Últimas notícias

Fique informado
Saúde: entenda como as soluções em Identidade Digital têm modernizado esse mercado

Saúde: entenda como as soluções em Identidade Digital têm modernizado esse mercado

27 de setembro de 2021

A segurança de dados torna-se uma prioridade e as soluções em Identidade Digital são fundamentais para garantir essa salvaguarda

As empresas do setor da Saúde estão atravessando uma importante transformação, com a acelerada digitalização e automação de seus processos.

Nesse cenário, a segurança de dados torna-se uma prioridade e as soluções em Identidade Digital são fundamentais para garantir essa salvaguarda.

O primeiro passo para ser assertivo na implementação dessas soluções é conhecer cada alternativa e suas vantagens. Assim, é possível escolher aquela mais adequada às necessidades da empresa.

Por isso, continue a leitura e saiba como esses recursos têm modernizado o mercado da Saúde.

O que são as soluções em Identidade Digital?

As soluções em Identidade Digital são ferramentas voltadas para comprovar a identidade da empresa e validar a autenticidade das ações que ela realiza no meio digital, especialmente, da assinatura eletrônica de documentos. 

As principais soluções em Identidade Digital são os Certificados Digitais. Eles têm validade jurídica amplamente reconhecida e utilizam de tecnologia criptográfica, para assegurar a veracidade e integridade das assinaturas.

Tipos de assinatura

As assinaturas eletrônicas, que foram estabelecidas na Lei 14.063 de 2020, podem ser classificadas entre três tipos: 

1 – Simples;

2 – Avançada;

3 – Qualificada. 

A assinatura simples é a menos rigorosa em termos de segurança. Já que a identidade do assinante é comprovada com base em dados pessoais, como nome completo, RG e CPF, sem exigência de um Certificado Digital para validar sua autenticidade.

A assinatura avançada oferece um grau mais elevado de segurança. O signatário deve utilizar um Certificado Digital para comprovar sua identidade e validar a autenticidade da assinatura. No entanto, esse certificado não precisa ser emitido pela Infraestrutura de Chaves Públicas (ICP-Brasil).

Por seu turno, a assinatura qualificada oferece o máximo de segurança, pois ela exige a utilização de um Certificado Digital emitido no padrão ICP-Brasil. Por esse motivo, ela é empregada na execução de atos e emissão de documentos que envolvem o poder público. É o caso da transferência e registro de imóveis e da emissão de notas fiscais eletrônicas.

Tipos de Certificados Digitais

Existem diversos tipos de Certificados Digitais. Uma empresa do setor da Saúde deve avaliar com atenção as características e vantagens de cada um, para escolher a alternativa que melhor atende às suas necessidades.

O e-CPF é o Certificado Digital para pessoas físicas. Ele corresponde a uma versão eletrônica do CPF. O e-CNPJ, por sua vez, é o Certificado Digital para Pessoas Jurídicas. Ambos podem ser emitidos em diferentes formatos, com destaque para A1 e A3.

Certificado Digital A1

O Certificado Digital A1 corresponde a cerca de 46% dos Certificados ativos. Sua principal característica é o formato: um software instalado diretamente no computador, dispensando mídias físicas, como Token ou Smartcard.

Uma das principais vantagens do A1 é que pode ser acessado e utilizado simultaneamente em várias máquinas. Além disso, também pode ser acessado remotamente, permitindo que as ações que exigem Certificado Digital sejam realizadas de qualquer lugar.

Ele também é o mais indicado para empresas que precisam automatizar o processo de emissão de documentos, como notas fiscais eletrônicas, devido ao grande volume de transações.

Para completar, justamente por não utilizar mídia física, o Certificado Digital A1 apresenta menor risco de extravio por roubo, furto ou perda. O arquivo fica sempre instalado na máquina escolhida.

No entanto, o A1 tem prazo de validade de apenas 1 ano. Portanto, exige que o processo de renovação seja feito com maior frequência.

Certificado Digital A3

Por sua vez, o Certificado Digital A3 é o mais utilizado no Brasil. Cerca de 53% dos Certificados Digitais ativos no país são desse tipo. Ao contrário do A1, ele tem o formato de uma mídia física, seja Token ou Smartcard.

Uma das principais vantagens do A3 é a mobilidade. O Certificado pode ser levado para qualquer lugar, já que ele não está vinculado a uma máquina específica. 

Outra vantagem relevante está ligada à segurança. O Certificado A3 não pode ser salvo nas máquinas ou copiado para outras mídias físicas. Desta maneira, apenas o portador do Token ou Smartcard pode utilizá-lo.

Em relação ao prazo de validade, o A3 varia entre 1 a 5 anos. Na maioria dos casos, o prazo é de 3 anos. Assim, o processo de renovação é menos frequente do que enfrentado com o A1.

O Bird ID é uma inovação no cenário dos Certificados Digitais. Seu formato não é nem de um software salvo diretamente na máquina, nem de uma mídia física. O Certificado fica armazenado em nuvem e é acessado via internet. Para garantir a segurança desse formato, existem protocolos especiais, como a autenticação em duas etapas.

Uma das principais vantagens do Bird ID é a facilidade de acesso e de utilização. Por exemplo, é possível realizar a assinatura eletrônica de vários documentos, sem precisar informar a senha para cada um deles.

Outra vantagem é a mobilidade. O Bird ID pode ser acessado de qualquer máquina com conexão à internet, inclusive através de dispositivos móveis.

Para completar, a segurança é reforçada. Além da autenticação em duas etapas, o Certificado Digital também oferece rastreabilidade. Em outras palavras, é possível monitorar quando, onde, por quem e para quais ações o Certificado foi utilizado.

Identidade Digital no mercado da Saúde: entenda a importância

Empresas do setor de Saúde, especialmente hospitais, precisam digitalizar seus processos para ganhar mais eficiência. Dessa maneira, é possível reduzir tempo e custo dos processos sem impactar negativamente a qualidade dos serviços oferecidos. É assim que essas empresas ganham competitividade.

No entanto, a digitalização precisa ser realizada com grande atenção à Proteção de Dados, uma vez que essas empresas lidam com informações de caráter sensível. As soluções de Identidade Digital trazem a segurança necessária para assegurar a integridade das transações e dos documentos.

A contratação dessas soluções requer um parceiro com experiência e confiabilidade. Para isso, conte com a Soluti, empresa líder no mercado de Certificação Digital e com amplo portfólio em soluções corporativas para a área da Saúde. 

Fonte: Soluti Responde

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech, que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas. 

Seu portifólio de produtos propicia segurança e confiabilidade nas transações nos meios eletrônicos, com a aplicação de identificação digital e criptografia. Em 2020, a empresa emitiu mais de dois milhões de Certificados Digitais, mantendo-se líder nacional nesse mercado.

Toda a sua linha de soluções gera mobilidade, conectividade e praticidade ao dia a dia de profissionais liberais, pessoas físicas e companhias de todos os portes e setores, como bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e telecoms.

A Soluti iniciou suas atividades em 2007 e hoje está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, expandido sua atuação no país por meio de aquisição de empresas, aportes e parcerias estratégicas com companhias que são referências mundiais em segurança da informação e tecnologia.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Interoperabilidade na Saúde: tudo o que você precisa saber

A Soluti patrocina a 18ª edição do Fórum de Certificação Digital, o CertForum, que acontecerá entre os dias 21 e 23 de setembro

Certificado Digital e Bombas de combustível: entenda a estratégia para evitar fraudes no abastecimento