Após receber a vacina Covid-19, o brasileiro pode obter um Certificado de Vacinação comprovando a sua imunização
A vacinação contra Covid-19 está avançando no Brasil. Em 19 de agosto de 2021, mais de 59% da população já havia tomado pelo menos 1 dose, enquanto mais de 25% já estava totalmente vacinada.
Após receber a vacina Covid-19, o brasileiro pode obter um Certificado de Vacinação comprovando a sua imunização.
Neste artigo, você vai entender melhor o que é o Certificado da vacina e aprender, em 4 passos, como emitir o seu.
O que é o Certificado de Vacinação COVID-19?
O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento elaborado pelo Ministério da Saúde especialmente destinado às pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19. Ele é uma alternativa confiável para comprovar que o indivíduo participou da campanha de vacinação e recebeu todas as doses devidas.
Como emitir o Certificado da vacina Covid-19 em 4 passos?
O Certificado Nacional da vacina Covid-19 pode ser emitido por meio do site ou do app do Conecte SUS. Ou seja, você pode realizar esse processo de emissão no computador, tablet ou smartphone. Pelos canais disponibilizados, há a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.
Independentemente do canal que escolher, você só precisa seguir 4 passos para conseguir seu certificado. Veja quais são eles abaixo:
Confira como emitir o seu Certificado da vacina Covid-19 pelo Site
Passo 1
O primeiro passo é fazer um cadastro na plataforma Gov.br para criar seu login. Essa é uma plataforma do Governo Federal e o login criado nela poderá ser utilizado para acessar vários serviços, além do Conecte SUS.
Vale lembrar que o acesso a plataforma do governo pode ser feita através de Certificado Digital, então se você tiver um Certificado, basta clicar em “Certificado Digital” ou “Certificado Digital em Nuvem”, se esse for o seu modelo, inserir suas credenciais do Certificado e pronto, você comprovará sua identidade e acessará o portal de forma fácil e segura.
Passo 2
O segundo passo é acessar o site Conecte SUS. Escolha a opção Cidadão para acessar. Uma nova janela será aberta. Nessa janela, clique em “Entrar com Gov.br” para fazer o login. Após fazer o login, as opções do Conecte SUS ficam liberadas.
Passo 3
O terceiro passo é clicar no botão Vacinas. Ao fazer isso, serão exibidos os detalhes das doses de vacina covid que você recebeu. Depois, clique em Carteira de Vacinação Digital. Assim, será aberto um arquivo com um QR Code e um código de 16 dígitos.
Passo 4
O quarto passo é salvar esse arquivo, clicando no botão PDF, no canto superior direito. Esse é o documento que você deve apresentar, caso precise comprovar que recebeu a vacina Covid-19.
Veja como você pode emitir Certificado Digital da vacina Covid-19 pelo App
Passo 1
Para emitir o Certificado Digital pelo app, o primeiro passo também é criar um login na plataforma Gov.br. Caso você não queira fazer isso no site, existe um app Gov.br que pode ser utilizado para fazer seu cadastro pelo smartphone.
Passo 2
O segundo passo é realizar o download e abrir o aplicativo Conecte SUS. No app, selecione “Entrar” para fazer o login e informe usuário e senha.
Passo 3
O terceiro passo é selecionar Vacinas e, depois, Carteira de Vacinação Digital. Então, o app vai exibir um documento contendo um QR Code e um código de 16 dígitos. Esse é o seu Certificado Digital.
Passo 4
O quarto passo é salvar esse arquivo, para o momento em que você precise do Certificado. Para isso, é só usar a opção PDF, no canto superior direito. Você pode enviar o arquivo por e-mail, compartilhar por WhatsApp ou salvar na nuvem, por exemplo.
O que fazer em caso de erro?
Segundo o Ministério da Saúde, em até 10 dias úteis após a data de aplicação da vacina Covid-19, já é possível emitir o Certificado Nacional de Vacina pelo site ou aplicativo.
Caso você não consiga fazer a emissão porque os dados da sua vacinação não foram inseridos no sistema, é preciso procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Ela é responsável por enviar os dados para a RNDS – Rede Nacional de Dados em Saúde.
Se o problema for erros nas informações que constam no certificado, a solução é entrar em contato com o suporte. Basta localizar a opção Fale com o Conecte SUS.
Como ter certeza da validade e autenticidade do Certificado?
O Certificado de vacina possui um QR Code e um código de 16 dígitos. Para validar a Carteira de Vacinação Digital basta acessar a opção Valida QRCode no app ConecteSUS e fazer a leitura do QR Code ou acessar o site https://validacertidao.saude.gov.br/, inserir o código informado no Certificado e fazer a validação.
Você receberá uma mensagem validando e comprovando a autenticidade do documento.
Quem pode emitir o Certificado?
Todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal finalizado contra a COVID-19 e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.
Vale ainda lembrar que o Certificado Nacional de Vacina contra COVID-19 tem validade de 1 ano. A validade está impressa no Certificado.
Qual a importância do Certificado da vacina?
Na prática, o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 pode ser utilizado para autorizar a realização de atividades que só estão liberadas para quem está imunizado.
Em outras palavras, é uma maneira confiável de identificar quem está imunizado e pode realizar essas atividades.
Por exemplo, alguns países só estão permitindo a entrada de estrangeiros comprovadamente imunizados.
Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, cada país determina se aceita ou não esse documento para confirmar a imunização e autorizar a entrada do viajante.
Para facilitar o uso do Certificado de Vacina fora do Brasil, para quem já tomou todas as doses, o documento pode ser gerado em três idiomas: português, inglês e espanhol.
Em território nacional, o certificado tem validade totalmente reconhecida durante um ano. Porém, como consta no próprio documento, o uso não é obrigatório e ele não pode ser usado para fins discriminatórios.
Neste artigo, você aprendeu como emitir o Certificado Nacional da vacina COVID-19 em 4 passos, pelo computador ou smartphone.
Agora, você pode ter um documento virtual emitido pelo Ministério da Saúde, comprovando que você recebeu todas as doses da vacina e está devidamente imunizado.
Vale lembrar que mesmo completando o ciclo vacinal, todos os cuidados devem ser seguidos, como o uso de máscara, evitar aglomerações, uso do álcool gel e lavar as mãos com frequência.
Sobre Soluti
A Soluti é uma IDTech que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas.
O Grupo Soluti nasceu em abril de 2008 como uma pequena prestadora de serviço na área de Certificação Digital, em Goiânia (GO). Começou com o sonho de 3 irmãos empreendedores: Cassio Sousa, Flavia Sousa e Vinicius Sousa. A empresa deu seu primeiro grande salto ao se tornar produtora e vendedora de Certificados Digitais, concorrendo diretamente com os grandes players do mercado. Em 2012, se tornou uma Autoridade Certificadora de Nível 1, a primeira fora de São Paulo.
Com uma política comercial agressiva, em pouco tempo já estava praticamente em todos os Estados brasileiros. O Grupo Soluti detém hoje 40% do mercado nacional de Certificados Digitais, com aumento médio anual de 15% a 20% desde 2015.
Nos últimos anos, o Grupo Soluti vem mudando o seu perfil, ampliando-o para uma empresa de soluções tecnológicas. Com aproximadamente 600 colaboradores diretos no País, tem expandido a sua atuação no mercado por meio de aquisições de empresas que são referências no setor. Neste ano de 2024, criou a Everest Digital e passou a oferecer aos seus clientes o primeiro Data Center Tier III na Região Centro-Oeste do Brasil. Também neste ano adquiriu a empresa Identity del Peru S.A, proprietária da plataforma de assinatura Intellisign, dando um importante passo para a sua internacionalização.
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