Especialista alerta para uma das datas mais comerciais a fim de consumidores possam garantir aquela promoção que tanto queria
A Black Friday já faz parte do calendário de compras dos brasileiros, sendo a segunda data mais importante de vendas on-line no país. Este período exige uma maior atenção, por parte dos consumidores, para não cair em golpes virtuais que são frequentes nessa ação comercial.
De acordo com a pesquisa da ClearSale, as tentativas de fraudes em e-commerces cresceram 52% na Black Friday de 2021, em comparação com o ano anterior.
Já um levantamento feito pela desenvolvedora de soluções em cibersegurança global Check Point Research, destaca que 5.300 sites maliciosos foram, em média, sendo detectados por semana, em 2021.
As vendas online são bastantes intensas nesse período devido as inúmeras ofertas, anúncios e descontos atrativos para os consumidores. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 79% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday.
Para Gleysson Klynger, Diretor Executivo Data Center Soluti, da Soluti, as mudanças no comportamento do consumidor fizeram com que as compras online fossem mais frequentes. “Hoje 90% dos lares brasileiros já tem acesso à internet. Desta forma, é fundamental ter cuidado ao realizar as compras para não ter prejuízos financeiros e o compartilhamento dos dados”, complementa.
A seguir, algumas dicas que o especialista separou para que consumidores possam aproveitar a Black Friday de maneira segura:
1 – Fique atento aos e-mails promocionais
O volume de e-mails recebidos no período, com descontos e promoções tentadoras, cresce bastante. O ideal é acessar o site oficial da loja por seu endereço online e não por links duvidosos. Também é recomendado não clicar nos links dessas mensagens.
2 – Saiba se o site é real e seguro
O consumidor precisa identificar na URL do site se há um “s” no “http” e com um cadeado – símbolo que atesta a utilização de um certificado digital, pelo site. Essa identificação é do SSL (Secure Sockets Layer), serviço que deve ser contratado por qualquer site para garantir a segurança de seus dados e informações. Por meio de criptografia, o SSL garante privacidade, autenticidade e integridade de dados. Além disso, é importante verificar a reputação do site no Procon e sites confiáveis, como Buscapé e Reclame Aqui ou através da pesquisa de histórico de preços sobre aquele produto. Também verifique se disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca.
3 – Acesse as redes sociais da marca
Busque se a empresa está com alguma promoção ou sorteio nas redes sociais da marca. Acesse sempre pelo site oficial loja.
4- Tenha um antivírus instalado e ativo nos dispositivos
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online, ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas com versões de testes gratuitas e de assinatura.
5 – Lei Geral de proteção de dados (LGDP)
Verifique se a loja em que se está realizando a compra atende aos critérios exigidos pela LGDP para garantir a confiabilidade e integridade de suas informações pessoais e bancárias. O site precisa possuir um termo de consentimento visível e deixar bem descrito nas promoções e contratos quem e como esses dados são armazenados e utilizados.
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
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