Últimas notícias

Fique informado

Gleysson Klynger da Soluti dá 5 dicas para as pessoas evitarem os golpes durante a Black Friday

25 de novembro de 2022

Especialista alerta para uma das datas mais comerciais a fim de consumidores possam garantir aquela promoção que tanto queria

A Black Friday já faz parte do calendário de compras dos brasileiros, sendo a segunda data mais importante de vendas on-line no país. Este período exige uma maior atenção, por parte dos consumidores, para não cair em golpes virtuais que são frequentes nessa ação comercial.

De acordo com a pesquisa da ClearSale, as tentativas de fraudes em e-commerces cresceram 52% na Black Friday de 2021, em comparação com o ano anterior.

Já um levantamento feito pela desenvolvedora de soluções em cibersegurança global Check Point Research, destaca que 5.300 sites maliciosos foram, em média, sendo detectados por semana, em 2021.

As vendas online são bastantes intensas nesse período devido as inúmeras ofertas, anúncios e descontos atrativos para os consumidores. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, 79% dos consumidores pretendem fazer compras na Black Friday.

Gleysson Klynger, Diretor Executivo Data Center Soluti

Para Gleysson Klynger, Diretor Executivo Data Center Soluti, da Soluti, as mudanças no comportamento do consumidor fizeram com que as compras online fossem mais frequentes. “Hoje 90% dos lares brasileiros já tem acesso à internet. Desta forma, é fundamental ter cuidado ao realizar as compras para não ter prejuízos financeiros e o compartilhamento dos dados”, complementa.

A seguir, algumas dicas que o especialista separou para que consumidores possam aproveitar a Black Friday de maneira segura:

1 – Fique atento aos e-mails promocionais

O volume de e-mails recebidos no período, com descontos e promoções tentadoras, cresce bastante. O ideal é acessar o site oficial da loja por seu endereço online e não por links duvidosos. Também é recomendado não clicar nos links dessas mensagens.

2 – Saiba se o site é real e seguro

O consumidor precisa identificar na URL do site se há um “s” no “http” e com um cadeado – símbolo que atesta a utilização de um certificado digital, pelo site. Essa identificação é do SSL (Secure Sockets Layer), serviço que deve ser contratado por qualquer site para garantir a segurança de seus dados e informações. Por meio de criptografia, o SSL garante privacidade, autenticidade e integridade de dados. Além disso, é importante verificar a reputação do site no Procon e sites confiáveis, como Buscapé e Reclame Aqui ou através da pesquisa de histórico de preços sobre aquele produto. Também verifique se disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca.

3 – Acesse as redes sociais da marca

Busque se a empresa está com alguma promoção ou sorteio nas redes sociais da marca. Acesse sempre pelo site oficial loja.

4- Tenha um antivírus instalado e ativo nos dispositivos

Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online, ajuda a detectar sites que contenham arquivos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers. Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas com versões de testes gratuitas e de assinatura.

5 – Lei Geral de proteção de dados (LGDP)

Verifique se a loja em que se está realizando a compra atende aos critérios exigidos pela LGDP para garantir a confiabilidade e integridade de suas informações pessoais e bancárias. O site precisa possuir um termo de consentimento visível e deixar bem descrito nas promoções e contratos quem e como esses dados são armazenados e utilizados.

Em novembro de 2024 completaremos Uma Década De Sucesso!

Crypto ID trilhou um caminho incrível!

Desde o seu início, temos sido acompanhados por uma comunidade apaixonada e engajada, que cresce a cada ano. Com dois milhões de seguidores por ano, nossa jornada é marcada por conquistas, inovação e colaboração.

As empresas mantenedoras têm sido pilar fundamental para o nosso crescimento contínuo. Seu apoio nos permite manter a qualidade e a relevância das informações que compartilhamos. Agradecemos a cada uma delas por acreditar na nossa missão e nos ajudar a construir uma comunidade forte e informada.

E não podemos esquecer do nosso excepcional time de colunistas! São eles que trazem insights, análises e opiniões valiosas para os nossos leitores. Com suas vozes únicas, eles enriquecem o conteúdo do Crypto ID e nos ajudam a manter a excelência.

À medida que nos aproximamos de mais um aniversário, renovamos nosso compromisso com a segurança digital, a privacidade e a tecnologia. Obrigado a todos que fazem parte dessa incrível jornada!

Juntos trabalhamos por um mundo digital com mais sigilo, identificação e segurança gerando confiança para que empresas, máquinas e pessoas possam confiar umas nas outras.