Últimas notícias

Fique informado

Vacina Covid-19: 4 passos para emitir seu Certificado Nacional de Vacinação

27 de agosto de 2021

Spotlight

Facebook fala sobre o incidente de 4 de outubro

“Agora que nossas plataformas estão funcionando normalmente após a interrupção de 4 de outubro achei que valeria a pena compartilhar,”Santosh Janardhan.

6 de outubro de 2021

Soluti e BSSP realizam a 2ª edição do Congresso Nacional Online Pensar Contabilidade

Congresso 100% gratuito e online destinado a profissionais e estudantes

21 de maio de 2021

Soluti cresce 43% em 2020 e prepara nova sede sustentável em Goiânia

Com inauguração prevista para o segundo semestre do ano, instalação terá certificação LEED e abrigará Data Center em Goiânia

29 de abril de 2021

As vantagens do sistema de Emissão Online da Soluti para a contabilidade

A Soluti é pioneira nesse sistema que simplifica como nunca a aquisição de Certificados e traz mais satisfação aos clientes de sua contabilidade.

5 de abril de 2021

Soluti dá 7 dicas de como manter seus e-mails seguros de verdade!

A empresa Soluti separou algumas dicas e pontos de destaque para a cibersegurança do e-mail, confira!

22 de fevereiro de 2021

Tudo o que os comerciantes precisam saber sobre o PIX pela Soluti. Ouça

A Soluti, especialista em tecnologia da informação, explica em detalhes o funcionamento do PIX para os comerciantes

14 de dezembro de 2020

Soluti fala sobre como os pagamentos digitais já estão mudando o mercado. Ouça

Em todas as partes do mundo, os pagamentos digitais estão se tornando uma realidade cada dia mais presente no cotidiano de pessoas físicas e jurídicas

3 de novembro de 2020

Após receber a vacina Covid-19, o brasileiro pode obter um Certificado de Vacinação comprovando a sua imunização

A vacinação contra Covid-19 está avançando no Brasil. Em 19 de agosto de 2021, mais de 59% da população já havia tomado pelo menos 1 dose, enquanto mais de 25% já estava totalmente vacinada.

Após receber a vacina Covid-19, o brasileiro pode obter um Certificado de Vacinação comprovando a sua imunização.

Neste artigo, você vai entender melhor o que é o Certificado da vacina e aprender, em 4 passos, como emitir o seu.

O que é o Certificado de Vacinação COVID-19?

O Certificado Nacional de Vacinação COVID-19 é um documento elaborado pelo Ministério da Saúde especialmente destinado às pessoas que receberam a vacina contra a Covid-19. Ele é uma alternativa confiável para comprovar que o indivíduo participou da campanha de vacinação e recebeu todas as doses devidas.

Como emitir o Certificado da vacina Covid-19 em 4 passos?

O Certificado Nacional da vacina Covid-19 pode ser emitido por meio do site ou do app do Conecte SUS. Ou seja, você pode realizar esse processo de emissão no computador, tablet ou smartphone. Pelos canais disponibilizados, há a possibilidade de o cidadão visualizar, salvar e imprimir o seu certificado.

Independentemente do canal que escolher, você só precisa seguir 4 passos para conseguir seu certificado. Veja quais são eles abaixo:

Confira como emitir o seu Certificado da vacina Covid-19 pelo Site

Passo 1

O primeiro passo é fazer um cadastro na plataforma Gov.br para criar seu login. Essa é uma plataforma do Governo Federal e o login criado nela poderá ser utilizado para acessar vários serviços, além do Conecte SUS.

Vale lembrar que o acesso a plataforma do governo pode ser feita através de Certificado Digital, então se você tiver um Certificado, basta clicar em “Certificado Digital” ou “Certificado Digital em Nuvem”, se esse for o seu modelo, inserir suas credenciais do Certificado e pronto, você comprovará sua identidade e acessará o portal de forma fácil e segura.

Passo 2

O segundo passo é acessar o site Conecte SUS. Escolha a opção Cidadão para acessar. Uma nova janela será aberta. Nessa janela, clique em “Entrar com Gov.br” para fazer o login. Após fazer o login, as opções do Conecte SUS ficam liberadas.

Passo 3

O terceiro passo é clicar no botão Vacinas. Ao fazer isso, serão exibidos os detalhes das doses de vacina covid que você recebeu. Depois, clique em Carteira de Vacinação Digital. Assim, será aberto um arquivo com um QR Code e um código de 16 dígitos.

Passo 4

O quarto passo é salvar esse arquivo, clicando no botão PDF, no canto superior direito. Esse é o documento que você deve apresentar, caso precise comprovar que recebeu a vacina Covid-19.

Veja como você pode emitir Certificado Digital da vacina Covid-19 pelo App

Passo 1

Para emitir o Certificado Digital pelo app, o primeiro passo também é criar um login na plataforma Gov.br. Caso você não queira fazer isso no site, existe um app Gov.br que pode ser utilizado para fazer seu cadastro pelo smartphone.

Passo 2

O segundo passo é realizar o download e abrir o aplicativo Conecte SUS. No app, selecione “Entrar” para fazer o login e informe usuário e senha.

Passo 3

O terceiro passo é selecionar Vacinas e, depois, Carteira de Vacinação Digital. Então, o app vai exibir um documento contendo um QR Code e um código de 16 dígitos. Esse é o seu Certificado Digital.

Passo 4

O quarto passo é salvar esse arquivo, para o momento em que você precise do Certificado. Para isso, é só usar a opção PDF, no canto superior direito. Você pode enviar o arquivo por e-mail, compartilhar por WhatsApp ou salvar na nuvem, por exemplo.

O que fazer em caso de erro?

Segundo o Ministério da Saúde, em até 10 dias úteis após a data de aplicação da vacina Covid-19, já é possível emitir o Certificado Nacional de Vacina pelo site ou aplicativo.

Caso você não consiga fazer a emissão porque os dados da sua vacinação não foram inseridos no sistema, é preciso procurar a Secretaria Municipal de Saúde. Ela é responsável por enviar os dados para a RNDS – Rede Nacional de Dados em Saúde.

Se o problema for erros nas informações que constam no certificado, a solução é entrar em contato com o suporte. Basta localizar a opção Fale com o Conecte SUS.

Como ter certeza da validade e autenticidade do Certificado?

O Certificado de vacina possui um QR Code e um código de 16 dígitos. Para validar a Carteira de Vacinação Digital basta acessar a opção Valida QRCode no app ConecteSUS e fazer a leitura do QR Code ou acessar o site https://validacertidao.saude.gov.br/, inserir o código informado no Certificado e fazer a validação.

Você receberá uma mensagem validando e comprovando a autenticidade do documento.

Quem pode emitir o Certificado?

Todos os cidadãos que tiveram o ciclo vacinal finalizado contra a COVID-19 e tiveram seu Registro de Imunobiológico Administrado enviado à Rede Nacional de Dados em Saúde.

Vale ainda lembrar que o Certificado Nacional de Vacina contra COVID-19 tem validade de 1 ano. A validade está impressa no Certificado.

Qual a importância do Certificado da vacina?

Na prática, o Certificado Nacional de Vacinação da Covid-19 pode ser utilizado para autorizar a realização de atividades que só estão liberadas para quem está imunizado.

Em outras palavras, é uma maneira confiável de identificar quem está imunizado e pode realizar essas atividades.

Por exemplo, alguns países só estão permitindo a entrada de estrangeiros comprovadamente imunizados.

Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, cada país determina se aceita ou não esse documento para confirmar a imunização e autorizar a entrada do viajante.

Para facilitar o uso do Certificado de Vacina fora do Brasil, para quem já tomou todas as doses, o documento pode ser gerado em três idiomas: português, inglês e espanhol.

Em território nacional, o certificado tem validade totalmente reconhecida durante um ano. Porém, como consta no próprio documento, o uso não é obrigatório e ele não pode ser usado para fins discriminatórios.

Neste artigo, você aprendeu como emitir o Certificado Nacional da vacina COVID-19 em 4 passos, pelo computador ou smartphone.

Agora, você pode ter um documento virtual emitido pelo Ministério da Saúde, comprovando que você recebeu todas as doses da vacina e está devidamente imunizado.

Vale lembrar que mesmo completando o ciclo vacinal, todos os cuidados devem ser seguidos, como o uso de máscara, evitar aglomerações, uso do álcool gel e lavar as mãos com frequência.

Sobre Soluti

A Soluti é uma IDTech, que fornece soluções inovadoras em Identidade Digital e Assinaturas Eletrônicas. 

Seu portifólio de produtos propicia segurança e confiabilidade nas transações nos meios eletrônicos, com a aplicação de identificação digital e criptografia. Em 2020, a empresa emitiu mais de dois milhões de Certificados Digitais, mantendo-se líder nacional nesse mercado.

Toda a sua linha de soluções gera mobilidade, conectividade e praticidade ao dia a dia de profissionais liberais, pessoas físicas e companhias de todos os portes e setores, como bancos, varejistas, fintechs, e-commerces e telecoms.

A Soluti iniciou suas atividades em 2007 e hoje está presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, expandido sua atuação no país por meio de aquisição de empresas, aportes e parcerias estratégicas com companhias que são referências mundiais em segurança da informação e tecnologia.

Leia outros artigos publicados sobre a Soluti aqui o Crypto ID!

Privacidade na Internet: 5 estratégias relevantes para você se proteger

Gasto energético x poluição: qual o impacto das novas tecnologias?

Open Banking: entenda o que vai acontecer na segunda fase da iniciativa