Últimas notícias

Fique informado

Trinus.Co implanta solução da Soluti para otimizar processo de vendas de imóveis

20 de junho de 2022

Spotlight

Governo Federal apoia Rio Grande do Sul na emissão 2ª via da Carteira de Identidade Nacional

O mutirão coordenado pelo Governo do RS começou nos abrigos de Porto Alegre. Expedição da segunda via será imediata

20 de maio de 2024

Com a solução de assinatura eletrônica da Soluti, a empresa aumentou a produtividade, agilizou os processos e reduziu custos

Nos últimos anos, o mercado imobiliário, assim como grande parte das empresas de outros setores, acelerou seus processos de transformação digital, impulsionado principalmente pelo trabalho remoto.

Neste contexto, destaca-se a utilização das assinaturas digital e eletrônica de documentos, que teve um aumento expressivo no setor durante a pandemia. Segundo uma pesquisa da Forrester, essa tecnologia pode gerar uma melhoria de 85% na produtividade, além de aumentar a agilidade e trazer mais eficiência aos negócios. 

Diante deste cenário, a Soluti, uma IDtech especializada em assinatura e identificação digital, tem desenvolvido diversas soluções para o mercado imobiliário capazes de simplificar os processos, aumentar a produtividade e, ainda, garantir confiabilidade e segurança. Um dos cases de sucesso é a implantação do Assine.Online, assinatura eletrônica de documentos, pela Trinus.Co, uma empresa que busca reinventar o mercado habitacional brasileiro, oferecendo soluções tecnológicas para quem quer investir, construir ou adquirir imóveis.

De acordo com Arthur Farah, Head de Vendas da Trinus.Co, a Assinatura Eletrônica de contratos é uma etapa crucial na estratégia de digitalização da empresa, que hoje possui 43% de seus contratos assinados digitalmente. A solução foi implementada durante o lançamento do Loteamento Jardim Europa, em Formosa (GO), onde cerca de 60% das vendas foram concretizadas utilizando a Assinatura Eletrônica de contratos.

“Nossa estratégia, junto ao Assine.Online, foi primeiro demonstrar como a assinatura dos contratos feita de forma eletrônica facilitaria os processos para os corretores e para seus clientes. Depois disso, foi muito tranquilo utilizar os contratos digitais no lançamento do loteamento. Agora, queremos escalar e melhorar os procedimentos de outros empreendimentos”, explica Farah.

Com o Assine.Online, os clientes podem firmar novos contratos a partir de qualquer lugar, com validade jurídica e sem a necessidade de impressão ou deslocamento, o que reduz os custos e elimina as idas ao cartório. Farah conta que, antes, para concretizar uma venda, era preciso coletar a assinatura do cliente, do vendedor e de testemunhas no documento em papel, processo que demorava dias para ser concluído. Já com a Assinatura Eletrônica, tudo fica pronto em poucas horas e o cliente recebe por e-mail uma cópia do contrato assinado por todos os envolvidos, com total comodidade. 

A assinatura e o arquivamento eletrônicos também auxiliam na gestão de documentos, já que economizam espaço de armazenamento e são muito mais confiáveis. Essa solução fornece recursos de segurança adicionais, como dispositivos de auditoria que permitem saber o dia e a hora que um documento foi assinado, e permite identificar o signatário, de maneira confiável. 

Para garantir um processo 100% digital, a Trinus.Co também aderiu ao app Facilita, que simplifica os negócios imobiliários e usa assinatura eletrônica, via Assine Online, permitindo aos corretores realizarem todas as etapas comerciais de forma 100% digital e online. Com a inclusão da assinatura eletrônica, a aprovação de contratos de venda de imóveis pode ocorrer diretamente pelo aplicativo. Desta forma, o corretor consegue realizar o ciclo de venda de forma totalmente digital, em seu próprio smartphone. A vantagem é que o profissional não precisa mais se locomover, economizando combustível ou transporte, nem usar serviços postais para entregar o contrato assinado ao cliente.

Com o app Facilita, é possível, por exemplo, consultar a disponibilidade de unidades, acessar dados como metragem de cada ambiente, reservar unidade e enviar a proposta.  Além disso, os gestores podem acompanhar todo o fluxo de trabalho, apoiar os corretores e visualizar as vendas em tempo real. A iniciativa evita erros e a perda de oportunidades nas vendas pela falta de flexibilidade nas negociações.

Segundo Arthur Farah, “no momento inicial houve certa resistência por parte dos corretores. No entanto, depois que conheceram a ferramenta e suas vantagens, eles abraçaram o projeto. E já estamos trabalhando em parceria com o Assine.Online e com a Facilita para ajustar cada detalhe, com intuito de oferecer uma experiência ainda melhor para os clientes e para os corretores, entendendo as necessidades específicas da empresa para oferecer uma solução sob medida”.

Assine.Online  

Assine.Online é uma ferramenta para assinatura e gestão de documentos, que permite autenticar e enviar qualquer tipo de documento, por meio de múltiplos dispositivos móveis, para ser assinado de forma 100% digital. A solução oferece também praticidade e segurança, pois permite guardá-los em pastas digitais, o que minimiza os riscos de perdas e erros. 

O sistema possibilita o uso dos três tipos de assinaturas digitais existentes: a assinatura simples, que atesta sua autenticidade por meio de conferência de dados pessoais básicos; a avançada, que está associada em processos e transações com o poder público ou em meios de autenticação, como a utilizada pelos bancos digitais; e a qualificada, que utiliza um Certificado Digital em nuvem, regulamentado pelo ICP-Brasil.

Esse processo possui total validade jurídica. A assinatura eletrônica é amparada pela Medida Provisória nº 2.200-2/2001, que instituiu a Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil para garantir a autenticidade, a integridade e a validade jurídica de documentos em forma eletrônica.

ASSINATURA ELETRÔNICA E DIGITAL

O Crypto ID artigos e notícias sobre aspectos técnicos e regulatórios sobre Assinatura Eletrônica e Digital. Acesse a nossas colunas especiais sobre Assinatura Digital e Eletrônica e Documentos Eletrônicos.

Cadastre-se para receber o IDNews

E acompanhe o melhor conteúdo do Brasil sobre Identificação Digital! Aqui!