Últimas notícias

Fique informado

Soluti inaugura prédio mais inteligente e sustentável do Centro-Oeste

22 de novembro de 2023

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Funcionalidades do Certificado Digital ICP-Brasil que você PRECISA conhecer

O Bird ID é o Certificado Digital em nuvem da Soluti que é armazenado em nuvem.

19 de junho de 2023

Soluti realiza mais um Tech Talk Cyber Security: Riscos e novidades de cibersegurança para o setor financeiro em 2023

O Tech Talk Cyber Security reuniu 3 grandes especialistas em um encontro dedicado a compartilhar estratégias e boas práticas para um ecossistema financeiro seguro, integrado e competitivo: Daniel Nascimento, Bruno Cabuto e Eder Souza

20 de março de 2023

SOLUTI alerta para os riscos do uso do ChatGPT

Alexandre Torres, diretor de Tecnologia da Informação da SOLUTI, aponta riscos no compartilhamento de informações na interação com o Chat GPT

3 de março de 2023

Soluti é credenciada como a 1ª AC vinculada ao Inmetro para emissão de certificados OM BR para bombas de combustível

Os certificados OM BR da AC Inmetro visam a mitigar as fraudes eletrônicas amplamente disseminadas em postos de abastecimento do País

8 de dezembro de 2022

Nova sede do Grupo Soluti adota amplo conjunto de soluções tecnológicas e ambientalmente corretas, tornando-o apto a obter a certificação internacional Leed Gold

Soluti
Nova sede do Grupo Soluti em Goiânia

Goiânia tem atualmente o prédio mais tecnológico e sustentável do Centro-Oeste. Trata-se da nova sede do Grupo Soluti, empresa de tecnologia líder nacional em certificação digital, inaugurada recentemente no Jardim Goiás, onde foram investidos R$ 70 milhões em instalações físicas e equipamentos. O edifício tem quatro pavimentos em uma área total de 4,5 mil metros quadrados.

Além das soluções tecnológicas, que são a base de diversas funcionalidades da sede da Soluti, o prédio também se destaca por ser sustentável, pois atende a um conjunto rigoroso de critérios e práticas recomendadas para a construção verde.

A adoção desse conceito torna a edificação apta a conquistar a Certificação Leed Gold, concedida pelo US Green Building Council (USGBC), organização internacional sem fins lucrativos que promove as práticas de construção sustentável.

Desde o controle de acesso, passando por diversos sistemas de automação, de recepção de energia e de geração própria, inclusive fotovoltaica, até um robusto sistema de segurança conta invasões, a nova sede do Grupo Soluti impressiona pelo conjunto de soluções tecnológicas e sustentáveis.

Dois grupos de arquitetura assinam o projeto do edifício, construído pela Loft Construtora. O renomado arquiteto Dalto Franco, de Goiânia, valeu-se de sua expertise em estabelecimentos empresariais, dando à fachada transparência e amplitude, graças ao amplo uso de vidros especiais (únicos no Centro-Oeste), que proporcionam conforto térmico e aproveitamento da luz natural.

A arquitetura interior ficou a cargo da Pitá Arquitetura, de São Paulo, que se destaca pela expertise em projetos que remetem à inovação e que façam as pessoas se aterem também a detalhes e alinhamentos de estruturas.

Que, ao mesmo tempo que chamam a atenção, transmitem a sensação de acolhimento, conforto e modernidade. O mobiliário é todo construído com materiais recicláveis.

A nova sede abriga também a Everest Digital, uma das poucas empresas de Data Center (DC) brasileiras com a Certificação Tier III de Construção e a única do Centro-Oeste.

A empresa armazena servidores, roteadores, entre outros equipamentos de TI. Além de configurações de rede, códigos-fontes de softwares e informações estratégicas de diversos clientes dos setores privado e público.

Segurança e energia

As soluções inovadoras adotadas no prédio começam pelo subsolo, que conta com vestiário, bicicletário, estacionamento para 57 veículos com pontos de recargas para carros elétricos.

Abastecidos, claro, pelo sistema fotovoltaico (energia solar). Há também área destinada ao controle seletivo de resíduos.

No mesmo piso foi instalada uma guarita inviolável, que adota o conceito cela de segurança: vidro blindado de alto calibre e sistema de alto-falante para a comunicação com o vigilante, semelhante ao usado em bancos.

A vigilância tem uma visão de 360º de todo o prédio, por meio das câmeras de segurança, instaladas em todos os ambientes do edifício.

Os equipamentos de suporte ao prédio, tais como bombas de água, de recalque, redes e geradores de energia contam com sistemas de redundância. Se um apresentar falha, o sistema reserva entra automaticamente em operação.

O edifício conta com três geradores de 625 KVAs, com 72 horas de autonomia, que funcionam em sistema de rodízio, suficientes para abastecer com energia elétrica dois bairros de pequeno porte. Além de dois transformadores de 1.500 KVAs.

Em vez de cabos, a energia circula pelo prédio por redes de barramentos e chega ao edifício por dois caminhos diferentes, minimizando o risco de interrupção no abastecimento.

Coworking

Parte da nova sede do Grupo Soluti é aberta ao público, com um amplo espaço de coworking e cafeteria. Os usuários podem escolher, reservar e pagar antecipadamente por sua estação de trabalho ou sala de reunião por meio da conta da empresa na rede social ou no site do escritório coletivo.

Nova sede do Grupo Soluti em Goiânia

Ao chegar no local, o único contato necessário é com o recepcionista, que valida o acesso após conferir os dados cadastrados no sistema.

O controle de acesso ao prédio da Soluti tem como premissas a segurança, a privacidade e a facilidade que oferece aos colaboradores e visitantes.

A tecnologia adotada também permite, por meio de um aplicativo, fazer os agendamentos nas salas de reunião, proporcionando flexibilidade e agilidade.

“Usando apenas um aplicativo no smartphone, é possível ter acesso a todas as informações sobre as estações de trabalho. Se eu tenho uma equipe que trabalha de forma híbrida, nos dias de trabalho presencial o acesso estará liberado e as estações de trabalho pré-definidas. Se não houver o agendamento, o colaborador não consegue reservar o espaço e nem ter acesso ao prédio. Isto também racionaliza o uso de equipamentos e das estações de trabalho”, explica Marcelo Castro, gerente administrativo do Grupo Soluti.

As salas de reuniões, todas numeradas, também são reservadas pelo aplicativo, onde se faz as observações necessárias, como o número de participantes.

“Pelo aplicativo já se pode providenciar água, café e o que mais for necessário da copa. Se for preciso ajuda com uso de alguma tecnologia, como videochamada ou espelhamento de tela, o pessoal da TI toma as providências “, explica.

Sem paredes

No segundo pavimento, onde está sediada a Soluti, as equipes estão dispostas em estações de trabalho que não se dividem por paredes ou qualquer outro tipo de barreira e se espalham por uma ampla área.

É equipada com móveis exclusivos, espaços para reuniões mais informais e uma sala que se projeta do segundo andar em direção ao lobby.

Nova sede do Grupo Soluti em Goiânia

“Todos trabalham juntos, inclusive os diretores, no mesmo espaço, ficando apenas agrupados, conforme a área a que pertencem”, diz Marcelo Castro.

Ao lado das estações de trabalho, se destaca o terraço, com a copa, mesas, cadeiras, e espreguiçadeiras dispostas ao ar livre.

Na borda do guarda-corpo do terraço foi montado um jardim com plantas que requerem pouca irrigação, feita de forma automatizada, atendendo às recomendações para a certificação Leed. A água de irrigação, assim, como a utilizada nos vasos sanitários, é de reuso. 

Grupo Soluti inaugurou nova sede: Edifício Cassio Vieira de Sousa

Soluti consolida liderança no mercado nacional

A importância de aplicar a sustentabilidade nos negócios