O e-commerce brasileiro começa a apostar em ações para aumentar as vendas durante o segundo semestre
De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o setor movimente R$ 2,2 bilhões em 2018, representando um crescimento de 8% em comparação ao ano passado. E as principais categorias de produtos a serem buscados são: informática, celulares, eletrônicos, materiais esportivos, moda e acessórios.
Esse impulso traz oportunidades para aumentar as vendas e também para que proprietários de sites de e-commerce invistam em soluções que proporcionem proteção de dados aos seus usuários na realização das transações, evitando perdas de dinheiro em casos de incidentes.
E nesse quesito, um tipo de Certificado ganha muita importância.
“O Certificado SSL permite que o aplicativo ou website que o cliente acessa se comunique de forma segura, através de uma camada de proteção adicional de criptografia entre o usuário e o servidor web que ele está conectado. Desta maneira, todos os dados são fornecidos de forma sigilosa, o que também inibe invasões, violação e falsificação de mensagens, por exemplo”, explica Lucas Vieira, Gerente de Produtos da Soluti, empresa especializada em certificação digital.
Os sites seguros e protegidos utilizam o protocolo https para comunicação segura ao invés do simples http. Essa validação é realizada pelo navegador do usuário, seja ele Google Chrome, Firefox, Opera entre outros.
É justamente este certificado que garante o registro e a validade por uma autoridade competente do site onde o consumidor está navegando. Ou seja, ele traz autenticidade ao site e, portanto, maior grau de segurança, pois também criptografa as mensagens que trafegam entre o navegador e o servidor onde o site está hospedado, o que oferece mais confiabilidade para que o usuário possa fazer suas transações.
Abaixo, confira 5 dicas para navegar em segurança feitas pelo nosso especialista:
1 – Veja se o site visitado possui o Certificado SSL instalado.
O Certificado SSL (Secure Socket Layer) tem o objetivo de fornecer segurança na comunicação entre a navegação do cliente no site e o servidor. Para identificá-lo,
basta verificar se há protocolo “https”, que é exibido na barra de endereços do navegador.
Ela tem como função criptografar as informações que são inseridas em determinado site, dando a garantia de que os dados nele prestados são seguros, autênticos e confiáveis, aumentando assim a sua credibilidade perante os visitantes. Com ele, os websites são protegidos e não correm o risco de brechas na segurança.
2 – Verifique se o e-commerce possui o selo de segurança do Certificado SSL e se há informações do Certificado e da empresa dona do site.
Este selo permite que o usuário identifique se a página acessada tem um Certificado Digital SSL válido e se ele é emitido por uma Autoridade Certificadora confiável. Essas informações podem ser conferidas quando se clica no selo, geralmente localizado no canto inferior direito ou esquerdo da página inicial do site. Se aparecer o nome da entidade responsável por emitir aquele determinado Certificado Digital, isso significa que o website acessado é reconhecido por uma Autoridade Certificadora. Ele também garante que, quando o cliente aperta o botão comprar no carrinho, os dados fornecidos, como o cartão de crédito, só poderão ser lidos pelo servidor da loja virtual.
Assim, caso alguma pessoa mal-intencionada tente interceptar, ela não terá acesso, pois o SSL criptografa as mensagens que trafegam entre o navegador e o servidor onde o site está hospedado, garantindo a confiabilidade para que o usuário possa fazer suas transações.
3 – Tenha um antivírus
Ter um bom antivírus instalado em seu computador ou dispositivo móvel por onde você fará as compras online, ajuda a detectar sites/aplicativos que contenham códigos maliciosos, vírus, malwares ou indicação de riscos de ataques de hackers.
Por isso, é importante sempre mantê-lo atualizado. Hoje há no mercado diversos programas como o Kaspersky internet Security com versões de testes gratuitas e de assinatura.
4 – Pesquise sobre a reputação da empresa em sites de busca
É importante verificar se o site que está vendendo o produto possui um endereço comercial físico. A empresa também deve ter um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas), que deve estar descrito no site com os dados cadastrais do comércio virtual.
Também é importante que o usuário observe se o portal disponibiliza canais de relacionamento com o cliente e uma política de troca. São sinais simples, mas que podem fazer a diferença em caso de problemas com a mercadoria.
5 – Buscar opiniões de outros consumidores que já realizaram compras no site em questão.
Ler comentários de outros consumidores é essencial antes de efetivar a compra. Se basear em experiências de outros usuários e atentar-se às características dos itens são indicadores que os brasileiros levam em consideração durante o processo de busca.
A descrição sobre a qualidade, desempenho e serviços também são importantes na hora de escolher o melhor produto.
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Fonte: solutiresponde.com.br