Últimas notícias

Fique informado
Funcionalidades do Certificado Digital ICP-Brasil que você PRECISA conhecer

Funcionalidades do Certificado Digital ICP-Brasil que você PRECISA conhecer

19 de junho de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

O Bird ID é o Certificado Digital em nuvem da Soluti, ou seja, um documento eletrônico utilizado para autenticação de identidade, que é armazenado em nuvem.

Essa é uma característica muito importante, porque possibilita acessar as funcionalidades do Bird ID de qualquer lugar com acesso à internet, por meio do aplicativo Bird ID. 

Continue acompanhando este artigo para saber quais são elas e muito do que você pode fazer, ao adquirir este Certificado!

Funcionalidades do Bird ID que trazem praticidade ao dia a dia

Apresentamos aqui algumas, das muitas, funcionalidades que o Bird ID tem e que agilizam procedimentos burocráticos no dia a dia. Com elas, é possível simplificar e otimizar processos, aumentando a produtividade. Veja quais são:

Imposto de Renda

A utilização do Bird ID possibilita:

– Acessar à declaração pré-preenchida, bem como declarações de anos anteriores; 

– A declaração do IR pode ser feita a partir do documento digital;

– Ele possibilita realizar retificações de forma mais fácil;

– Com ele, é possível acessar dados reais de pagamentos. 

Assinatura de documentos

É possível utilizar o Bird ID para assinar:

– Contratos, documentos e procurações;

– Prescrições e laudos médicos;

– Controle de câmbio.

Acessos

Com o Certificado Digital em nuvem, você consegue acessar:

– PJe; 

– E-CAC;

– Receita Federal; 

– Conectividade Social;

– FGTS.

Autenticação

Outra das inúmeras funcionalidades do Bird ID é a autenticação:

– Em sites e sistemas;

– Nível ouro no gov.br;

Além disso, o Certificado Digital em nuvem possibilita, ainda:

– A obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação Digital);

– Abrir, encerrar e alterar cadastros de empresas na Junta Comercial; 

– Enviar o SPED (Sistema Público de Escrituração Digital);

– Realizar transações bancárias;

– Transferir veículos;

– Acessar serviços de contabilidade online;

E essas são apenas algumas de suas funcionalidades! 

Tudo isso é feito com a máxima segurança e conta com validade jurídica em todo o território nacional. E essas são duas vantagens do Bid ID, mas ele possui (muitas) outras, das quais falaremos um pouco abaixo.

Conheça as principais vantagens do Bird ID

As funcionalidades do Bird ID são inúmeras, mas aqui apresentaremos uma série de vantagens na sua utilização, que possibilitam o melhor aproveitamento de todas elas.

Acesso de qualquer lugar

A primeira delas se trata da possibilidade de acessar o seu Certificado de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet. Isso é possível porque suas informações são armazenadas em nuvem.

Gestão de contas

Além disso, ele possibilita gerir várias contas através do mesmo aplicativo. Assim, é possível controlar o número de transações e saber quando as fez. Além disso, o usuário tem a opção de incluir e deletar contas.

Fácil utilização

Outra vantagem do Certificado Digital Bird ID, é que o aplicativo para seu acesso possui uma interface simples e intuitiva, sendo de fácil utilização. Através dele, é possível acessar todos os serviços, Certificados e informações sobre o plano contratado.

Apagar e/ou recuperar dados

Caso seja necessário, o aplicativo oferece a possibilidade de resetar (apagar) todos os seus dados, de redefinir o PIN e sincronizar novas contas. Mas, caso o reset seja feito por engano, é possível recuperar os dados apagados. 

Ausência de mídia física

Mais uma das vantagens que não podemos deixar de mencionar é que, com o uso do Certificado em nuvem, não é necessário conectar nenhum dispositivo no computador. Uma vez que seus dados se encontram na nuvem, o seu acesso é possível de vários lugares e dispositivos. Por exemplo, desktop, notebook, tablets e smartphones.

Segurança

O Bird ID é um tipo de Certificado Digital muito seguro e o usuário pode configurar suas autenticações de acesso a ele. Assim, ele pode optar por uma senha, ou por biometria. Além disso, os dados, por estarem em nuvem, são resguardados de quaisquer danos sofridos pelos dispositivos utilizados para acessá-los.

Histórico de uso

Quando outras pessoas realizarem transações utilizando-o, é possível saber quem foi e quando, porque uma das funcionalidades do Bird ID é a retenção do seu histórico de uso. Isso facilita o controle da utilização do documento, da quantidade de transações já feitas e sua finalidade.

Validade estendida

Por fim, a última das vantagens do Bird ID que nós traremos é que ele possui validade estendida. Ele se trata da modalidade de Certificado Digital com a maior validade, podendo se estender a até 5 anos. 

Mas, ainda, o usuário tem a opção de renovar o seu Certificado uma vez, através de validação por videoconferência, desde que ele ainda esteja dentro da validade.

Dessa forma, é possível utilizá-lo por até 10 anos, sem ter que passar pelas mesmas burocracias iniciais, nem ter que fazer validação presencial.

Cada uma dessas vantagens colabora na execução de todas as funcionalidades do Bird ID, porque oferecem proteção nas transações, conforto e praticidade ao realizá-las.

Como usar o Bird ID

É possível utilizar o Bird ID após a sua aquisição com uma Autoridade Certificadora, como a Soluti, que é uma empresa credenciada ao Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI), autorizada a realizar a sua emissão.

O Bird ID conta com um plano de crédito de 5.000 transações, as quais precisam de recarga, sempre que acabarem ou que vencerem. 

O período pelo qual elas ficam disponíveis é de 12 meses. Portanto, quando vencem, as transações não são renovadas e sim acrescidas ao saldo total, no momento de uma nova recarga.

Isso significa que, para utilizá-las, é preciso adquirir um novo Plano de Créditos, e elas ficarão disponíveis tão logo seja confirmado o pagamento.

Se, porém, as transações acabarem antes dos 12 meses completos, a recarga pode ser feita a qualquer momento.

É importante frisar que, para continuar aproveitando todas as funcionalidades do Bird ID é preciso que o Certificado Digital esteja ativo e recarregado. Por isso, aconselhamos a acompanhar o seu saldo regularmente e se atentar ao período de validade.

Se tudo estiver certo, basta fazer o download do aplicativo Bird ID em qualquer dispositivo, para fazer a sua Assinatura Digital, porque seu reconhecimento é automático.

Por fim, para tirar mais dúvidas a respeito do seu Certificado Digital, continue acompanhando nossos outros artigos da Soluti.

Fonte: Soluti Responde