Últimas notícias

Fique informado

A vantagem automatizada: transformando o gerenciamento do ciclo de vida dos certificados TSL

29 de setembro de 2023

Spotlight

Entenda o Incidente de Segurança no Siafi que fez o Tesouro exigir a autenticação exclusivamente com Certificados Digitais ICP-Brasil

No Siafi os certificados ICP-Brasil vão conferir Integridade, autenticidade, conformidade, confidencialidade, disponibilidade, legalidade e irretratabilidade.

22 de abril de 2024

O Halving do Bitcoin: Entendendo o Evento que Redefine a Oferta da Criptomoeda. Por Susana Taboas

Uma visão geral do que é o halving do Bitcoin e sua importância no contexto da economia digital.

17 de abril de 2024

Bertacchini da Nethone compartilha sua visão sobre o cenário atual de fraudes digitais

Tivemos a oportunidade de conversar com Bertacchini, especialista em Desenvolvimento de Negócios Sênior na Nethone, sobre como as empresas podem se blindar contra ciberameaças.

17 de abril de 2024

Do primeiro Robô Advogado ao ChatGPT: Você sabe como as IAs podem impactar o futuro do setor jurídico?

Assista o webinar na íntegra, gratuitamente pelo canal oficial da doc9 no YouTube e obtenha insights essenciais sobre como aproveitar ao máximo as tecnologias emergentes e manter vantagem competitiva neste setor em constante evolução.

28 de março de 2024

AX4B: 64% das empresas brasileiras não possuem soluções corporativas de antivírus, apesar do aumento de 7% nos ataques cibernéticos

A AX4B acaba de divulgar os resultados de sua mais recente pesquisa sobre a situação da segurança cibernética no Brasil.

26 de março de 2024

Os certificados digitais são essenciais para a segurança de uma organização. Eles protegem dados confidenciais, autenticam usuários e dispositivos, e garantem a integridade das comunicações. No entanto, à medida que os certificados digitais se tornam mais omnipresentes, as empresas enfrentam um desafio operacional formidável: acompanhar e gerir eficazmente os ciclos de vida dos certificados digitais em grande escala.

Este desafio é agravado por vários fatores críticos, incluindo:

O desafio do certificado de 90 dias: o Google anunciou que reduzirá o período de validade máximo dos certificados SSL/TLS de 368 para 90 dias. Isso exigirá que as organizações emitam e renovem certificados com mais frequência, criando sobrecarga adicional de gerenciamento.

Implantações isoladas: em muitas organizações, os certificados digitais são implantados em vários departamentos, criando um cenário descentralizado e fragmentado. Isso torna difícil obter uma visão abrangente de todos os certificados digitais emitidos em toda a rede empresarial.

Diversidade da Autoridade Certificadora (CA): os certificados digitais podem ser adquiridos de diferentes CAs, muitas vezes escolhidas para fins de redundância. No entanto, esta diversidade complica a gestão de certificados, uma vez que muitas plataformas de gestão do ciclo de vida de certificados (CLM) não conseguem gerir eficazmente os ciclos de vida de certificados de várias origens.

Vida útil diversificada: os certificados digitais podem ter vidas úteis muito diferentes. Alguns tipos de certificados, como aqueles que protegem contêineres DevOps, podem ser válidos apenas por algumas horas ou dias, enquanto outros podem ser válidos por um ano ou mais. Em escala, essa discrepância exige monitoramento constante para evitar expiração e possível tempo de inatividade.

A vantagem da automação

Para enfrentar estes desafios e estabelecer confiança neste cenário em evolução, os CISOs e as suas equipas estão cada vez mais a recorrer a soluções CLM automatizadas. A automação oferece diversas vantagens importantes, incluindo:

Eficiência: a automação agiliza o processo de gerenciamento de certificados, reduzindo tarefas manuais e liberando as equipes de TI para atividades mais estratégicas.

Precisão: processos automatizados minimizam o risco de erro humano, garantindo que os certificados sejam gerenciados, renovados e substituídos corretamente.

Visibilidade: encontrar e rastrear certificados públicos e privados elimina inconsistências entre departamentos, certificados de TI não autorizados e sombra.

Economia de custos: ao reduzir o trabalho manual e otimizar o uso de certificados, a automação pode levar a economias de custos significativas.

Conformidade: a automação ajuda as organizações a permanecerem em conformidade com as regulamentações do setor, garantindo que os certificados estejam sempre atualizados e em conformidade com os padrões de segurança.

Solução abrangente da Sectigo

O que os CISOs e suas equipes realmente precisam é de uma solução abrangente que forneça capacidade CLM completa para todos os certificados digitais, independentemente de sua origem. A Sectigo cunhou o termo ‘CA-agnóstico’ para descrever esta abordagem, concentrando-se em oferecer às empresas visibilidade completa em todo o seu ecossistema de certificados digitais.

Essa abordagem independente da CA permite que as equipes de segurança de TI consolidem silos tecnológicos existentes, obtenham agilidade criptográfica, simplifiquem o gerenciamento da pilha de segurança, otimizem recursos, garantam a conformidade e obtenham um retorno significativo sobre o investimento, tudo por meio de uma solução de painel único.

Solução de painel único

A Sectigo reconhece a necessidade urgente das equipes de TI priorizarem a consolidação dos fornecedores de segurança e, ao mesmo tempo, buscarem a criptoagilidade. As equipes de TI exigem flexibilidade para operar em seus ambientes exclusivos e exigem uma solução automatizada de gerenciamento do ciclo de vida de certificados (CLM) que siga padrões abertos e se integre perfeitamente à pilha de tecnologia corporativa.

O Sectigo Certificate Manager (SCM) orgulhosamente se destaca como a única solução genuína de painel único disponível no mercado:

Um único login: os usuários podem gerenciar todos os seus certificados digitais a partir de um único ponto de acesso.

Migração perfeita: o SCM oferece uma ampla gama de ferramentas e recursos para ajudar as organizações a migrar seus certificados digitais para a plataforma.

Descoberta e visibilidade completas de todos os ativos criptográficos: o SCM oferece uma visão abrangente de todos os certificados digitais emitidos pela organização, independentemente de sua origem.

A automação do gerenciamento do ciclo de vida dos certificados é essencial para as organizações que desejam proteger seus dados e sistemas contra ameaças. A Sectigo oferece uma solução abrangente.

Com informações da Sectigo

O MAIOR CONTEÚDO SOBRE TLS/SSL NO BRASIL VOCÊ ENCONTRA NO CRYPTO ID. DESDE 2014!

Acesse aqui e saiba tudo sobre SSL ou TLS, esse protocolo de segurança que garante o sigilo das informações e identifica empresas no mundo eletrônico.

TAGS

SSL / TLS