O governo federal começou a enviar notificações aos usuários do Gov.br sempre que alguém emite um certificado digital ICP-Brasil em seu nome
O governo federal começou a enviar, desde o final de julho, notificações aos usuários do Gov.br sempre que alguém emite um certificado digital ICP-Brasil em seu nome. A plataforma encaminha a mensagem diretamente para a Caixa Postal. O usuário pode visualizá-la tanto no aplicativo quanto no portal web. Em menos de um mês após a novidade entrar em vigor, portanto, o sistema já enviou 118 mil notificações.
A medida pode beneficiar mais de 169 milhões de brasileiros cadastrados no Gov.br. Além disso, ela oferece mais transparência e controle sobre o uso da identidade digital. Com um certificado digital, o usuário alcança o nível Ouro na plataforma.
Esse nível, por sua vez, garante acesso a serviços como assinatura de documentos com validade jurídica, abertura de empresas e transferência de veículos. Assim, a notificação imediata ajuda a evitar que emissões não autorizadas passem despercebidas.
Ao mesmo tempo, a iniciativa fortalece o ecossistema de segurança digital no país. O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) afirmam que a comunicação em tempo real dá mais autonomia ao cidadão. Além disso, reduz o risco de fraudes. Essa transparência é essencial para que cada usuário aja rapidamente diante de qualquer situação suspeita.
Se o usuário receber uma notificação de emissão de certificado digital que não solicitou, deve primeiro entrar em contato com a Autoridade Certificadora responsável. A própria mensagem traz essa informação.
Em seguida, ele também pode registrar a ocorrência no sistema Fala.BR. Outra alternativa é verificar todos os certificados emitidos em seu nome no portal Meu Certificado do ITI. Desse modo, agir rapidamente se torna fundamental para impedir o uso indevido de dados pessoais.
Vantagens do Certificado Digital no Gov.br
Além de alertar sobre emissões, o Gov.br utiliza o certificado digital como uma das ferramentas mais seguras para acessar e usar seu ambiente online. Integrado ao sistema, o certificado permite login simplificado e elimina a necessidade de múltiplas credenciais. Ao mesmo tempo, oferece autenticação robusta por meio de criptografia avançada. Assim, o usuário garante não apenas acesso rápido, mas também preserva a integridade de suas informações.
O uso do certificado digital no Gov.br também proporciona uma experiência mais completa. Com ele, serviços como acompanhamento de processos, solicitações de documentos e pagamentos de taxas se tornam mais ágeis. Tudo isso ocorre, portanto, sem comprometer a proteção dos dados. Essa integração é especialmente valiosa para quem busca praticidade e, ao mesmo tempo, não abre mão da segurança.
Entre as opções disponíveis no mercado, os certificados digitais em nuvem se destacam pela mobilidade e facilidade de uso. Por exemplo, o Bird ID da Soluti é compatível com o Gov.br. O Bird ID dispensa mídias físicas e pode ser acessado diretamente pelo smartphone. Além disso, a emissão ocorre 100% online. Essa solução combina alto nível de segurança com conveniência. Portanto, é ideal para usuários que utilizam a plataforma com frequência.
Lançado em 2019, o Gov.br se consolidou como a principal porta de entrada para serviços digitais do governo federal. Hoje, a plataforma oferece acesso a mais de 4.600 serviços digitais federais. Além disso, disponibiliza outros 8.700 serviços de estados e municípios, que vão desde consultas simples até procedimentos de alta complexidade. Por isso, a tendência é que o Gov.br continue crescendo. O aumento deve ocorrer tanto em número de usuários quanto na diversidade de serviços, acompanhando, assim, o avanço da transformação digital no Brasil.
Fonte: Soluti
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.

O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui!
Gestão de certificados digitais fortalece operações do agro
Nova lei autoriza transferência digital de veículo, entenda o que muda
Reforma Tributária e NF-e: por que o certificado digital se torna ainda mais importante?
Conheça o RI Digital, sistema nacional para acesso eletrônico aos serviços de registro de imóveis

O certificado digital é um documento eletrônico que identifica pessoas físicas ou jurídicas e coisas na internet. Leia mais e se aprofunde na coluna de Certificado Digital!

Cadastre-se para receber o IDNews e acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!





























