Conversamos com Fabiano Leite, gerente de marketing Certificação Digital Serasa – sobre o estudo realizado pela Serasa em conjunto com a empresa de pesquisa BigData Corp em outubro de 2019 em que aborda o mercado de SSL no Brasil
A entrevista foi realizada na nova sede da companhia em São Paulo e Fabiano Leite além dos dados da pesquisa falou sobre a importância dos protocolos de segurança TLS – Transport Layer Security e Secure Sockets Layer – SSL, certificado digital que autentica a identidade de um site e criptografa os dados enviados para o servidor, protegendo a integridade e veracidade das informações que são trocadas na internet.
O executivo também abordou a diferença entres os protocolos SSL e TLS, assim como a diferença entre os tipos dos certificados digitais DV, OV e EV. Fabiano Leite também falou da relevância atribuídas pelas empresas de busca aos sites que possuem os certificados SSL/TLS OV e EV que não pode ser ignorado pelos desenvolvedores.
Às vésperas de uma das principais datas do e-commerce brasileiro, a Black Friday – que acontece amanhã – dia 29 de novembro – o estudo alerta que 21,6% das transações feitas via aplicativos podem não estar seguras, o que representa uma em cada cinco realizadas no país.
O estudo avaliou também cerca de 700 mil serviços oferecidos no modelo de SaaS (Software as a Service) e interfaces de programação (APis) de plataformas on-line, elementos cada vez mais importantes da internet e que exigem as mesmas demandas de segurança. Entre estas frentes analisadas, aproximadamente 30% não oferecem a proteção dos certificados de SSL.
Assista agora a entrevista!
[ot-video][/ot-video]
Metodologia do estudo
A BigData Corp. captura e processa, continuamente, dados obtidos a partir de mais de 23 milhões de sites brasileiros (e mais de 1,5 bilhão no mundo todo).
Para esta pesquisa, a empresa trabalhou com resultados obtidos na última semana de outubro de 2019. Os dados de 2018, apresentados neste material foram capturados em junho daquele ano.
*Phishing: prática, como o nome sugere (“phishing” em inglês corresponde a “pescaria”), de “pescar” informações e dados pessoais importantes, como senhas, CPF, número de cartão de crédito e de contas bancárias, através de mensagens falsas.
A BigData Corp. é a plataforma de dados líder no mercado de big data no Brasil e na América Latina, capturando conteúdo de mais de 1,5 bilhão de sites de todo o mundo e transformando esse conteúdo em informações relevantes para atender a empresas de todos os portes e segmentos. A empresa é brasileira, fundada em 2013, com escritórios no Rio de Janeiro (sede) e em São Paulo.
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Serasa Experian passa a vender certificados digitais também por meio de plataformas como WhatsApp
Serasa Experian participa do 17º CertForum e apresenta novo Programa de Parcerias
Uma em cada cinco transações de dados via aplicativos pode não ser segura – Ouça
[button link=”https://cryptoid.com.br/category/ssl-tls/” icon=”fa-lock” side=”left” target=”” color=”1bafff” textcolor=”ffffff”]Acompanhe o maior conteúdo sobre SSL do Brasil[/button]
[button link=”https://cryptoid.com.br/category/serasa/” icon=”fa-key” side=”left” target=”” color=”1bafff” textcolor=”ffffff”]Serasa tem uma coluna aqui no Crypto ID. Acesse e compartilhe![/button]