O grande número de notícias sobre a Lei Geral de Proteção de Dados Brasileira circulando na mídia, chama a atenção das pessoas para a segurança das informações que disponibilizam ao e-commerce no momento das compras on-line. Com isso, não basta estar seguro, é preciso dizer isso aos clientes.
Apresentamos em seguida algumas dicas da Serasa sobre como preparar ambientes on-line para dar mais conforto aos consumidores no momento das compras on-line.
Considerada uma das datas comerciais mais importantes no do ano, o Dia dos Pais pode seguir os bons números de vendas recentemente registrados pelo Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio.
A atividade do comércio em lojas físicas no país cresceu 3,4% em junho, sobre maio, depois de recuar 2,3% sobre abril, sob efeito, entre outros fatores, da greve dos caminhoneiros.
Com o resultado, a atividade do setor aumentou 6,3% no primeiro semestre deste ano sobre o mesmo período do ano passado. Para manter esse ritmo, é preciso que os lojistas, principalmente os que atuam com lojas on-line, fiquem atentos a alguns cuidados no sentido de manter a confiabilidade do consumidor em relação ao seu negócio.
De acordo com Murilo Couto, gerente sênior de Certificação Digital da Serasa Experian, é natural que haja uma boa expectativa em torno do Dia dos Pais, que movimenta todo o comércio, mas ainda existe boa parte de internautas que evita as compras virtuais por medo de fraude.
“Para tornar o ambiente mais seguro criou-se a tecnologia do Certificado Digital de Servidor SLL, que garante aos visitantes, usuários e clientes do site a troca segura de informações, sem os riscos dos dados trafegados serem interceptados ou alterados. Com ele, o lojista mostra que seu site é autêntico e contribui para a diminuição da taxa de fraudes na internet”.
Além de possuir uma loja on-line atrativa visualmente, é importante que se ofereça todas as garantias para que o consumidor se sinta seguro para colocar seus dados e efetivar a compra.
Afinal, o e-commerce deve movimentar R$ 2,2 bilhões no Dia dos Pais, de acordo com previsão da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm). No interesse de ajudar os lojistas a aproveitarem ao máximo o potencial que a data permite, a Serasa Experian formulou algumas dicas para o e-commerce:
– Seu site possui certificado de segurança? Para verificar, basta checar se o http do endereço vem acompanhado de um “s” no final (https);
– A responsabilidade por guardar esses dados de forma sigilosa. É sua e você tem a obrigação de investir em um Certificado Digital de Servidor SSL (também chamado apenas de SSL).
– O seu cliente pode fazer cadastros de forma segura em seu site? Uma falha nesse sentido pode representar indicações ruins sobre sua reputação em sites de reclamações e direitos do consumidor;
– Você educa seus consumidores? Recomende aos seus consumidores usarem senhas fortes e que jamais passem esses dados de login e senha para outras pessoas;
– O email marketing é uma boa forma de atrair consumidores para sua loja virtual. Procure oferecer informações verídicas sobre produtos e promoções, isso aumenta sua credibilidade;
– O cuidado com o design do seu e-commerce. No site, use as melhores fotos, busque mostrar os detalhes, apresentando o produto exatamente como ele é. Isso pode evitar trocas e reclamações futuras;
– Mantenha informações precisas. Tenha clareza nas informações sobre preço, condições, valor de frete e tempo para entrega;
– A rapidez de sua loja no quesito busca precisa ser bem eficiente. O consumidor não gosta de perder tempo ou ter informações imprecisas.
Serasa Experian
A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para desmaterializar processos e eliminar uso de papel, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos. Para mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br .
A segunda onda na certificação digital