Parceria do Grupo Soluti com a startup Hand Talk busca facilitar a navegação para todos os usuários no uso de inteligência artificial para comunicabilidade on-line.
Quase metade da população brasileira (45%) relatou que teve dificuldade para usar serviços públicos digitais fornecidos pelos estados durante a pandemia, de acordo com pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Outra pesquisa, do Movimento Web Para Todos, revelou que menos de 1% dos sites brasileiros estão plenamente em conformidade com as diretrizes internacionais de acessibilidade, ou seja, apresentam barreiras para pessoas com deficiência, dificultando seu acesso a informações, produtos e serviços de maneira independente e eficaz.
Determinado a fazer a sua parte na facilitação do acesso ao mundo digital, o Grupo Soluti, uma das empresas de soluções inovadoras e tecnológicas que mais crescem no País e líder no mercado nacional de certificação digital, firmou parceria com a Hand Talk, startup pioneira no uso de inteligência artificial para comunicabilidade on-line. A parceria busca alcançar um público mais amplo e facilitar a navegação para todos os usuários, além de promover a inclusão de pessoas com deficiência (PCD) no site da empresa.
D&I
O estudo conduzido pelo BID examinou a satisfação dos cidadãos com serviços online, abrangendo áreas como cadastros empresariais, registros de ocorrências policiais, alterações de endereço de veículos no Detran e consultas de registros escolares pela internet. Durante a pesquisa, a maioria dos participantes expressou dificuldades ao interagir com aplicativos da web, relatando obstáculos na compreensão do conteúdo e na conclusão de tarefas, como cadastros e pagamentos de boletos. Nesse contexto, o Grupo Soluti se destaca como um pioneiro e exemplo na busca por melhorias na experiência online para pessoas com deficiência (PCD).
Luiz Torres, head de performance da Soluti, afirma que a implementação de um tradutor virtual de Libras é o primeiro passo para uma jornada de aprendizagem organizacional sobre D&I (Diversidade e inclusão). “Essa parceria nos permite oferecer uma experiência mais personalizada e amigável para mais de 4 milhões de usuários, contribuindo para o fortalecimento da nossa marca como uma empresa que valoriza a diversidade e a igualdade de acesso à informação”, diz.
Ronaldo Tenório, cofundador e CEO da Hand Talk, afirma que a parceria é uma oportunidade de trazer ainda mais acessibilidade para o meio empresarial. “Menos de 1% dos sites brasileiros são inclusivos e o início da parceria com a Soluti reforça o interesse das organizações em buscar cada vez mais iniciativas para promover a inclusão das pessoas com deficiência em diferentes espaços, inclusive no digital”, frisa o executivo.
Acessibilidade digital
Sites da web, aplicativos, vídeos, stories, podcasts e qualquer outro conteúdo ou ambiente digital, quando são projetados com acessibilidade, proporcionam benefícios para todas as pessoas.
Esse impacto é particularmente significativo para aqueles que vivenciam diferentes tipos de deficiência, como pessoas com deficiência visual, baixa visão, surdez, usuários de Libras, mobilidade reduzida, diversidade neurocognitiva e outras condições.
A acessibilidade digital beneficia também pessoas idosas e de baixo nível de instrução educacional, além de dar mais conforto e segurança para as pessoas em geral.
De acordo com a Associação brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm, cerca de 88 milhões de pessoas, número equivalente a 41% da população brasileira, realizaram algum tipo de compra em loja virtual no ano de 2023.
Esse dado demonstra claramente o poder do comércio eletrônico como uma força motriz da economia, mas também ressalta a necessidade urgente de garantir que todos os usuários tenham acesso equitativo aos serviços online.
Para além da responsabilidade social, a acessibilidade assume um papel fundamental como estratégia de negócios inteligente. Empresas que compreendem esta nova realidade conquistam vantagens competitivas significativas no mercado.
Ao tornar seus sites mais acessíveis, as empresas têm a oportunidade de alcançar um público mais amplo e diversificado, incluindo pessoas com deficiência e usuários de tecnologias assistivas. Essa abordagem inclusiva pode resultar em um aumento significativo na base de clientes e, consequentemente, em um crescimento nas vendas e na receita.
Vantagem competitiva
Empresas que colocam a acessibilidade como uma prioridade ganham uma vantagem competitiva significativa no mercado. Ao fazê-lo, elas se destacam como líderes em responsabilidade social corporativa e são percebidas como mais inclusivas e centradas no cliente. Esse compromisso com a acessibilidade não só diferencia essas empresas da concorrência, mas também atrai clientes leais, que valorizam uma abordagem ética e inclusiva.
Melhoria da reputação da marca
Investir em acessibilidade não apenas melhora a reputação da marca, mas também fortalece o relacionamento com os clientes. Quando as empresas demonstram um compromisso real com a acessibilidade, são percebidas como mais éticas, compassivas e comprometidas com a igualdade de oportunidades. Isso pode resultar em um aumento da confiança do consumidor e na fidelidade à marca.
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
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