Com a solução de assinatura eletrônica da Soluti, a empresa aumentou a produtividade, agilizou os processos e reduziu custos
Nos últimos anos, o mercado imobiliário, assim como grande parte das empresas de outros setores, acelerou seus processos de transformação digital, impulsionado principalmente pelo trabalho remoto.
Neste contexto, destaca-se a utilização das assinaturas digital e eletrônica de documentos, que teve um aumento expressivo no setor durante a pandemia. Segundo uma pesquisa da Forrester, essa tecnologia pode gerar uma melhoria de 85% na produtividade, além de aumentar a agilidade e trazer mais eficiência aos negócios.
Diante deste cenário, a Soluti, uma IDtech especializada em assinatura e identificação digital, tem desenvolvido diversas soluções para o mercado imobiliário capazes de simplificar os processos, aumentar a produtividade e, ainda, garantir confiabilidade e segurança. Um dos cases de sucesso é a implantação do Assine.Online, assinatura eletrônica de documentos, pela Trinus.Co, uma empresa que busca reinventar o mercado habitacional brasileiro, oferecendo soluções tecnológicas para quem quer investir, construir ou adquirir imóveis.
De acordo com Arthur Farah, Head de Vendas da Trinus.Co, a Assinatura Eletrônica de contratos é uma etapa crucial na estratégia de digitalização da empresa, que hoje possui 43% de seus contratos assinados digitalmente. A solução foi implementada durante o lançamento do Loteamento Jardim Europa, em Formosa (GO), onde cerca de 60% das vendas foram concretizadas utilizando a Assinatura Eletrônica de contratos.
“Nossa estratégia, junto ao Assine.Online, foi primeiro demonstrar como a assinatura dos contratos feita de forma eletrônica facilitaria os processos para os corretores e para seus clientes. Depois disso, foi muito tranquilo utilizar os contratos digitais no lançamento do loteamento. Agora, queremos escalar e melhorar os procedimentos de outros empreendimentos”, explica Farah.
Com o Assine.Online, os clientes podem firmar novos contratos a partir de qualquer lugar, com validade jurídica e sem a necessidade de impressão ou deslocamento, o que reduz os custos e elimina as idas ao cartório. Farah conta que, antes, para concretizar uma venda, era preciso coletar a assinatura do cliente, do vendedor e de testemunhas no documento em papel, processo que demorava dias para ser concluído. Já com a Assinatura Eletrônica, tudo fica pronto em poucas horas e o cliente recebe por e-mail uma cópia do contrato assinado por todos os envolvidos, com total comodidade.
A assinatura e o arquivamento eletrônicos também auxiliam na gestão de documentos, já que economizam espaço de armazenamento e são muito mais confiáveis. Essa solução fornece recursos de segurança adicionais, como dispositivos de auditoria que permitem saber o dia e a hora que um documento foi assinado, e permite identificar o signatário, de maneira confiável.
Para garantir um processo 100% digital, a Trinus.Co também aderiu ao app Facilita, que simplifica os negócios imobiliários e usa assinatura eletrônica, via Assine Online, permitindo aos corretores realizarem todas as etapas comerciais de forma 100% digital e online. Com a inclusão da assinatura eletrônica, a aprovação de contratos de venda de imóveis pode ocorrer diretamente pelo aplicativo. Desta forma, o corretor consegue realizar o ciclo de venda de forma totalmente digital, em seu próprio smartphone. A vantagem é que o profissional não precisa mais se locomover, economizando combustível ou transporte, nem usar serviços postais para entregar o contrato assinado ao cliente.
Com o app Facilita, é possível, por exemplo, consultar a disponibilidade de unidades, acessar dados como metragem de cada ambiente, reservar unidade e enviar a proposta. Além disso, os gestores podem acompanhar todo o fluxo de trabalho, apoiar os corretores e visualizar as vendas em tempo real. A iniciativa evita erros e a perda de oportunidades nas vendas pela falta de flexibilidade nas negociações.
Segundo Arthur Farah, “no momento inicial houve certa resistência por parte dos corretores. No entanto, depois que conheceram a ferramenta e suas vantagens, eles abraçaram o projeto. E já estamos trabalhando em parceria com o Assine.Online e com a Facilita para ajustar cada detalhe, com intuito de oferecer uma experiência ainda melhor para os clientes e para os corretores, entendendo as necessidades específicas da empresa para oferecer uma solução sob medida”.
Assine.Online
O Assine.Online é uma ferramenta para assinatura e gestão de documentos, que permite autenticar e enviar qualquer tipo de documento, por meio de múltiplos dispositivos móveis, para ser assinado de forma 100% digital. A solução oferece também praticidade e segurança, pois permite guardá-los em pastas digitais, o que minimiza os riscos de perdas e erros.
O sistema possibilita o uso dos três tipos de assinaturas digitais existentes: a assinatura simples, que atesta sua autenticidade por meio de conferência de dados pessoais básicos; a avançada, que está associada em processos e transações com o poder público ou em meios de autenticação, como a utilizada pelos bancos digitais; e a qualificada, que utiliza um Certificado Digital em nuvem, regulamentado pelo ICP-Brasil.
Esse processo possui total validade jurídica. A assinatura eletrônica é amparada pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica.
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