas para controlar os impactos sobre o meio ambiente. E, dentro desse tema, um dos conceitos em alta é a economia verde.

Embora o termo seja antigo, criado há mais de dez anos, ele não caiu em desuso. Pelo contrário, diante de situações recentes que colocam em evidência a fragilidade do meio ambiente, a economia verde é considerada mais importante do que nunca.

Neste artigo, você vai entender melhor esse conceito. Além disso, também vai descobrir qual é a relação que ele apresenta com a tecnologia, mais especificamente, com os Certificados Digitais.

O que é Economia Verde?

Economia verde é uma iniciativa criada em 2008 pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, ou Pnuma. Desde então, o termo se popularizou e ganhou atenção internacional.

A iniciativa consiste em buscar alternativas ao “modelo econômico dominante” atual. O modelo em que vivemos é marcado pela desigualdade e pelo desperdício. Como consequência, ele ameaça o bem-estar humano e a preservação do meio ambiente. 

Enquanto isso, uma economia verde seria mais sustentável. Ela deve favorecer a inclusão social, o uso eficiente de recursos e o consumo consciente de bens. 

A importância dessa transição é evidente. A crise hídrica de 2020, por exemplo, coloca em pauta a necessidade de economizar água, não apenas nas casas, mas também na agropecuária e na indústria, que dependem muito desse recurso.

Para colocar o conceito de economia verde em prática, portanto, é fundamental que as empresas busquem repensar seus processos. É preciso identificar caminhos para tornar as atividades corporativas mais sustentáveis. 

Economia Verde x tecnologia

Na transição do modelo econômico existente para uma economia verde, a tecnologia desempenha um papel muito importante. Quando bem empregada, ela pode ajudar a promover sustentabilidade dentro das empresas. 

Você certamente consegue pensar em exemplos de grandes avanços tecnológicos com um impacto positivo para a sustentabilidade. É o caso dos carros elétricos, que possibilitam reduzir o consumo de combustíveis fósseis e a emissão de gases de efeito estufa.

No entanto, as tecnologias não precisam ser tão revolucionárias para apoiar o conceito de economia verde. 

Considere, por exemplo, o caso de um software de gestão de produção. Ele pode ajudar os gestores a identificar maneiras de otimizar as linhas de produção nas indústrias. Com isso, é possível aumentar a eficiência, reduzindo o consumo e o desperdício de insumos. 

Naturalmente, toda implementação de uma nova tecnologia exige investimento. No entanto, quando essas tecnologias estão alinhadas com o conceito de economia verde, é possível esperar um retorno do investimento em médio a longo prazo. 

Tenha em mente que os consumidores estão preocupados com sustentabilidade. Por isso, empresas que também demonstram a mesma preocupação têm um ganho de imagem e reputação no mercado. Esse ganho tende a ser uma vantagem competitiva importante no cenário atual.

Economia Verde e Certificados Digitais

No tópico anterior, você viu a relação entre economia verde e tecnologia. Existe uma tecnologia, em particular, que pode ajudar as empresas a se tornar mais sustentáveis e você provavelmente nem imagina. Estamos falando sobre os Certificados Digitais.

Os Certificados Digitais funcionam como um documento virtual para as empresas. Eles são utilizados para validar sua identidade e autenticar informações e atos no ambiente online. De maneira geral, eles são vistos como uma tecnologia voltada para a segurança. Entre outras coisas, eles ajudam a evitar fraudes e a proteger dados sensíveis. 

Em outras palavras, os Certificados Digitais aumentam a segurança de operações realizadas digitalmente. Justamente por isso, eles incentivam o fim das operações realizadas analogicamente. 

Com os Certificados Digitais, é cada vez menos necessário trabalhar com documentos em papel. Um bom exemplo é o fim dos contratos impressos. 

Do ponto de vista dos negócios, acabar com contratos impressos é financeiramente inteligente. Grandes empresas economizam valores consideráveis, simplesmente por não precisar reconhecer firma ou autenticar cópias. E os benefícios também se estendem para o meio ambiente.

Em vez de assinaturas à caneta e carimbos, os contratos digitais recebem assinatura eletrônica, considerada válida e autêntica. Dessa forma, é possível reduzir drasticamente o consumo de recursos como papel, tinta, energia,

Além disso, os contratos assinados eletronicamente são enviados por meios digitais, sem custo, com consumo mínimo de recursos e possibilitando entrega imediata. 

Por outro lado, um contrato impresso e assinado à mão tem que ser despachado por correio ou courier, o que envolve mais impactos ambientais associados com o transporte. 

Outro bom exemplo são as Notas Fiscais eletrônicas. A criação da NFe, viabilizada pela tecnologia do Certificado Digital, livrou as empresas de um problema antigo. Agora, não é mais necessário emitir todas as notas fiscais em papel e, ainda, manter esses documentos arquivados fisicamente durante longos períodos. 

Porém, as empresas não foram as únicas beneficiadas. O meio ambiente também agradeceu essa digitalização. Isso é exatamente o que mostra um levantamento de 2015. Segundo o estudo, desde a criação da NFe, em 2006, foram economizados 44,8 bilhões de folhas de papel e quase 100 bilhões de litros de água. 

Colocando, então, de maneira mais objetiva, os Certificados Digitais são um instrumento que ajuda a acelerar a digitalização de processos nas empresas. E, graças à digitalização dos processos, é possível tornar as atividades corporativas mais sustentáveis. Assim, nos aproximamos do ideal de uma Economia Verde.

Neste artigo, você entendeu melhor o conceito de Economia Verde e descobriu sua relação com a tecnologia, mais especificamente, com os Certificados Digitais. 

Você viu que os Certificados ajudam empresas a realizar a transição para processos digitais com segurança. Como consequência, é possível controlar o consumo de recursos e reduzir os impactos sobre o meio ambiente.

Fonte: Soluti Responde

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.

Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.

Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura IntelliSign, dando um importante passo para a sua internacionalização.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

5 tendências de inovação e tecnologia no mercado financeiro

Entrevista com Alexandre Torres sobre o Marco Legal para uso da Inteligência Artificial no Brasil

Soluti lança sua própria tecnologia de identificação facial e entra no mundo da Inteligência Artificial